Ciência e pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – qualquer visitante pode inserir conteúdo – e as publicações e informações podem ser inseridas na página Insira ou diretamente na respectiva seção de interesse.

O ObservaBici também colabora com pesquisas em fase de coletas de dados, divulgando-as no seu portal e nas redes sociais. Para solicitar a divulgação, acesse a página Divulgação de pesquisas.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Pesquisa mostra que 67% dos ciclistas de Cabo Frio usam bicicleta como principal meio de transporte

Em Cabo Frio, 67,2% dos ciclistas utilizam a bicicleta como principal meio de transporte. A média do município cabo-friense é maior do que a nacional, que é de 51,2%. Isso é o que mostra a continue lendo…

Leia mais

João Pessoa desenvolve roteiro de cicloturismo

João Pessoa (PB) está se preparando para oferecer a moradores e turistas um roteiro em que todos poderão conhecer a cidade pedalando. Em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a prefeitura está formatando continue lendo…

Leia mais

UFPB e Setur-JP discutem novas etapas de projeto de Cicloturismo em João Pessoa

Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), denominado Cicloturismo, criou um roteiro turístico para João Pessoa que tem a bicicleta como principal meio de deslocamento. Na última quinta-feira (3), a UFPB participou da continue lendo…

Leia mais

Pesquisa da UFSCar estuda diretrizes para redes cicloviárias

A pesquisa intitulada “Diretrizes para implantação de redes cicloviárias frente às interfaces urbano-rodoviárias utilizando geotecnologias”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando continue lendo…

Leia mais

Em Salvador, ciclismo cresceu 61% durante a pandemia, revela pesquisa

Um levantamento realizado entre usuários do sistema Bike Salvador traz dados que reforçam o aumento do interesse e da aderência das pessoas ao uso da bicicleta na capital baiana. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo Movimento continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta

Insegurança, medo de assaltos e de sinistros de trânsito é a principal marca no dia a dia dos homens e mulheres que trabalham nas entregas de mercadorias pelas ruas das cidades brasileiras. O dado alarmante continue lendo…

Leia mais

Pesquisa: quase 80% dos cariocas querem andar mais de bike em 2022

Desde o início da pandemia, o número de cariocas adeptos às bikes como meio de transporte cresceu: 44% passaram a pedalar mais pela cidade neste período. É o que aponta o levantamento da empresa de micromobilidade Tembici, que investigou continue lendo…

Leia mais

USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo

A Universidade de São Paulo inaugurou hoje (19) o novo sistema de ciclovias da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. As obras foram iniciadas em agosto de 2021 e previam a reforma dos continue lendo…

Leia mais

Mobilidade sustentável é tema de nova premiação da CAPES

A CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen celebraram, nesta quinta-feira, 30/12, acordo de cooperação técnica – publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31 de dezembro de 2021 – que vai premiar artigos científicos sobre mobilidade urbana continue lendo…

Leia mais

Fundación MAPFRE e LABMOB lançam estudo sobre os desafios da ciclologística no Brasil

A Fundación MAPFRE e o Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançam nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro, às 14h, o continue lendo…

Leia mais
1 10 11 12 13 14 22