Notícias
Inserir notícia![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/cicloturismo-2-768x511-1.jpg)
Circuito de Cicloturismo das Frutas: nova rota com 432 quilômetros
O Circuito das Frutas, está preparando um projeto para incentivar o cicloturismo na região. A rota envolverá as cidade de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo e terá 432 quilômetros de extensão. continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/pedestres.jpg)
Desafio para a mobilidade urbana é valorizar as pessoas e não os veículos
Carro, ônibus, bicicleta: quando se fala em mobilidade urbana é comum associar o tema a um meio de transporte. No entanto, para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, Pedro continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-002-2.jpg)
Congresso ibérico sobre mobilidade em bicicleta debate a “era da infra-estrutura”
Barcelos acolhe em Abril o 17.º Congresso Ibérico A Bicicleta e a Cidade, este ano dedicado à “Era da Infra-estrutura”. Muito condicionada, mas não travada, pela pandemia, a iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/thumb-urbanismo-tatico-em-roterda-holanda1.jpg)
Um curso gratuito sobre projeto de ciclovias
A organização europeia EIT Urban Mobility Academy e a agência holandesa Humankind estão oferecendo um programa gratuito e on-line para a concepção de redes cicloviárias em cidades. O curso será conduzido por Lior Steinberg, cofundador da Humankind, e George continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-5.jpg)
Fantasmas: Por que acidentes com ciclistas não são contabilizados?
A bicicleta passou a fazer parte da vida de muita gente. Do passeio ao trabalho, a ‘magrela’ foi adotada pelos cariocas e se tornou fundamental para enfrentar o já sempre caótico trânsito da cidade, além continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/mobilidade-sustentavel.jpg)
Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade
Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-009.jpg)
Idec lança ranking de propostas para mobilidade urbana em planos de governo de 11 capitais
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança, neste primeiro mês das novas gestões municipais, uma avaliação das propostas para a mobilidade urbana nos planos de governo dos prefeitos eleitos nas 11 capitais mais continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-007.jpg)
Uma utopia para pedestres: a “cidades de 15 minutos”
Pense na cidade onde você mora. Quanto tempo você leva para chegar ao supermercado a pé? A sua escola ou trabalho é perto o suficiente para ir caminhando? Que tal um parque público, um consultório continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/vista-aerea-de-ciclovia.jpg)
Bicicletas: qual a parte que cabe a elas nas cidades brasileiras
Por Kelly Fernandes. É difícil afirmar qual foi a primeira cidade a disponibilizar infraestrutura cicloviária no país, o fato é que nos últimos anos a bicicleta foi incluída na agenda pública. Ou seja, ganhou espaço continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-003.jpg)
Bicicletas elétricas venderão mais que carros em breve na Europa
Conforme o portal Electrek, a Alemanha é um exemplo do crescimento do mercado de e-bikes. Quase 1 milhão de unidades foram vendidas no país apenas no primeiro semestre de 2019. Número próximo ao total de vendas continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-002-1.jpg)
Buenos Aires expande rede cicloviária para avenidas principais em resposta à Covid-19
Buenos Aires é uma das cidades experimentando mudanças substanciais durante a pandemia. Antes da Covid-19, a capital argentina havia implementado a maior parte de sua rede cicloviária em vias locais e coletoras. Porém, como o continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/mse2020-350x230.jpg)
Conheça os resultados da campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020”
A campanha inseriu a pauta da mobilidade sustentável no debate eleitoral de 26 cidades brasileiras em 2020 Chega ao fim a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, uma ação organizada pela Associação pela Mobilidade a Pé continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-001.jpg)
Pedestres na ciclovia e a regra do mais forte zelar pelo mais fraco na rua
A cena é comum nas grandes cidades brasileiras: ciclistas e pedestres dividem o mesmo espaço em ciclovias e ciclofaixas. Todos sabemos que esse espaço é, como o próprio nome diz, destinado às bicicletas. Algumas regras, continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/gazeta.jpg)
É preciso priorizar as pessoas e encarar as bicicletas como meio de transporte
Editorial: “A falta de ciclovias, de educação no trânsito, de fiscalização mais atuante e, principalmente, de discussão entre autoridades públicas e sociedade, são pautas constantes entre as pessoas que precisam da bicicleta para se locomover continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/belem.jpg)
Belém pode ser a nova capital nacional das bicicletas
O prefeito eleito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues (PSOL), quer transformar a cidade na capital nacional do ciclismo. Durante a gestão de Zenaldo Coutinho (PSDB), algumas medidas foram tomadas para incentivar o uso do continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/louveira-1.jpg)
Louveira vai criar rotas de cicloturismo para atrair visitantes
A Prefeitura de Louveira trabalha para a criação de rotas turísticas que vão incentivar o cicloturismo no Munincípio, atrair visitantes e acelelerar a economia desse importante setor da cadeia produtiva. O cicloturismo é uma forma continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-4.jpg)
Em que medida avançamos no debate sobre mobilidade sustentável?
O debate sobre a descarbonização da economia, em especial dos meios de transporte, não é novo. A necessidade de uma mobilidade urbana sustentável está sendo demonstrada há décadas. Com a paralisação das atividades econômicas por continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/estat-1.jpg)
Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas
Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/bici-rio-1.jpg)
Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio
Centenas de ciclistas se reuniram neste sábado (16) na Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio, em protesto pela morte do ciclista Claudio Leite da Silva, de 57 anos, atropelado, por continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-3.jpg)
Ministério Público cobra informações da CEB sobre iluminação de ciclovias
Ciclistas registraram a dificuldade de pedalar à noite. Em Ceilândia, há também um outro problema: um estacionamento no meio da ciclovia. Após a reportagem, a Secretaria de Mobilidade respondeu que já fez um levantamento desse continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ghost.jpg)
Ghostbikes homenageiam ciclistas mortos e alertam para o respeito à vida
Quem passa pelas vias de Brasília com certeza já viu uma bicicleta branca com flores e enfeites às margens das vias. Mas o que elas querem dizer? Conhecidas como ghostbikes, a iniciativa faz parte de continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/oriente.jpg)
2021 – Preço de bicicletas e componentes vindos do Oriente assusta
O mercado de bicicletas tem uma grande onda para pular já no começo de 2021. O aumento na demanda por bicicletas e peças tem efeitos positivos, mas o preço do frete dos componentes importados assusta. continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/ver-publicacao-original-2.jpg)
Mobilidade segura agora é direito constitucional no México
A Cidade do México, quarta cidade mais populosa do mundo, sempre teve a mobilidade segura e sustentável como uma de suas prioridades, sendo modelo para as principais metrópoles do mundo. Nos últimos dez anos, a continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/banner-ed-01-21-portal-observabici-350x230.png)
Observatório da Bicicleta contrata Assistente de Conteúdo
A UCB – União de Ciclistas do Brasil contrata Assistente de Conteúdo para realizar trabalho de inserção de publicações no Acervo do Observatório da Bicicleta, um projeto do seu GT Pesquisa, entre outros serviços. O continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2021/01/bikebh-6-350x230.jpg)
Quanto menor a renda, maior a distância entre a população e as ciclovias
A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, barato e rápido para acessar direitos como saúde e educação, aponta o Projeto Acesso a Oportunidades, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, pedalar continue lendo…