Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – qualquer visitante pode inserir conteúdo – e as publicações e informações podem ser inseridas na página Insira ou diretamente na respectiva seção de interesse.

O ObservaBici também colabora com pesquisas em fase de coletas de dados, divulgando-as no seu portal e nas redes sociais. Para solicitar a divulgação, acesse a página Divulgação de pesquisas.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Em SP, 37% das viagens feitas em carro e moto são altamente cicláveis

Uma análise detalhada dos fluxos de pessoas na região metropolitana de São Paulo identificou que 37% dos deslocamentos feitos em carro e moto poderiam facilmente ser feitos em bicicleta. Segundo o novo estudo, se a continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta cresce nas grandes cidades, aponta estudo

Com a crescente demanda pela diminuição das emissões de carbono, cidades do mundo todo se voltam para a ideia de incentivar novos meios de transporte além do carro. Apesar do interesse por veículos elétricos como alternativa continue lendo…

Leia mais

Sistema cicloviário brasileiro apresenta um cenário de desigualdade e ineficiência

O estudo intitulado Priorizar o transporte ativo por bicicletas!, publicado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), núcleo de pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, apresenta continue lendo…

Leia mais

Sistema cicloviário do Brasil é ineficiente e desigual, aponta estudo

O sistema cicloviário brasileiro revela uma situação marcada pela desigualdade e ineficiência, conforme evidenciado no estudo intitulado “Priorizar o transporte ativo por bicicletas!” realizado pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM), vinculado à Faculdade de continue lendo…

Leia mais

EAD de Curitiba divulga pesquisa inédita no Brasil sobre segurança viária de ciclistas

A Mobilidade Segura EAD realizou uma pesquisa, nas Vias Calmas de Curitiba, para identificar a utilização dos espelhos retrovisores e o local escolhido para circulação dos ciclistas nessas vias públicas com sistema BRT – Bus continue lendo…

Leia mais

O futuro da indústria da bicicleta

Em artigo publicado, Cristóbal Pérez, que atua no mercado de bicicletas em posições de liderança há 30 anos, pontua as grandes mudanças que já ocorreram no setor como o advento do MTB, os pedais com continue lendo…

Leia mais

Ciclistas se preocupam mais com o bem comum do que quem anda de carro, diz estudo de universidade alemã

A conclusão é de uma pesquisa liderada pela Faculdade de Psicologia da FernUniversität, em Hagen, Alemanha, realizada entre 2014 e 2019 e publicada agora no Journal of Environmental Psychology. Segundo os autores da pesquisa, “os continue lendo…

Leia mais

Pesquisa da Furb investiga hábitos de uso da bicicleta entre universitários de Blumenau

Quantos estudantes universitários têm bicicleta? Com que frequência eles pedalam? Os ciclistas passeiam sozinhos ou acompanhados? Uma pesquisa realizada na Universidade Regional de Blumenau (FURB) identificou os hábitos dos ciclistas universitários. De acordo com o continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal de Curitiba terá patinete, táxi, carro e skate

No dia 22 de setembro é celebrado o Dia Mundial sem Carro, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os impactos negativos do uso excessivo de veículos motorizados. As comemorações já acontecem a partir continue lendo…

Leia mais

Quais são os países e cidades mais e menos amigos da bicicleta na Europa?

A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes continue lendo…

Leia mais
1 2 3 22