Notícias
Inserir notícia![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
Melhorias na mobilidade ativa das cidades está entre os projetos da nova turma do Google for Startups Accelerator
Tembici é uma das empresas que participa da nova turma do programa de aceleração do Google for Startups para fortalecimento de estratégias e crescimento nos próximos anos O Google for Startups Accelerator chegou à sua continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/12/canva-photo-editor-70.jpg)
Ciclistas enfrentam barreiras nas cidades e insegurança é maior para as mulheres
para as mulheres a insegurança é ainda maior, como já apontava, em 2016, Marina e integrantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). Em uma pesquisa sobre Mobilidade por bicicleta e os desafios das continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/12/mulher-pedalando-andar-de-bicicleta-350x230.jpg)
Se equilibrando na bicicleta da vida
Por Sandra Caselato. Domingo saí para uma caminhada numa praça perto de casa e lá estava ela, uma mulher em seus trinta e poucos anos aprendendo a andar de bicicleta. Uma cena inusitada e inspiradora. continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/12/pr-350x230.jpg)
Ciclistas paranaenses enfrentam dificuldades nas estradas do estado
A bicicleta tem se tornado o principal meio de locomoção de muitos paranaenses que buscam economia financeira e mais sustentabilidade ambiental. No entanto, as pessoas que trocam os volantes pelas pedaladas ainda enfrentam vários obstáculos continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/12/franceses-350x230.jpg)
Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas e evitar transporte público na pandemia
Mais de um milhão de ciclistas franceses usaram um subsídio de 50 euros (R$ 320) para consertar suas bicicletas velhas, como parte das medidas de combate ao coronavírus, e agora o governo quer que mais continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/marina-pedala-350x230.jpg)
Estudos de ciclista morta em SP explicam por que mulheres andam menos de bicicleta
A socióloga Marina Kohler Harkot, que morreu atropelada no domingo, defendia mudanças na mobilidade urbana. Entre elas estava o uso da bicicleta como política pública de educação, com a prática incentivada desde a infância, o continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/ver-publicacao-original2.jpg)
“Pedale como Marina” ganha apoio no Parlamento Europeu
repercussão da morte brutal de Marina chegou ao Parlamento Europeu. O deputado irlandês, Ciarán Cuffe, enfatizou que “a memória de Marina será uma inspiração” em seu trabalho. A empatia de Cuffe pela tragédia fez inclusive continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/marina-kohler-350x230.jpg)
Justiça de SP reclassifica morte de ciclista para “homicídio doloso”
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou o pedido feito pelo Ministério Público (MP) para reclassificar o inquérito que investiga o atropelamento da ciclista Marina Kholer Harkot, de 28 anos, como homicídio doloso continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/homem-observa-oceano-em-fortaleza-350x230.jpg)
A hora da mobilidade?
Um dos temas centrais para a política urbana é a mobilidade, que diz respeito ao deslocamento de pessoas e produtos no espaço da cidade. Nas cidades brasileiras, caracterizadas por uma desigualdade territorial que impacta o continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/infraestrutura-sustentavel-1-350x230.jpg)
Como financiar investimentos sustentáveis em cidades para retomada econômica pós-pandemia
As cidades estão no centro da crise da pandemia de Covid-19 e têm um longo caminho de recuperação pela frente. Com as eleições municipais inaugurando um novo ciclo de planejamento, é a hora de priorizar continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/pesq-pop-enb-350x230.jpg)
Lançada a “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”
A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/fotojoseeduardosantos_251120200413.jpg)
Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital
Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/ver-publicacao-original-001-3-350x230.jpg)
O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro
Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/senoritas-courier-350x230.jpg)
Mulher cria sistema de entrega com bicicletas destinado a mulheres e transexuais
O Señoritas Courier é um serviço de entregas de bicicleta realizado apenas por mulheres e transexuais. Com 16 funcionários atualmente, a empresa luta contra o estigma de que mulheres seriam mais lentas sobre duas rodas ao mesmo tempo em que apoia o empoderamento continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/maps-350x230.jpg)
Google Maps revela tendências de mobilidade e gastronomia no Brasil
Durante a quarentena, o trânsito teve uma queda considerável no Brasil. Segundo o Google Maps, houve uma queda de 40% nas buscas por rotas de transporte público, como ônibus e metrô, ao mesmo tempo em continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/cidades-mulheres-350x230.jpg)
Por uma cidade onde mulheres sempre possam pedalar
Em 2018, a socióloga e cicloativista Marina Harkot defendeu sua tese de mestrado A Bicicleta e as Mulheres na Universidade de São Paulo (SP). Para criar uma metodologia qualitativa dos desafios da mulher ciclista na cidade, ela continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/mobilidade-urbana-sustentavel-afinal-o-que-e-isso-figa-1-350x230.jpg)
Mobilidade urbana sustentável: afinal o que é isso?
Para que as empresas se tornem cada vez mais sustentáveis, vários incentivos são oferecidos, se focando no setor de transportes, essa busca por sustentabilidade é vista como mobilidade urbana sustentável. A base para isso é continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/madre-benvenutta-santa-monica-planejamento-de-ciclovias-em-florianopolis-anderson-coelho-9505-800x533-1-350x230.jpg)
Mapa do sistema cicloviário de Florianópolis quase dobrou em três anos
Aos poucos, o mapa cicloviário da Capital vai ganhando novos contornos. Na última semana, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a realização de obras estruturais que ofertarão mais alguns quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas. Nos continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/thumb-entregadores-em-rua-de-fortaleza-ce1-1-350x230.jpg)
Entregadores, a face visível e dura do capitalismo de plataforma
Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil. Ouça no Boletim Mobilize #148. Eles são heróis da pandemia, mas trabalham até 18 horas por dia, sem contrato, sem salário ou qualquer garantia. O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/economizar-1-350x230.jpg)
Trocar o carro pela bicicleta elétrica pode economizar mais de 12 mil reais ao ano
Sabe-se que uma das principais preocupações na hora de comprar uma bike elétrica é o custo. Diferente de bicicletas comuns, as elétricas são desenvolvidas, em sua maioria, como uma solução para a mobilidade urbana, com continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/ver-publicacao-original-003-1-350x230.jpg)
Malha cicloviária segue em lento crescimento nas cidades brasileiras
A capital brasileira com a maior malha cicloviária é São Paulo: 498,3 km. Em seguida, vêm Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Na parte de baixo dessa tabela, encontramos Macapá, com apenas 11 km, continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/vide-publicacao-original-1-350x230.jpg)
Com 75% das buscas, bicicleta é o item esportivo mais procurado na OLX em outubro
Com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas tiveram que se adaptar à rotina de exercício físico e de lazer, mas não deixaram de realizar a prática de atividades em casa ou ao ar livre. Segundo continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/1-bicicletas-2-paulo-pires-18-19038010-350x230.jpg)
Ciclistas cobram R$ 949 mil na Lei Orçamentária Anual
Até 20 de novembro encerra a apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021 na Câmara de Vereadores de Canoas. Após esse prazo, começam as análises e a aprovação (ou rejeição) de emendas, além continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha
Quase metade (47%) dos moradores de seis grandes capitais brasileiras estão insatisfeitos com a mobilidade urbana, mostra pesquisa Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte por aplicativo. O levantamento, que aponta a percepção da população continue lendo…