Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Agora é Lei: “acidente de trânsito” passa a ser chamado de “sinistro de trânsito”

Com o objetivo de realinhar a linguagem empregada na legislação brasileira de trânsito e enfatizar a responsabilidade inerente em ocorrências de trânsito, a nova Lei 14.599/23 foi promulgada. Essa lei, que marca a 44ª alteração continue lendo…

Leia mais

Em evento de ciclomobilidade, Ministério apresenta ações do governo federal

O Ministério das Cidades participou, de 15 a 19 de novembro, da 10ª edição do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, maior evento nacional do setor. Representantes da pasta apresentaram painéis continue lendo…

Leia mais

A luta por espaço para ciclistas em Osasco

A professora Ariadne Heloisa Gomes, de Osasco, na Grande São Paulo, trocou o ônibus pela bicicleta há quase 10 anos, enfrentando desafios em uma cidade com poucas ciclovias. Sua escolha coincidiu com ações do coletivo continue lendo…

Leia mais

12º Bicicultura, em 2025, será realizado em Niterói/RJ

Na Plenária Final do Bicicultura 2025 (18/11/2023) foi eleita a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, para sediar o Bicicultura 2025. A 12ª edição do evento será organizado pelas organizações ACERJ – Associação de Ciclistas do continue lendo…

Leia mais

Lançada em setembro, Enabici é destaque em evento nacional

A Estratégia Nacional da Bicicleta (Enabici) foi um dos destaques do Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.  Coordenada pela União de Ciclistas do Brasil em colaboração com diversas organizações, incluindo o continue lendo…

Leia mais

20 anos depois, manifestação da Massa Crítica voltou a Lisboa para “reclamar espaço” para a bicicleta

um passeio que é uma “coincidência organizada”. Não há organização, não há porta voz, nenhuma pessoa responsável. Simplesmente acontece. Há uma hora e um dia e há regularidade mensal. Tudo o que se sabe é continue lendo…

Leia mais

Projeto de ciclismo busca engajar mulheres na periferia da Grande Belém

Visando engajar cada vez mais mulheres no processo de cidadania e tomada de decisões sobre as políticas públicas e potencializar o uso da bicicleta por mulheres nos territórios periféricos, o Coletivo ParáCiclo, através da Campanha continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de Belém lutam para conquistar seu espaço

Um dos exemplos mais sólidos da mobilidade urbana sustentável é a bicicleta. O veículo não é poluente, faz para a saúde e também para o bolso, já que precisa de uma mínima manutenção e dispensa continue lendo…

Leia mais

“As pessoas não pedalam porque têm medo de morrer”, diz Paulo Aguiar

Coordenador-geral do Movimento Pedala Manaus avalia que a capital amazonense precisa de mais políticas públicas que incentivem o uso de bicicletas. Embora seja a sede da maior produção nacional de bicicletas, na Zona Franca, Manaus continue lendo…

Leia mais

NG promove aulas de bicicleta em diversas escolas a fim de ajudar no desenvolvimento integral das crianças

O projeto Rodinha Zero é do Instituto Aromeiazero e busca reconectar a infância com espaços públicos. Por meio da bicicleta é possível potencializar a evolução motora, cognitiva e afetiva das crianças. Além disso, também é continue lendo…

Leia mais
1 2 3 47