Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – informe uma pesquisa da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Estudo compara o perfil de usuários de bicicletas compartilhadas

A Tembici encomendou o estudo Micromobilidade no sul global, que detalha o perfil de usuários de bicicletas compartilhadas. Segundo a pesquisa, compartilhar bike é uma alternativa ao trânsito de São Paulo. Para traçar o perfil continue lendo…

Leia mais

Por que não esquecemos como andar de bicicleta, segundo a ciência?

Em algum momento da vida você provavelmente já ouviu a expressão “é como andar de bicicleta” quando alguém quer passar a ideia de que você é capaz de lembrar de uma determinada atividade. E, bem, continue lendo…

Leia mais

Pesquisa propõe que população opine sobre uso de bicicletas em Pato Branco

Está sendo realizada, até o final do mês de outubro, uma pesquisa referente à mobilidade urbana sobre o uso de bicicletas e implantação de ciclovias no município. O objetivo do levantamento é compreender o comportamento, continue lendo…

Leia mais

Bicicleta elétrica não proporciona quantidade de exercício recomendada, diz estudo

Usuários de bicicletas elétricas não fazem a quantidade de exercício necessária por semana, além de serem mais propensos a sofrerem acidentes nas ruas. É o que mostra um estudo da Escola de Medicina de Hanover, continue lendo…

Leia mais

Em experimento, benefícios do exercício em ciclistas superaram efeitos negativos da poluição

Por meio de simulações de corrida, em ambiente com entrada de ar controlada, pesquisa constatou que maior quantidade de poluentes não alterou desempenho esportivo e fisiológico dos ciclistas. Autor: Júlio Bernardes Arte: Ana Júlia Maciel continue lendo…

Leia mais

Cidade Universitária da UFRJ volta a contar com as bicicletas compartilhadas e gratuitas

As bicicletas compartilhadas estão de volta à Cidade Universitária e com novidades para um melhor aproveitamento. A partir do dia 3/10, quando será inaugurado um novo sistema, coordenado pela Coppe/UFRJ, os usuários poderão se deslocar continue lendo…

Leia mais

Ranking de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras

O uso de bicicletas em meios urbanos tem se intensificado cada vez mais. Saúde, lazer, economia, comodidade, diversos são os motivos e benefícios que levam a optar por elas. Para que essa escolha seja feita, continue lendo…

Leia mais

Leia e explore o Estudo Mobilize 2022

Dez anos da lei de mobilidade urbana: o que mudou? Para onde vai a mobilidade urbana no Brasil? A nova pesquisa do Mobilize Brasil nas 27 capitais brasileiras mostra alguns pequenos avanços para pedestres e continue lendo…

Leia mais

Um dia por semana sem carros poupa 3% a 5% de combustíveis em meio urbano

A propósito do Dia Mundial Sem Carros, e também Dia Europeu sem Carros, que esta quinta-feira se assinala, destinado a sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades, a associação diz que continue lendo…

Leia mais

A alta velocidade tem ceifado a vida de 1,35 milhão de pessoas por ano

Glaucia Pereira e Marcelo de Trói.   Os últimos dois meses foram importantes para refletirmos sobre a segurança viária no Brasil. Em maio, levantamento que realizamos em diversas regiões do país revelou que 8 em continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 22