| | | |

Aliança Bike divulga ranking de ciclovias e ciclofaixas entre as capitais brasileiras

Ciclovias e ciclofaixas são essenciais para promover o uso de bicicletas. Cidades que têm investido na malha cicloviária dedicada estão vendo crescer, ano após ano, o número de ciclistas nas ruas.

Porém, como está a implementação de ciclovias e ciclofaixas nas principais cidades brasileiras? Pensando em responder a esta pergunta, a Aliança Bike decidiu manter uma página em seu site com o levantamento mais atualizado da quilometragem de ciclovias e ciclofaixas disponíveis nas capitais.

Ao todo são 4.146,38 km de estrutura cicloviária segregada nas capitais, uma média de 153,57 km por cidade e média também de 9,85 km por 100 mil habitantes. No topo do ranking estão São Paulo, com 699,2 km de ciclovias e ciclofaixas; Brasília, com 475 km; Rio de Janeiro, com 450 km; e Fortaleza, com 411 km. Na lanterna estão Macapá, com apenas 18 km; Porto Velho, com 24 km; e Manaus, com 35 km.

Quando se faz a análise da quilometragem pela população, a cidade de Rio Branco fica em 1º lugar, com 26,22 km para cada 100 mil habitantes; seguida por Florianópolis (23,53 km) e Vitória (18,94 km). Na lanterna estão Manaus, com 1,55 km para cada 100 mil habitantes, São Luís (3,23 km) e Macapá (3,45 km).

Para a Aliança Bike, o levantamento é importante pois dá dimensão numérica e comparativa aos atrasos e avanços nas políticas cicloviárias. Porém, o trabalho também tem limitações, pois não apresenta informações qualitativas acerca das condições de implementação, manutenção e uso das estruturas.

Confira o levantamento completo no site da Associação. O ranking será atualizado a cada 3 meses.

Acesse: https://bit.ly/RankingCiclo

 

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *