|

Bike-a-thon Cidade Tiradentes: ONG oferece mentorias e prêmios para iniciativas de bicicleta

As 4 selecionadas receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para desenvolver suas ideias e projetos

A bicicleta é uma ferramenta acessível e também o meio de transporte mais eficiente em distâncias de até 7 km. Potencializando a mobilidade, a geração de renda, a logística, o lazer, a saúde, a cidadania e o direito à cidade, ela pode ser uma ferramenta estratégica na construção de um pós-pandemia mais humano, democrático e sustentável.

Nessa linha de promover o uso da bicicleta na periferia, o Itaú Unibanco lançou em 2018 junto a Tembici a Estação Bike 12 horas localizada em Cidade Tiradentes, que contempla o bicicletário municipal e a única estação das bicicletas compartilhadas Bike Itaú fora do centro expandido da cidade.

Maior conjunto habitacional da América Latina e com uma vital dinâmica interna a partir da sua diversidade de comércios, serviços, parques e centros culturais, Cidade Tiradentes é um distrito com grande potencial para uso da bicicleta, inclusive como estratégia de enfrentamento da pandemia – uma vez que a bike é o veículo recomendado pela OMS por permitir o distanciamento e a atividade física.  É neste contexto que, dois anos depois, o Instituto Aromeiazero lança maratona de inovação social para apoiar iniciativas que utilizem a bicicleta para promover a qualidade de vida e fortalecer a economia local de Cidade Tiradentes.

Serão pré-selecionadas 6 propostas para participar da imersão com mentorias sobre: Bicicleta e Impacto Social, Gestão de Inovação Social e Modelos de Sustentabilidade Financeira. Dentre elas, 4 receberão apoio financeiro de R$4.000,00 para que sejam desenvolvidas. Todo o processo de imersão e seleção será online e o acompanhamento contará com visitas, conforme a fase da pandemia.

Podem se inscrever no edital: coletivos e grupos de pessoas físicas (representados por uma pessoa maior de 18 anos), pequenos empreendedores (MEI e ME) e pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos não governamentais de todo o Brasil.  As inscrições vão até 15 de agosto e poderão ser feitas através do site da Bike-a-thon: https://www.aromeiazero.org.br/bikeathon .

___________________________

Fonte: Notícia enviada pela Assessoria de Imprensa do Aromeizero – imprensa@aromeiazero.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *