Ciclovias, uma excelente solução

Jornal do Brasil |

Precisamos de um novo salto em 2021, entre 2014 e 2018 a malha cicloviária das capitais brasileiras mais que dobrou, cresceu aproximadamente 3,500 km, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, cada uma em torno continue lendo…

Leia mais

Entregadores são funcionários da Rappi e devem ter carteira assinada, concluem fiscais do trabalho

Repórter Brasil |

Uma fiscalização de auditores fiscais do trabalho, que durou oito meses, concluiu que entregadores não têm autonomia e que a Rappi deve assinar a carteira, garantindo assim seus direitos trabalhistas. A empresa colombiana de entregas continue lendo…

Leia mais

Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil – Edição Especial

Transporte Ativo |

O Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicletas no Brasil, chega a sua oitava edição, desta vez em condições um pouco diferentes das edições anteriores. A pandemia teve um grande impacto na atuação das organizações da continue lendo…

Leia mais

Boletim técnico traz um raio-x da mobilidade urbana no país

Mobilize |

O Boletim de Logística de 2021, produzido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), traz números que revelam um aumento nos investimentos públicos federais em mobilidade e serviços continue lendo…

Leia mais

1 a cada 5 viagens de bicicletas compartilhadas começam ou terminam em estações de metrô ou terminais de ônibus

Mobilidade Sampa |

A integração modal nas grandes cidades permite que pessoas que vivem longe das regiões centrais acessem o sistema de transporte, característica muito comum nos centros urbanos brasileiros, onde há uma grande periferia residencial e a continue lendo…

Leia mais

Justiça condena GDF a indenizar ciclista que caiu em buraco em Águas Claras

Metrópoles |

O Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) condenou o Distrito Federal e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) a indenizar uma estudante que sofreu acidente com a bicicleta, após cair em um continue lendo…

Leia mais

Ciclista é obrigado a usar a ciclovia?

CBN |

Mas o arquiteto Thiago Botion Neri, integrante da Ciclonoroeste, explicando ao nosso ouvinte, diz que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece que quando o ciclista não se sente seguro para transitar na ciclovia, pode usar continue lendo…

Leia mais

Fiscalização apreendeu 18 ciclomotores no final de semana em Balneário Camboriú

Página 3 |

A apreensão de 18 ciclomotores, por falta de itens de segurança e regularidades dos equipamentos, e mais cinco motocicletas com características alteradas, foi o saldo da operação, realizada neste final de semana na ciclovia da continue lendo…

Leia mais

Atuação em mobilidade a pé ganha destaque com a biblioteca digital do Como Anda 

Observatório da Bicicleta |

Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis    Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões continue lendo…

Leia mais

Pandemia escancarou importância do espaço público nas grandes cidades, dizem urbanistas

Gazeta do Povo |

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças na organização social que devem permanecer nos ambientes urbanos, como um menor fluxo viário, a revalorização das unidades de vizinhança e uma tendência a busca por imóveis residenciais continue lendo…

Leia mais

A primeira ciclovia da América Latina: lazer, saúde e esporte

Jornal Repercussão |

A primeira ciclovia da América Latina foi construída em Campo Bom, em meados de 1977. São 18 mil metros de extensão, dos quais cerca de oito mil são um anel que circunda o Centro da continue lendo…

Leia mais

ABNT substitui termo acidente por sinistro de trânsito

ObservaBici |

Por J. Pedro Correa. A comunidade de segurança no trânsito foi sacudida esta semana por uma notícia que causou grande impacto e deve provocar muitas reações pelo país afora. A ABNT, Associação Brasileira de Normas continue lendo…

Leia mais

6 bilhões de Euros para promover o ciclismo nas cidades

Revista Bicicleta |

Em documento, a federação explicou a importância dessa quantia para investimentos, além de mostrar os benefícios que isso traria para a sociedade, não apenas em termos de mobilidade, mas também em questões econômicas, ambientais e continue lendo…

Leia mais

Em duas pontes de Nova York, prefeitura vai trocar faixa de carros por ciclofaixas e melhorar acessibilidade de pedestres

Jornal Bicicleta |

Ativistas de Nova York conseguiram uma importante vitória. Na quinta-feira, 28 de janeiro, durante um discurso, o prefeito Bill de Blasio anunciou que vai retirar uma faixa de rolamento de automóveis nas duas principais pontes continue lendo…

