Por que as mulheres estão andando de bicicleta em números recordes na cidade de Nova York

Desde que a covid-19 engoliu os Estados Unidos, uma paixão pelo ciclismo tomou conta do país, aumentando as vendas de bicicletas e provocando uma escassez delas. Em muitas cidades, mas talvez mais notavelmente em Nova York, muito desse crescimento tem sido impulsionado por um aumento no número de mulheres que começaram a andar de bicicleta continue lendo...…

Leia mais

Desenhar cidades ao contrário. Os passeios, as bicicletas e só depois os carros

Uma cidade inteligente não precisa de expulsar os carros – apenas limitar a atividade destes ao estritamente necessário. “Como desenhar um ecossistema urbano seguro para peões, ciclistas e utentes de micro mobilidade”? Começando a desenhar as urbes pelos passeios. Hoje falamos em cidades inteligentes porque durante demasiado tempo andamos a desenhar cidades estúpidas. Para corrigir continue lendo...…

Leia mais

Pesquisa inédita traçará perfil do ciclista soteropolitano; participe

Uma pesquisa pública inédita para estudar o perfil dos ciclistas de Salvador foi lançada pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). O objetivo é conhecer quem são essas pessoas que pedalam, qual o momento de maior movimento, o que leva a pessoa a escolher esse meio de transporte, etc. […continue a leitura na publicação original]

Leia mais

Como analisar planos de governo com foco em mobilidade e transporte público

As eleições municipais estão chegando. Desde o dia 27 de setembro, todas as candidaturas estão disponíveis no sistema de divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já é possível ver os planos de governo, que são documentos que registram intenções, propostas e visões das candidaturas à prefeitura. Analisando os planos, é possível perceber que alguns deles continue lendo...…

Leia mais

Eleições 2020: Campanha cobra propostas sobre mobilidade urbana

O coletivo de ciclistas Pedal Sonoro lançou a campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020 pra discutir o transporte. A ideia é debater alternativas para mobilidade urbana com candidatos de todo país. Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Leia mais

Eleições 2020: candidatos a prefeito de SP priorizam ciclistas, pedestres e ônibus; veja propostas para Mobilidade e Transportes

A cidade de São Paulo instituiu seu próprio Plano de Mobilidade (PlanMob) em fevereiro de 2016, conforme as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que determinou o planejamento de um desenvolvimento urbano sustentável, priorizando o transporte coletivo, público e não motorizado, em detrimento do particular, individual e motorizado. A capital, no entanto, ainda enfrenta continue lendo...…

Leia mais

4ª edição do Mobifilm começa exibir filmes de mobilidade urbana a partir de amanhã

O Mobifilm chega a sua 4ª edição em 2020, devido ao cenário da pandemia, o evento está sendo totalmente online. A proposta do festival é utilizar o poder da linguagem audiovisual e a força dos debates para gerar a reflexão e buscar soluções para os problemas da mobilidade, que geram prejuízos à vida humana e continue lendo...…

Leia mais

‘Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito’ tem edição online

Começa nesta sexta-feira, 9 de outubro, a 4° edição do “Mobifilm – Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito“. Esse ano, as exibições seguem até domingo, dia 11, totalmente online. A proposta do festival é utilizar o poder da linguagem audiovisual e a força dos debates para gerar a reflexão e buscar soluções continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas e pedestres nas eleições de 2020

A União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) estão convidando organizações de todo o Brasil a participar de uma ação unificada de estímulo à mobilidade ativa nas eleições programadas para outubro de 2020. O objetivo é obter compromissos de candidatos às prefeituras e câmaras municipais para a continue lendo...…

Leia mais

Em Niterói (RJ), ciclistas lançam propostas de mobilidade sustentável à candidatos

“A campanha já sugere um conjunto de propostas para as candidaturas. Em Niterói, vamos avaliar estas propostas e inserir outras demandas locais, algumas que já constam na ‘Carta-Compromisso pela Mobilidade Ativa‘, elaborada na campanha realizada nas eleições 2016. O futuro prefeito ou prefeita precisa encarar a realidade e buscar alternativas efetivas ao atual modelo de continue lendo...…

Leia mais

4 caminhos para ruas mais seguras aos ciclistas

Com o crescimento do número pessoas pedalando nas ruas durante a pandemia, há também o risco de aumento de acidentes envolvendo bicicletas, o que demanda mais segurança para ciclistas. Esse tipo de ocorrência vinha crescendo no Brasil já antes da crise sanitária. Entre 2012 e 2018, o número de óbitos aumentou 45%, passando de 1.064 óbitos para continue lendo...…

Leia mais

Parcerias fazem o negócio da mobilidade acontecer

Podemos dizer que a indústria automotiva é um grande ecossistema, verticalizada, conhecedora do seu cliente – porém, com pouca adaptação do seu produto aos diferentes mercados. Temos nossa própria rede de fornecedores, concessionários, linha de montagem e, muitas vezes, nosso próprio banco e, em termos de relação com o governo, ela é majoritariamente federal. Já continue lendo...…

