Relatórios de pesquisa

Pesquisas e os consequentes relatórios de pesquisa (publicações que apresentam, resumida ou completamente, o resultado de pesquisas, investigações, estudos e levantamentos de diversos tipos) abrangem várias áreas relacionadas com a ciclomobilidade e são produzidos pela academia, sociedade civil e poder público.


RELATÓRIOS DE PESQUISA NO OBSERVABICI

Relatórios de pesquisa e referência aos mesmos constam no Acervo, na Agenda e nas Notícias do Observatório da Bicicleta.

PESQUISE RELATÓRIOS
DE PESQUISA

INSIRA RELATÓRIOS
DE PESQUISA

Notícias relacionadas

Brasileiro abandonaria carro por transporte sustentável, mas deseja conforto e praticidade

Muitas coisas têm mudado nas cidades – algumas, felizmente, para melhor. Mais brasileiras e brasileiros passaram a ver a bicicleta como a melhor escolha para a mobilidade urbana, e 67% das pessoas trocariam seus carros ou motos por alternativas de transporte mais limpas. A avaliação da qualidade do ar entre a população é desanimadora, mas continue lendo...…

Leia mais

Atuação em mobilidade a pé ganha destaque com a biblioteca digital do Como Anda 

Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis    Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões acadêmicas, na mídia e de forma transversal a outras pautas relacionadas a saúde, qualidade de vida, mudanças climáticas, educação, economia continue lendo...…

Leia mais

Falta de estatísticas e campanhas de informação dificultam prevenção de acidentes com ciclistas

Os números são desconhecidos. Não há estatísticas de órgãos oficiais que retratem a realidade dos ciclistas e o número de acidentes que eles sofrem no Rio de Janeiro. O atropelamento e morte do taxista aposentado Cláudio Leite da Silva, de 57 anos, no Recreio, na última segunda-feira, expõe, mais uma vez, os riscos enfrentados pelos continue lendo...…

Leia mais

Quanto menor a renda, maior a distância entre a população e as ciclovias

A bicicleta é o meio de transporte mais eficiente, barato e rápido para acessar direitos como saúde e educação, aponta o Projeto Acesso a Oportunidades, coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar disso, pedalar em segurança ainda é um privilégio. Nas capitais brasileiras, apenas 13% da população com renda mensal entre zero e meio continue lendo...…

Leia mais

Pesquisa pública ajuda o Brasil a valorizar a mobilidade por bicicleta

Na tentativa de ampliar a participação da bicicleta nas cidades brasileiras, uma pesquisa nacional foi lançada para ser respondida pela população, tanto a que pedala como a que não usa bike, mas tem vontade. Gente que gostaria e até planeja pedalar, mas não executa porque tem medo do trânsito, por exemplo. Na pesquisa, a oferta continue lendo...…

Leia mais

Pesquisa aponta desafios na gestão e no uso de bicicletas nas cidades

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) analisa os principais desafios dos gestores municipais quanto à regulamentação do Programa Bicicleta Brasil. A iniciativa estimula o uso de bicicletas no meio urbano, para melhorar as condições de mobilidade, além de prever um direcionamento de verbas para a infraestrutura. A Lei do Programa Bicicleta Brasil (Lei continue lendo...…

Leia mais

Uma bicicleta que mede a qualidade do ar

O sistema utiliza um sensor equivalente a duas narinas que avalia a quantidade de partículas nocivas no ar. Quando os valores ultrapassam os limites europeus, a bicicleta emite um alarme. Estes sensores permitem perceber quais as zonas mais poluídas da cidade e dão “uma fotografia muito interessante da qualidade do ar”, como explica Joana Monjardino, continue lendo...…

Leia mais

Levantamento, com apoio da CNM, aponta desafios na gestão e uso de bicicletas nos municípios

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) analisa os principais desafios dos gestores municipais quanto à regulamentação do Programa Bicicleta Brasil. A iniciativa estimula o uso de bicicletas no meio urbano, para melhorar as condições de mobilidade, além de prever um direcionamento de verbas para a infraestrutura. A Lei do Programa Bicicleta Brasil (Lei 13.724/2018) foi continue lendo...…

Leia mais

Participe da “Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta”

Nome da pesquisa: Pesquisa Pública para a Estratégia Nacional da Bicicleta Instituição: Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta Nome do pesquisador responsável: Bruno Batista Data do início da pesquisa: 24/11/2020 Data do final da pesquisa: 30/12/2020 Descrição da pesquisa: pesquisa para a construção da Estratégia Nacional da Bicicleta e servirá de base para a continue lendo...…

Leia mais

Estudos de ciclista morta em SP explicam por que mulheres andam menos de bicicleta

A socióloga Marina Kohler Harkot, que morreu atropelada no domingo, defendia mudanças na mobilidade urbana. Entre elas estava o uso da bicicleta como política pública de educação, com a prática incentivada desde a infância, o planejamento da infraestrutura cicloviária que considere os deslocamentos cotidianos dentro dos bairros (em direção a serviços, como educação e alimentação, continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 5