Trabalhos acadêmicos

Trabalhos acadêmicos (teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias, TCCs, trabalhos de disciplina e outros) produzidos por professores, estudantes e pesquisadores em universidades e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão têm abordado, com cada vez mais frequência, o universo da ciclomobilidade.


TRABALHOS ACADÊMICOS NO OBSERVABICI

Trabalhos acadêmicos e referência aos mesmos constam no Acervo, na Agenda e nas Notícias do Observatório da Bicicleta.

PESQUISE TRABALHOS
ACADÊMICOS

INSIRA TRABALHOS
ACADÊMICOS


OUTROS REPOSITÓRIOS E BUSCADORES CIENTÍFICOS

Trabalhos acadêmicos são armazenados em repositórios de bibliotecas universitárias e também em bancos de dados de organismos de suporte acadêmico e científico, todos eles acessíveis por mecanismos de busca especializados.

Notícias relacionadas

Atuação em mobilidade a pé ganha destaque com a biblioteca digital do Como Anda 

Qualquer pessoa entusiasta no tema poderá cadastrar no site sua produção, ou indicar a conhecidos, e ajudar a construir cidades mais caminháveis    Nos últimos anos, a mobilidade a pé vem ganhando espaço em discussões acadêmicas, na mídia e de forma transversal a outras pautas relacionadas a saúde, qualidade de vida, mudanças climáticas, educação, economia continue lendo...…

Leia mais

Nova rota de cicloturismo vai atrair ciclistas de todo o País e do Mercosul para a região

Um encontro em agosto deste ano marcou a fundação da União dos Municípios do Circuito Paleontológico (UMCP), que pretende criar uma rota de cicloturismo na região a partir de 2021. O trajeto, que deve entrar em funcionamento no segundo semestre do próximo ano, abrange sete municípios em quase 320 quilômetros a serem percorridos em sete continue lendo...…

Leia mais

Pós-doutora enumera quatro mudanças para transformar a mobilidade urbana

O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de setembro. A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. Os promotores do evento aconselham a continue lendo...…

Leia mais

Inscreva-se no Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap: ciclomobilidade

“Inscrições abertas para a edição 2020 do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap “Está no ar a quarta edição do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap. Este projeto tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil. O programa apoiará a produção de cinco artigos acadêmicos inéditos sobre o tema “A bicicleta na mobilidade urbana”. continue lendo...…

Leia mais

“Dia do Ciclista: conheça o perfil do ciclista curitibano”

“Dia 19 de agosto celebra-se o Dia do Ciclista. Meio de transporte, diversão e saúde: para andar de bicicleta, não tem contraindicação! E, no Paraná, o hábito faz parte da rotina dos cidadãos. De todo o estado, Guarapuava e Paranavaí são as cidades com o maior percentual de pessoas que declaram usar a bicicleta como meio continue lendo...…

Leia mais

“O que a batalha histórica das bikes por espaço ensina sobre o planejamento da mobilidade?”

Por Fernando Corrêa “Se ignoramos o passado das bicicletas, como poderemos inventar seu futuro? James Longhurst refez a trajetória das bikes nos Estados Unidos em Bike Battles: A History of Sharing the American Road (2015). Leitura proveitosa para quem se interessa por ciclismo e cidades, o livro mostra que a defesa das bikes como uma alternativa sustentável aos continue lendo...…

Leia mais

“Pesquisa da Udesc Esag ouve usuários sobre mobilidade urbana sustentável em Florianópolis”

“O professor Daniel Pinheiro, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), explica em vídeo parte do trabalho de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) envolvendo políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. Ele coordena um projeto em parceria com os professores Eduardo Jara (também da Udesc Esag) e Pietro Lanzini, da Universidade Ca’Foscari continue lendo...…

Leia mais

Pesquisadores do RJ recomendam uso da bicicleta e aumento de barcas e ônibus para conter Covid-19

Especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro encaminharam uma recomendação ao governo do estado do Rio de Janeiro para que aumente as frotas de ônibus e de barca e reduza os intervalos de saídas de trens e metrôs, como forma de diminuir os riscos de contágio por coronavírus, nesse momento de retomada dos transportes continue lendo...…

Leia mais

“Já é seguro sair pra pedalar?” Entrevista com Paulo Saldiva

“No vídeo de hoje, a bikerrepórter Renata Falzoni conversa com o médico patologista e Professor da USP, Paulo Saldiva. Em debate, as condições de segurança para quem está pensando em voltar a pedalar e os benefícios da bicicleta para a mobilidade urbana das cidades neste momento […].” Assistir aqui: https://youtu.be/7zQVwOAZvVQ

Leia mais

“Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?”

“Uma equipe de pesquisadores belgas e holandeses publicou um relatório aconselhando corredores e ciclistas a tomarem cuidado extra quando passarem por outras pessoas, alertando-os de que gotículas respiratórias podem transportar o coronavírus para distâncias bem acima dos dois metros preconizados pelas autoridades de saúde. O trabalho aqueceu rapidamente um debate on-line sobre suas conclusões, especialmente continue lendo...…

Leia mais