Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – informe uma pesquisa da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclovias incluídas: “IBGE faz pesquisa para avaliar infraestrutura das cidades e preparar Censo 2022”

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou nesta segunda-feira (20) a Pesquisa Urbanística de Entorno dos Domicílios, que investiga sobre a infraestrutura das cidades brasileiras e faz parte do Censo Demográfico que será continue lendo…

Leia mais

Aliança Bike divulga ranking de ciclovias e ciclofaixas entre as capitais brasileiras

Ciclovias e ciclofaixas são essenciais para promover o uso de bicicletas. Cidades que têm investido na malha cicloviária dedicada estão vendo crescer, ano após ano, o número de ciclistas nas ruas. Porém, como está a continue lendo…

Leia mais

64% dos portugueses quer e 55% vai substituir carro por bicicleta

Os portugueses (64%) querem substituir, gradualmente, o seu automóvel pela bicicleta, dos quais 55% assume que vai mesmo fazê-lo nos próximos anos, mas o perigo causado pelos carros, a inexistência de ciclovias e as distâncias continue lendo…

Leia mais

Quatro em cada dez brasileiros não sabem andar de bicicleta, revela Ipsos

Cerca de quatro em cada dez brasileiros (42%) não sabem andar de bicicleta. Os brasileiros também estão entre os que menos possuem bicicletas entre 30 países avaliados. Os dados são de uma nova pesquisa “Ciclismo continue lendo…

Leia mais

Brasileiros defendem uso de bicicleta para reduzir poluição e trânsito

A nova pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos, revelou que 91% dos brasileiros defendem que o uso de bicicletas é importante para a redução de emissões de carbono. O Brasil aparece empatado continue lendo…

Leia mais

Citada como bom exemplo, Fortaleza desafia trânsito e transporte lotado

A capital cearense tem seguido à risca a receita para diminuir a dependência e o impacto dos carros no dia a dia da população. Tem corredor de ônibus moderno, bilhete único com integração, ciclovias perto continue lendo…

Leia mais

Índice mostra como capitais brasileiras lidam com a mobilidade urbana

O Índice Folha de Mobilidade Urbana surge a partir da necessidade de reunir e consolidar dados que possam servir de base para a produção de reportagens e, consequentemente, de tomada de decisões por parte do continue lendo…

Leia mais

Capitais estão longe do ideal de mobilidade sustentável

O Imus (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável) é uma ferramenta concebida para avaliar simultaneamente o nível de mobilidade de uma cidade e quanto esta mobilidade atende aos princípios da sustentabilidade, isto é, as dimensões ambiental, continue lendo…

Leia mais

Folha de S.Paulo avalia a mobilidade no país

O jornal Folha de S.Paulo começou a publicar hoje (31) uma série de reportagens e indicadores sobre mobilidade urbana nas capitais brasileiras. A publicação é resultado de uma formação de jovens no Lab99, ação entre continue lendo…

Leia mais

Brasil ocupa o primeiro lugar no uso de bike-sharing na América Latina

A Tembici possui uma plataforma de bicicletas compartilhadas, entre os parceiros da startup estão o banco Itaú e o iFood.  Segundo o estudo sobre Micromobilidade no sul global feito pela empresa, foi identificado um aumento continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 22