Leia mais

Eleições 2020: metrô e ciclovias estão entre prioridades de candidatos a prefeito de BH para Transporte; veja propostas

O G1 fez um levantamento das principais propostas dos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte para a área do Transporte, com base no que consta nos programas de governo. Ampliação do metrô junto aos governos federal e estadual, além de melhorias e construção de novas ciclovias estão entre alguns pontos recorrentes. De acordo com a pesquisa do continue lendo...…

Leia mais

Niterói lança nesta quarta (7) a Campanha Mobilidade nas Eleições

Para que os benefícios sociais, ambientais e econômicos da mobilidade sustentável –  caminhada, transporte público e bicicleta – sejam reconhecidos pelo poder municipal, é necessário sensibilizar o conjunto de eleitores para apoiar candidaturas comprometidas com esta questão, e ampliar a inclusão da pauta nas políticas públicas e legislações municipais. A campanha já está em contato continue lendo...…

Leia mais

Campanha ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ é lançada

A campanha é de caráter nacional e em Niterói está sendo articulada pelo coletivo. É fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à pandemia do coronavírus. Com a disseminação cidades no mundo inteiro tem priorizado deslocamentos mais seguros e saudáveis, principalmente de modo continue lendo...…

Leia mais

Mesmo após o fim da pandemia, você deixará cada vez mais o seu carro na garagem

Com a gradual retomada das atividades econômicas, nem parece que há alguns meses atrás ruas e avenidas de grandes cidades permaneceram praticamente sem tráfego mesmo nos horários de pico. Mas se os carros voltam o ocupar as vias, a dinâmica não é exatamente a mesma de nossa vida pré-pandemia. Os dados apresentados por instituições públicas e privadas continue lendo...…

Leia mais

Iniciativas em SP, RJ e MG tentam colocar mobilidade em pauta nas eleições

Historicamente, a inauguração de obras pública pode aumentar as chances de reeleição, principalmente, em ano eleitoral. Como a arte imita a vida, essa relação já foi contada em livros, palcos e telenovelas brasileiras, por exemplo “O Bem-Amado e Os Mistérios do Amor e da Morte”, 1962, em que Odorico Paraguaçu corre atrás do tempo, ou continue lendo...…

Leia mais

Bike é o meio mais barato, saudável e essencial para fugir de aglomeração

Nas ruas de Belém é cada vez maior o número de pessoas circulando de bicicleta. Com a pandemia da Covid-19, deixar as aglomerações segue sendo uma das principais formas de se evitar o contágio e proliferação do novo coronavírus. Em meio a retomada gradativa de diversas atividades e para evitar aglomerações em coletivos, a bicicleta continue lendo...…

Leia mais

Ampliação de ciclovias na pauta das prefeituras

O Recife apostou nesse segmento. Após o sucesso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, em 2013, a capital pernambucana ousou na tentativa de ser a capital das bicicletas. Nesse período, foram implantados 140 quilômetros de malha cicloviária. O desafio é ampliar os números deste modal. Um dos entusiastas é o guarda municipal Fabiano Ferraz, que continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante

Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a cidade mais ciclável do País. Basta tentar pedalar pelo Recife que a realidade se escancara. Na cidade, a bicicleta continua continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: O automóvel financiando a ciclomobilidade

Outro sinal de que Fortaleza escolheu, de fato, a ciclomobilidade como prioridade de gestão é a aprovação, em junho de 2018, de uma lei que destina toda a arrecadação de taxas cobradas pelo estacionamento rotativo dos automóveis – também chamado de Zona Azul – para políticas cicloviárias (Lei 10.752). Exclusivamente para as bicicletas. Seja para continue lendo...…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina também – deu um salto na infraestrutura viária voltada para as bicicletas. A cidade está repleta de ciclofaixas. Por toda continue lendo...…

Leia mais

UCB disponibiliza ferramenta para pressionar prefeituras na pandemia

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, através da sua Campanha Bicicleta para futuros possíveis, coloca à disposição das organizações interessadas a ferramenta de pressão do Bonde. A Campanha assessora organizações da sociedade civil de cidades brasileiras a incidirem em favor da bicicleta como instrumento de combater a pandemia, haja vista as vantagens deste continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas cobram de candidatos medidas de mobilidade sustentável

As Eleições 2020 são uma boa oportunidade para discutir ideias para os próximos anos. Pensando nisso, a Ciclofran (Associação dos Ciclistas de Franca) está promovendo a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”, em Franca. Apoiada pela UCB (União de Ciclistas do Brasil), a iniciativa busca implantar modos de mobilidade sustentável nos Planos de Governo dos candidatos continue lendo...…

Leia mais

Agência de cicloturismo lança roteiro para iniciantes no interior de SP

Com dois dias de duração e 82 quilômetros, o roteiro Sua Primeira Viagem de Bicicleta percorre parte do ainda pouco conhecido Circuito das Frutas, desbravando o lado rural de cidades como Indaiatuba, Itupeva e Jundiaí, no interior de São Paulo. A viagem acontece normalmente nos fins de semana, começando na sexta-feira em Itupeva com jantar continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 25