Notícias
Inserir notícia
Prefeito Edmilson Rodrigues promete ‘fazer de Belém a capital nacional das bicicletas’
Além disso, o prefeito recém-eleito promete dedicar grandes recursos – incluindo, provavelmente, seus conhecimentos de arquitetura – para transformar a cidade na capital nacional das bicicletas. “Vamos fazer de Belém a capital nacional das bicicletas, no meio da amazônia. Temos que aproveitar a potencialidade de demanda e o relevo urbano predominantemente plano, tudo muito propício pra continue lendo...…

Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”
Nome da pesquisa: Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta Nome do pesquisador responsável: Bruno Batista Data do início da pesquisa: 24/11/2020 Data do final da pesquisa: 30/12/2020 Descrição da pesquisa: pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta e servirá de base para a continue lendo...…

Melhorias na mobilidade ativa das cidades está entre os projetos da nova turma do Google for Startups Accelerator
Tembici é uma das empresas que participa da nova turma do programa de aceleração do Google for Startups para fortalecimento de estratégias e crescimento nos próximos anos O Google for Startups Accelerator chegou à sua 7ª turma e a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, está entre as dez startups brasileiras que continue lendo...…

Ciclistas enfrentam barreiras nas cidades e insegurança é maior para as mulheres
para as mulheres a insegurança é ainda maior, como já apontava, em 2016, Marina e integrantes da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). Em uma pesquisa sobre Mobilidade por bicicleta e os desafios das Mulheres de São Paulo, as cicloativistas mostravam que os três maiores medos eram o de compartilhamento das vias públicas com continue lendo...…

Se equilibrando na bicicleta da vida
Por Sandra Caselato. Domingo saí para uma caminhada numa praça perto de casa e lá estava ela, uma mulher em seus trinta e poucos anos aprendendo a andar de bicicleta. Uma cena inusitada e inspiradora. Ela contava com a ajuda de um homem, que pacientemente caminhava ao seu lado, segurando a bicicleta enquanto ela tentava continue lendo...…

Ciclistas paranaenses enfrentam dificuldades nas estradas do estado
A bicicleta tem se tornado o principal meio de locomoção de muitos paranaenses que buscam economia financeira e mais sustentabilidade ambiental. No entanto, as pessoas que trocam os volantes pelas pedaladas ainda enfrentam vários obstáculos em nosso estado, principalmente a escassez de investimento e de políticas públicas em mobilidade e a falta de respeito dos continue lendo...…

Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas e evitar transporte público na pandemia
Mais de um milhão de ciclistas franceses usaram um subsídio de 50 euros (R$ 320) para consertar suas bicicletas velhas, como parte das medidas de combate ao coronavírus, e agora o governo quer que mais pessoas comecem a usá-las. […] Após esta segunda quarentena, o governo quer encorajar os franceses a usar bicicletas para se continue lendo...…

Estudos de ciclista morta em SP explicam por que mulheres andam menos de bicicleta
A socióloga Marina Kohler Harkot, que morreu atropelada no domingo, defendia mudanças na mobilidade urbana. Entre elas estava o uso da bicicleta como política pública de educação, com a prática incentivada desde a infância, o planejamento da infraestrutura cicloviária que considere os deslocamentos cotidianos dentro dos bairros (em direção a serviços, como educação e alimentação, continue lendo...…

“Pedale como Marina” ganha apoio no Parlamento Europeu
repercussão da morte brutal de Marina chegou ao Parlamento Europeu. O deputado irlandês, Ciarán Cuffe, enfatizou que “a memória de Marina será uma inspiração” em seu trabalho. A empatia de Cuffe pela tragédia fez inclusive o deputado telefonar à família da jovem cicloativista no Brasil para prestar sua solidariedade. Líder do Grupo Verde na Comissão continue lendo...…

Justiça de SP reclassifica morte de ciclista para “homicídio doloso”
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou o pedido feito pelo Ministério Público (MP) para reclassificar o inquérito que investiga o atropelamento da ciclista Marina Kholer Harkot, de 28 anos, como homicídio doloso por dolo eventual, ou seja, quando se assume o risco de matar. Marina foi atropelada no início de novembro pelo continue lendo...…

A hora da mobilidade?
Um dos temas centrais para a política urbana é a mobilidade, que diz respeito ao deslocamento de pessoas e produtos no espaço da cidade. Nas cidades brasileiras, caracterizadas por uma desigualdade territorial que impacta o acesso de seus habitantes a oportunidades e serviços (como saúde, educação, postos de emprego e lazer), as condições desse deslocamento continue lendo...…

Como financiar investimentos sustentáveis em cidades para retomada econômica pós-pandemia
As cidades estão no centro da crise da pandemia de Covid-19 e têm um longo caminho de recuperação pela frente. Com as eleições municipais inaugurando um novo ciclo de planejamento, é a hora de priorizar projetos urbanos sustentáveis, capazes de acelerar a retomada econômica ao mesmo tempo em que reduzem desigualdades e garantem o desenvolvimento continue lendo...…

Participe da “Pesquisa Pública Estratégia Nacional da Bicicleta”
A promoção ao uso da bicicleta já está de olho em 2030. PARTICIPE e AJUDE A DIVULGAR! Diversas organizações lançam hoje (26 de novembro) uma pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta. O levantamento irá servir de base para a construção de um amplo plano nacional de ações para o desenvolvimento da mobilidade continue lendo...…

Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital
Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte do projeto “Transposições Locais – a bicicleta em contextos periféricos”, feita pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – continue lendo...…

O Brasil que pedala é, majoritariamente, negro
Dados compilados da pesquisa do perfil do ciclista brasileiro (2018) apontam que 57% dos ciclistas se declaram pardos ou pretos. Dados da pesquisa de perfil de ciclistas entregadores de aplicativo em São Paulo apontam que esta é uma atividade exercida por 71% de negros, que ganham em média apenas R$ 936 reais por mês para continue lendo...…

Mulher cria sistema de entrega com bicicletas destinado a mulheres e transexuais
O Señoritas Courier é um serviço de entregas de bicicleta realizado apenas por mulheres e transexuais. Com 16 funcionários atualmente, a empresa luta contra o estigma de que mulheres seriam mais lentas sobre duas rodas ao mesmo tempo em que apoia o empoderamento feminino e trans. As entregas cobrem toda a cidade de São Paulo e são feitas apenas com horário marcado. Fundado pela continue lendo...…

Google Maps revela tendências de mobilidade e gastronomia no Brasil
Durante a quarentena, o trânsito teve uma queda considerável no Brasil. Segundo o Google Maps, houve uma queda de 40% nas buscas por rotas de transporte público, como ônibus e metrô, ao mesmo tempo em que se identificou uma diminuição de 16% nas consultas por trajetos a pé e 2,6% nas de carro. Enquanto isso, continue lendo...…

Por uma cidade onde mulheres sempre possam pedalar
Em 2018, a socióloga e cicloativista Marina Harkot defendeu sua tese de mestrado A Bicicleta e as Mulheres na Universidade de São Paulo (SP). Para criar uma metodologia qualitativa dos desafios da mulher ciclista na cidade, ela ouviu diversas mulheres: as que pedalam para trabalhar, as que pedalando conhecem a cidade e as que adoram subir o continue lendo...…

Mobilidade urbana sustentável: afinal o que é isso?
Para que as empresas se tornem cada vez mais sustentáveis, vários incentivos são oferecidos, se focando no setor de transportes, essa busca por sustentabilidade é vista como mobilidade urbana sustentável. A base para isso é o conceito de desenvolvimento sustentável em que o objetivo é definir estratégias, dentro das questões sociais, econômicas e ambientais. A continue lendo...…

Mapa do sistema cicloviário de Florianópolis quase dobrou em três anos
Aos poucos, o mapa cicloviário da Capital vai ganhando novos contornos. Na última semana, a Prefeitura de Florianópolis anunciou a realização de obras estruturais que ofertarão mais alguns quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas. Nos últimos três anos, a malha cicloviária quase dobrou, passando de 75 km para atuais 144 km, de acordo com dados continue lendo...…

Entregadores, a face visível e dura do capitalismo de plataforma
Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil. Ouça no Boletim Mobilize #148. Eles são heróis da pandemia, mas trabalham até 18 horas por dia, sem contrato, sem salário ou qualquer garantia. O isolamento social causado pela pandemia do coronavírus deixou em evidência, entre outras coisas, o papel importante das entregas de mercadorias no conjunto de atividades que compõem a mobilidade urbana. Com as pessoas continue lendo...…

Trocar o carro pela bicicleta elétrica pode economizar mais de 12 mil reais ao ano
Sabe-se que uma das principais preocupações na hora de comprar uma bike elétrica é o custo. Diferente de bicicletas comuns, as elétricas são desenvolvidas, em sua maioria, como uma solução para a mobilidade urbana, com componentes mais elaborados, muitas vezes importados e, portanto, demandam um investimento maior. A Vela, por exemplo, é o resultado da continue lendo...…

Malha cicloviária segue em lento crescimento nas cidades brasileiras
A capital brasileira com a maior malha cicloviária é São Paulo: 498,3 km. Em seguida, vêm Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador. Na parte de baixo dessa tabela, encontramos Macapá, com apenas 11 km, São Luís e Porto Velho. Esses números representam uma considerável expansão. Os 3291 km de ciclovias das capitais brasileiras somadas são continue lendo...…