Conheça o Observatório da Bicicleta

O que é o Observatório da Bicicleta

O Observatório da Bicicleta – ou ObservaBici – é um centro de referência de informação, de monitoramento de políticas públicas e de experiências da sociedade civil sobre a bicicleta como meio de mobilidade no Brasil.

O Observatório é uma plataforma colaborativa visando formar conhecimento, instruir a opinião pública, fundamentar requisições e subsidiar o desenvolvimento de ações a respeito da ciclomobilidade.

O Observatório está em sua 3ª Fase de implementação e em contínuo aperfeiçoamento, portanto avançando no alcance dos seus objetivos e sujeito a alterações no seu escopo e ferramentas.

Objetivos do Observatório da Bicicleta

Objetivo Geral

  • Constituir-se em um centro de referência colaborativo de informação, de monitoramento de políticas públicas e de experiências da sociedade civil sobre a bicicleta como meio de mobilidade no Brasil para formar conhecimento, instruir a opinião pública, fundamentar requisições e subsidiar o desenvolvimento de ações a seu respeito.

Objetivos específicos

  • Levantar, acolher, disponibilizar, difundir e facilitar a localização de produções técnicas, científicas, políticas, artísticas e de outras naturezas que promovam a ciclomobilidade, de autoria de pessoas e instituições de qualquer setor social
  • Estimular a produção e a análise de conhecimento sobre a ciclomobilidade
  • Informar sobre os instrumentos e os resultados do monitoramento de políticas públicas e de matérias legislativas nacionais praticados por instituições civis
  • Viabilizar o intercâmbio entre instituições promotoras da mobilidade sustentável para aprimorar as condições de uso da bicicleta no Brasil
  • Viabilizar e fundamentar a tomada de decisões e as intervenções da sociedade civil perante os demais setores sociais
  • Proporcionar o intercâmbio e a instrução mútua de metodologias e de boas práticas de promoção da ciclomobilidade
  • Contribuir para o fortalecimento do cicloativismo no Brasil
  • Colocar em evidência a importância e a função social da UCB

Funcionamento do Observatório da Bicicleta

A interface pública do Observatório é constituída pelo seu portal eletrônico, cujo conteúdo (no Acervo e demais seções) é alimentado de forma espontânea por qualquer pessoa ou instituição interessada, na qualidade de colaboradoras, bem como pela equipe da UCB.

O portal é constituído por Blocos que agrupam Seções de assuntos ou abordagens.

Para colaborar e enviar dados, materiais e demais informações, bem como para encontrar e baixar informações, estão disponíveis formulários em cada uma das Seções.

Para conhecer o conteúdo e resultados do Observatório, pode-se visitar as seções do portal e também acessar o seu Relatório Geral que contém registros efetuados mensalmente.

Administração do Observatório da Bicicleta

Equipe executiva

O Observatório da Bicicleta é uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, executada no âmbito do seu GT Pesquisa. O Observatório da Bicicleta atende aos princípios, finalidades e objetivos estatutários da UCB e é supervisionado pelo seu Conselho Deliberativo.

  • Coordenador: André Geraldo Soares
  • Desenvolvimento Web: Guilherme Capanema
  • Design Gráfico: Yasmim Reck e Felipe de Lima, Eduardo Stocco Zabloski e Felipe Roehrig

Conselho Consultivo

Conselho Consultivo foi formado em 13 de setembro de 2021 com a aprovação do seu Regimento para contribuir com o alcance dos objetivos do Observatório da Bicicleta.

O Conselho é formado por integrantes de diversas instâncias da UCB, pela equipe executiva e por representantes das instituições apoiadores.

Relacionamento interinstitucional

Instituições apoiadoras

O Observatório da Bicicleta recebe apoio de instituições brasileiras como forma de respaldo e incentivo aos seus objetivos e às atividades por ele desenvolvidas, o que contribui com seu fortalecimento e reconhecimento social.

Patrocínio

O Observatório da Bicicleta recebe patrocínio do Banco Itaú desde novembro de 2019 através dos Projetos Unindo Ciclos 3, 4 e 4.2.

Para o aprimoramento dos seus trabalhos e alcance dos seus objetivos, o Observatório da Bicicleta aceita patrocínio de empresas privadas e outras instituições.