Leia mais

Onde foram parar as bicicletas da Yellow? Leilões vendem bikes por R$ 380

CNN |

Bastava caminhar um pouco pelos grandes centros, especialmente em São Paulo, para esbarrar com uma bicicleta amarela da Yellow. Ao custo de R$ 1, era possível andar por 15 minutos pela cidade, facilitando pequenos deslocamentos, continue lendo…

Leia mais

A economia da bicicleta no Brasil

Estadão |

O Brasil é o quarto produtor de bicicleta no mundo, com aproximadamente 4 milhões de unidades ao ano. Em 2020, por causa da covid-19, os números do setor caíram, em um primeiro momento, para, depois, continue lendo…

Leia mais

Circuito de Cicloturismo das Frutas: nova rota com 432 quilômetros

Jundiaí Agora |

O Circuito das Frutas, está preparando um projeto para incentivar o cicloturismo na região. A rota envolverá as cidade de Atibaia, Itatiba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo e terá 432 quilômetros de extensão. continue lendo…

Leia mais

Desafio para a mobilidade urbana é valorizar as pessoas e não os veículos

Zero Hora |

Carro, ônibus, bicicleta: quando se fala em mobilidade urbana é comum associar o tema a um meio de transporte. No entanto, para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, Pedro continue lendo…

Leia mais

Congresso ibérico sobre mobilidade em bicicleta debate a “era da infra-estrutura”

Público |

Barcelos acolhe em Abril o 17.º Congresso Ibérico A Bicicleta e a Cidade, este ano dedicado à “Era da Infra-estrutura”. Muito condicionada, mas não travada, pela pandemia, a iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e continue lendo…

Leia mais

Um curso gratuito sobre projeto de ciclovias

Mobilize |

A organização europeia EIT Urban Mobility Academy e a agência holandesa Humankind estão oferecendo um programa gratuito e on-line para a concepção de redes cicloviárias em cidades. O curso será conduzido por Lior Steinberg, cofundador da Humankind, e George continue lendo…

Leia mais

Fantasmas: Por que acidentes com ciclistas não são contabilizados?

Enfoco |

A bicicleta passou a fazer parte da vida de muita gente. Do passeio ao trabalho, a ‘magrela’ foi adotada pelos cariocas e se tornou fundamental para enfrentar o já sempre caótico trânsito da cidade, além continue lendo…

Leia mais

Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade

WRI Brasil |

Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros continue lendo…

Leia mais

Idec lança ranking de propostas para mobilidade urbana em planos de governo de 11 capitais

Mobilidade Sampa |

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança, neste primeiro mês das novas gestões municipais, uma avaliação das propostas para a mobilidade urbana nos planos de governo dos prefeitos eleitos nas 11 capitais mais continue lendo…

Leia mais

Uma utopia para pedestres: a “cidades de 15 minutos”

ArchDaily |

Pense na cidade onde você mora. Quanto tempo você leva para chegar ao supermercado a pé? A sua escola ou trabalho é perto o suficiente para ir caminhando? Que tal um parque público, um consultório continue lendo…

Leia mais

Bicicletas: qual a parte que cabe a elas nas cidades brasileiras

UOL |

Por Kelly Fernandes. É difícil afirmar qual foi a primeira cidade a disponibilizar infraestrutura cicloviária no país, o fato é que nos últimos anos a bicicleta foi incluída na agenda pública. Ou seja, ganhou espaço continue lendo…

Leia mais
1 89 90 91 92 93 122

Pesquisa avançada

Tags principais

Políticas Públicas (839)
Cicloativismo (625)
Coronavírus (533)
Infraestrutura (527)
Sustentabilidade (508)
Planejamento (428)
Cicloturismo (386)
Internacional (383)
mobilidade urbana (371)
Mercado (302)
UCB (301)
Economia (300)
Ciclovias/ciclofaixas (268)
Educação (244)
legislação (241)
Pesquisa (238)
Segurança viária (186)
Violência viária (178)
Elétricas (175)
Saúde (171)
Incentivo (167)
Gênero (155)
infraestrutura cicloviária (141)
Compartilhamento (137)
Automovelcracia (134)
Trabalho (133)
Esporte (132)
Mobilidade Sustentável (132)
Legislativo (127)
Mulher (121)
mrosc (121)
Urbanismo (118)
Dia sem carro (116)
Dia do Ciclista (112)
Sociedade civil (111)
São Paulo (111)
Entregadores (108)
Logística e transporte (101)
Tecnologia (100)
Outra (97)
Pedestres (92)
Portugal (92)
Estacionamento (91)
Lazer (91)
Eleições (91)
Bicicleta (87)
Clima (87)
compartilhadas (84)
Circuito (83)
Cidades (79)
Rio de Janeiro (78)
Mobilidade ativa (77)
segurança (76)
Transporte público (74)
Arte (71)
Paraná (70)
História (68)
Santa Catarina (67)
Comércio (66)
Avaliação (64)
georreferenciamento (64)
Rio Grande do Sul (63)
Europa (62)
Logística (62)
Governo Federal (62)
Planejamento Urbano (61)
Velocidade (61)
Comemoração (60)
Infância (59)
Transporte (57)
Mapeamento (57)
Participação (57)
Saúde pública (57)
Semana da mobilidade (57)
Campanha (54)
Plano cicloviário (53)
Cidade (52)
Sinistro (51)
Estatística (50)
Universidade (50)
Rodovias (50)
malha cicloviária (50)
Strava Metro (50)
Trânsito (49)
Contagem (49)
Mobilidade (49)
Protesto (49)
Prioridade (49)
Engenharia (48)
Ciclovias (48)
Observatório da Bicicleta (47)
Escola (46)
Segurança no trânsito (45)
Bicicletários (45)
Ciclovia (43)
dia das mulheres (43)
Minas Gerais (42)
Monitoramento (41)
Ciclomobilidade (41)
Estratégia (41)
Cultura (40)
Acessibilidade (40)
Cidades Sustentáveis (40)
divisão modal (40)
Feminismo (39)
Sistema cicloviário (39)
PNMU (39)
Indústria (39)
Integração intermodal (39)
bicicletário (37)
Bicicletada (37)
Justiça (37)
PlanMob (37)
Dados (36)
ciclabilidade (35)
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO (35)
espaço público (34)
Gestão (34)
França (34)
Dia Mundial da Bicicleta (34)
Fiscalização (34)
Direito à cidade (33)
evento (33)
Sinalização (32)
Intermodalidade (32)
Perfil (32)
Poluição (32)
Formação (32)
Mobilidade Urbana Sustentável (32)
Mobilidade por bicicleta (32)
Dia da bicicleta (32)
américa latina (31)
Desafio intermodal (30)
tributos (30)
Ceará (30)
transporte ativo (29)
Aromeiazero (29)
Ciência (29)
CTB (29)
Desigualdade (28)
Ciclismo urbano (28)
Mecânica (28)
Inclusão (27)
CARGUEIRAS (27)
Turismo (26)
Espanha (26)
Bicicultura (26)
Espaço Urbano (26)
contran (26)
Integração (25)
Meio ambiente (25)
Comportamento (25)
EUA (25)
Inglaterra (25)
Segurança Pública (25)
incremento (25)
Projeto (24)
ciclomotores (24)
manual (24)
Opinião (23)
Jurisprudência (23)
política pública (23)
ciclismo (22)
Pandemia (22)
Violência no trânsito (22)
Pernambuco (22)
sinistros (22)
Psicologia (21)
Aplicativo (21)
Periferia (21)
FMB (21)
strava (21)
Acidentes (20)
Massa crítica (20)
Inclusão social (20)
Energia (20)
Solidariedade (20)
Benefícios (20)
Financiamento (20)
Distrito Federal (20)
Turismo de Bicicleta (19)
Ciclovias Emergenciais (19)
PBB (19)
Crianças (19)
estrutura cicloviária (18)
Geografia (18)
Emprego (18)
Cicloviagem (18)
Doação (18)
Prêmio (18)
Comunicação (18)
mobilidade de carga (18)
ciclologística (18)
democracia (18)
Pará (18)
Espírito Santo (18)
Câmara dos Deputados (18)
associativismo (18)
Judiciário (17)
Eventos (17)