|

Conheça o aposentado que percorreu sozinho 7.400 km pelo Brasil em cima de duas rodas

O cicloviajante doou quilômetros para o Instituto Aromeiazero através do aplicativo Km Solidário

Há 5 meses na estrada, Matias Correa dos Santos está pedalando pelo Sudeste e Sul do Brasil para mapear o trajeto e divulgá-lo a fim de incentivar o cicloturismo nacional. Aposentado e com 63 anos, Matias é natural de Caraá, Rio Grande do Sul e reside atualmente em Campinas, São Paulo. O cicloviajante conta que se preparou muito antes de começar a viagem. “Fiz um treinamento ciclístico em meio a natureza, para conhecer meu corpo e trabalhar o psicológico. Saia de madrugada com frio e com pouca alimentação”, comentou.

Em  17 de janeiro deste ano, ele resolveu dar andamento à primeira fase do seu projeto “Campinas e Uruguai” e percorreu 2.812 quilômetros até o Chuí, município brasileiro mais distante da linha do Equador. Matias conta que seu plano inicial era entrar no Uruguai, porém ficou barrado na Alfândega devido a pandemia. Quem pensa que isso foi motivo de desistência, está enganado. “Em nenhum momento de minha trajetória houve desânimo. Sempre pedalei com propósito e objetivo. Eu vivo sob comando do tempo e penso que se não consegui entrar, foi porque não era pra eu estar lá”, analisou.

Matias acampou por dois dias no Chuí e tirou esse tempo para elaborar a segunda etapa do projeto, denominado “Percorrendo o Rio Grande do Sul”, onde seguiu pelo extremo sul e chegou à capital, onde mora sua mãe. Ele diz que foi lá que nasceu a terceira e última etapa de sua viagem, chamada de “Retorno para Campinas”.

Após quase cinco meses desbravando o Brasil, Matias descobriu o Instituto Aromeiazero. Uma organização sem fins lucrativos, que promove projetos através da bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e tornar as cidades mais verdes e resilientes. Ao conhecer a ONG, ele ficou sabendo sobre a possibilidade de doar seus quilômetros através do Km Solidário, um aplicativo gratuito cujo objetivo é desenvolver a cultura de doação, transformando quilômetros percorridos nas atividades físicas em apoio financeiro para instituições cadastradas.

Matias doou, até a data desta matéria, 30 de junho, 1.730 km para o Aromeiazero. “A ideia do aplicativo é excelente. É uma forma de eu me sentir um pouco mais útil dentro dos meus propósitos e colaborar, mesmo que indiretamente, com a vida de muitas pessoas”, comentou.

Vale lembrar que não é preciso fazer uma cicloviagem de milhares de quilômetros para usar o Km Solidário, qualquer saída rápida, como uma ida à padaria, pode ser transformada em doações para o Aro. Baixe o aplicativo, escolha o Aromeiazero e lembre-se de clicar em concluir ao finalizar a atividade.

O aplicativo está disponível em Android e IOS e pode ser sincronizado com FitBit, Garmin, Polar, Strava ou Apple Saúde. Para quem já tem histórico de resultados e rankings nesses programas, não precisa se preocupar, nenhuma informação será perdida. Para saber mais, confira a página do Km Solidário no site do Aro: http://bit.ly/kmsolidario .

A viagem de Matias termina no próximo sábado, 3 de julho, concluindo os 7.400 km. Em seu Instagram é possível acompanhar sua jornada quase que em tempo real. Também é possível conferir os mapas diários das pedaladas através do Facebook do ciclista.

_________________________

Fonte: Assessoria de Comunicação Aromeiazero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *