Notícias
Inserir notícia![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/ver-publicacao-original-001-350x230.jpg)
Homenagem à ciclista Marina Kohler Harkot, morta por atropelamento na zona oeste de São Paulo
“Ato também foi para protestar contra mortes no trânsito; motorista fugiu sem prestar socorro”. Veja as fotografias na publicação original.
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/eletrica-350x230.jpg)
Países Baixos estudam tecnologia para reduzir mortes causadas por bicicletas elétricas
A nova técnica consiste em desligar os motores de bicicletas elétricas ao entrar em áreas residenciais. O objetivo é reduzir as mortes nas estradas que são causadas por veículos que têm cada vez mais potência. continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/chopinzinho-350x230.jpg)
Associação Chopinzinhense de Ciclismo lança projeto “Trânsito Legal”
Com a constante evolução do Ciclismo Nacional, Estadual e Regional a Associação Chopinzinhense de Ciclismo – AChoc, cumprindo seu Estatuto Social, representando seus associados e demais ciclistas, lançou na tarde de quinta-feira (05), o projeto continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
Segurança de ciclistas na pauta do GDF
A criação de uma comissão para acompanhar as políticas públicas voltadas ao ciclismo, a elaboração de estudos técnicos para melhorar a sinalização e o trânsito nas obras viárias e o lançamento de campanhas educativas são continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/ir-e-vir-350x230.jpg)
Mobilidade urbana: o ir e vir que leva além
Milhares de prefeitos eleitos terão, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, o desafio de tornar melhor a vida das pessoas em cada um dos quase 6 mil municípios brasileiros. De todas as continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/coletivo-paraciclo-350x230.jpg)
Coletivo quer compromisso de candidatos com mobilidade
O Coletivo ParáCiclo iniciou no último domingo (1º), a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, com o objetivo de fortalecer o comprometimento de candidatos aos pleitos municipais quanto às questões de mobilidade urbana em Belém e continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/wri-1-350x230.jpg)
Levantamento do WRI mostra mudanças na mobilidade urbana em capitais após impacto da pandemia
Pesquisa pela internet ainda em andamento, realizada pelo Centro de Excelência BRT+, com apoio do WRI Brasil, mostra alguns resultados prévios do impacto da pandemia do coronavírus no comportamento das pessoas diante da mobilidade urbana continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/vide-publicacao-original-002-1-350x230.jpg)
Ciclistas do DF fazem protesto por segurança no trânsito nesta quinta-feira
A ONG Rodas da Paz, com apoio de grupos de pedal do DF e do Entorno, organiza uma manifestação contra a morte de ciclistas no trânsito. O protesto ocorrerá na próxima quinta-feira (5/11), às 13h, em continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/ver-publicacao-original-350x230.jpg)
Candidatos a prefeito de Belém cumprem agenda nesta segunda, 2 de novembro
Assista a reportagem televisiva. Abordagem da Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável desenvolvida pelo Coletivo ParáCiclo
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/sombra-350x230.jpg)
Campanha para que candidatos assumam responsabilidade com mobilidade urbana realiza blitz em Belém e Ananindeua
Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições realizará blitz para receber assinatura de cartas de compromisso das candidaturas de Belém e Ananindeua. Em Belém o evento será realizado na Praça da República amanhã, 1 de novembro, e na próxima continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/15-min-350x230.jpg)
15 minutos a caminhar ou pedalar. Duas cidades europeias que têm perto tudo o que é preciso para o dia-a-dia
Num quarto de hora a caminhar ou a pedalar, existem duas cidades europeias onde é possível encontrar tudo o que precisa: lojas de conveniência, espaços desportivos, assistência médica, escolas e, até, instalações culturais e de continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/grafico-350x230.jpg)
Bicicleta e aplicativos: qual o transporte mais seguro durante a pandemia?
A pandemia do COVID-19 trouxe profundas mudanças na forma como as pessoas se movimentam pelas cidades e isso está refletido na pesquisa do Datafolha, encomendada pela Uber, para entender o futuro da mobilidade no país. De acordo continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/cg-350x230.jpg)
Em busca por respeito, grupo de cicloativistas se mobiliza em Campo Grande
O Bici Nos Planos Campo Grande é um coletivo de cicloativistas que promove audiências, palestras, oficinas e campanhas educativas, com objetivo de apresentar demandas ao poder público e incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável, continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/faixadebicicleta-350x230.jpg)
Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia
Pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros que não têm veículo próprio acreditam que a bicicleta é o meio mais seguro para se locomover durante a pandemia de covid-19, seguida por aplicativos de viagem continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/super-bici-350x230.jpg)
Como o uso da bicicleta pode transformar as cidades
O jovem Jan Gehl ficou fascinado com o que acontecia em sua cidade. Assim que a via de pedestres foi ativada, ele ia até lá todos os dias, sentava-se em um banco e observava. Fazia continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/cidade-de-15-minutos-350x230.jpg)
O que é uma cidade de 15 minutos e por que ela virou desejo na pandemia
15 minutos para quê? 15 minutos para chegar a pé ou de bicicleta a qualquer serviço necessário no dia a dia de um cidadão. Supermercado, restaurante, parque, hospital, escola, espaço de trabalho, e por aí continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
Mobilidade sustentável é a chave para o futuro das cidades
A população urbana mundial vai ultrapassar os seis bilhões até 2045. Muito desse crescimento vai acontecer em países como o Brasil. Dá para antever que as nossas cidades precisam começar a pensar em soluções para continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/blzt-350x230.jpg)
Candidatos à prefeitura de BH falam sobre uso de bicicleta
Desde o dia 13 de outubro, o MG1 e o G1 divulgam uma série de reportagens sobre as propostas dos candidatos a prefeito de Belo Horizonte nas eleições 2020. Dessa vez, eles responderam sobre o uso das bicicletas como alternativa continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/vide-publicacao-original_1-337x230.jpg)
Google Maps tem uma novidade para quem anda de bicicleta
O Google Maps merece a confiança de milhões de utilizadores. De facto, ajuda muito nas questões de navegação e está mais completo do que nunca. Agora a grande novidade do Google Maps diz respeito a continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/vide-publicacao-original-001-350x230.jpg)
3 oportunidades para a mobilidade urbana com a retomada verde
A mobilidade urbana se tornou um desafio durante a quarentena imposta pela pandemia. As cidades tiveram de adaptar o desenho urbano para garantir a segurança sanitária das pessoas. A mobilidade ativa, realizada por pedestres e continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/11/bd-eventos-350x230.png)
ObservaBici lança Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade
A Agenda da Ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta, uma ferramenta aberta e colaborativa, converteu-se, através de novas funcionalidades, em um Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade. Como consequência, mesmo eventos já realizados podem ser continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/ciclovia-da-henrique-schaumann-350x230.jpg)
As ciclovias e o senso de compartilhamento do espaço nas ruas
É muito comum na rotina dos ciclistas: um pedestre distraído caminha lentamente na ciclovia, forçando, involuntariamente, uma diminuição de velocidade e atenção redobrada para uma ultrapassagem pelo lado esquerdo. Já escrevi sobre isso aqui nesta continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/noticia-disponivel-350x230.png)
O que os candidatos à Prefeitura de SP pensam para as bicicletas?
Política tem sido um assunto indigesto para a pessoa brasileira que habita o ano de 2020, – habitante sim, pois esse ano é muito mais do que uma marcação de tempo, ele é uma localidade continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/gzh-350x230.jpg)
Ladeiras, chuva e desgaste físico: o que motiva entregador a pedalar 300 quilômetros por semana
O pedal pesa até o topo da Coronel Lucas de Oliveira. Ao chegar à esquina da Cabral, mais um impulso, e o entregador se põe em pé para alcançar a Casemiro de Abreu. Mesmo a continue lendo…
![](https://observatoriodabicicleta.org.br/uploads/2020/10/elegancia-350x230.jpg)
De bike, com saúde e elegância
Você sabia que andar de bicicleta no dia a dia diminui em mais de 40% os riscos de câncer e problemas cardíacos? Uma revisão de 73 estudos publicado na National Library of Medicine, dos Estados continue lendo…