|

Vamos de Bicicleta: o transporte que salva vidas e o planeta Terra

Série Vamos de Bicicleta.

A bicicleta é um excelente meio de transporte, perfeita para os momentos de lazer e pura adrenalina para esportistas e competidores. E além de tudo isso, também salva a vida das pessoas.

Você duvida? Então, preste atenção no depoimento de José Alves, que é radialista em Brasília. 

Minha vida era sedentária. Só vivia sentado. Era sentado em casa, sentado no serviço, sentado no transporte pra ir e voltar. Eu fumava, há mais de 20 anos. Parei de fumar em fevereiro. Em março, veio a pandemia. Fiquei com medo, porque a primeira coisa onde o vírus pega… no pulmão. Sempre andei de transporte público, falei: tô morto. Vai pegar no pulmão, o pulmão meu tá comprometido já de cigarro. Aí o que é que eu fiz? Resolvi vir trabalhar, todo dia, de bicicleta“.

Desde então, para se deslocar ao trabalho, José pedala 30 quilômetros na ida e outros 30 na volta. Aos 45 anos de idade, o radialista largou o cigarro e deixou pra trás o sedentarismo, graças à bicicleta. E de quebra, ao trocar o ônibus pela bike, José economiza o dinheiro das passagens e ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte nas cidades é uma atitude que transforma o ambiente urbano e colabora para a qualidade de vida da população. Quem afirma é o diretor do Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Victor Andrade. 

“A gente sabe que a poluição atmosférica e a poluição sonora são crônicas nas nossas cidades. Isso afeta radicalmente a qualidade de vida das pessoas. E a gente também sabe sobre os gases de efeito estufa. A migração do carro para a bicicleta, ela é muito importante. Quanto mais ciclistas nós tivermos, teremos pessoas mais saudáveis e, também, um ambiente mais saudável, mais limpo”.

A cicloativista e jornalista Renata Falzoni concorda com o pesquisador da UFRJ. Para ela, as cidades precisam transformar os modais de transporte, diminuindo o espaço reservado aos carros particulares, em benefício dos pedestres e dos ciclistas.

“Nós temos, sim, que tirar a queima de combustível fóssil das cidades pra gente não acabar com esse planeta em mais 30, 40 anos, que é o que tá acontecendo. A gente tem que parar de queimar petróleo. Mas não vai resolver nada se a gente substituir essa frota de carros andando nas cidades por uma frota elétrica. Vai continuar insustentável a mobilidade das cidades”.

Se pedalar ajuda a manter a saúde em dia, a ter um ambiente urbano mais agradável, e até mesmo a economizar um dinheirinho, como fazer para conduzir a bicicleta com segurança dentro das cidades?

No próximo episódio, você vai aprender algumas dicas para que o seu pedal seja mais seguro e tranquilo.

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Agência Brasil
  • Data de publicação original: 18/08/2021
  • Endereço: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2021-08/vamos-de-bicicleta-o-transporte-que-salva-vidas-e-o-planeta-terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *