Ciência e Pesquisa

A ciclomobilidade é uma prática social que gera e que demanda a geração de conhecimento por diversas áreas da ciência, seja praticada na academia, em empresas e mesmo na sociedade civil.

O Observatório da Bicicleta é um projeto do GT Pesquisa da UCB – União de Ciclistas do Brasil e mantém relacionamento com pesquisadores pertencentes ou não a seu quadro de associados/as.

O desenvolvimento ou os resultados da produção científica sobre a ciclomobilidade está presente em todas as seções do ObservaBici, com destaque para as Publicações do Acervo, Eventos da Agenda e para as Notícias. No Acervo, destacamos as publicações do tipo Trabalhos Acadêmicos, Relatórios de Pesquisa e Artigos. Todo o conteúdo do ObservaBici pode ser encontrado no seu mecanismo de Pesquisa.

O ObservaBici é colaborativo – informe uma pesquisa da qual tiver conhecimento para que ela seja destacada e divulgada – saiba mais aqui.


Monitoramento de pesquisas do ObservaBici


Divulgue sua pesquisa no ObservaBici

Observatório da Bicicleta publica e divulga pesquisas em fase de coleta de dados.


Conteúdo sobre ciência e pesquisa no ObservaBici

O tema ciência e pesquisa consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. A pesquisa pode ser feita buscando por áreas ou disciplinas da ciência, tais como “ciências humanas”, “psicologia”, “saúde” etc. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo

A Universidade de São Paulo inaugurou hoje (19) o novo sistema de ciclovias da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. As obras foram iniciadas em agosto de 2021 e previam a reforma dos continue lendo…

Leia mais

Mobilidade sustentável é tema de nova premiação da CAPES

A CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen celebraram, nesta quinta-feira, 30/12, acordo de cooperação técnica – publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 31 de dezembro de 2021 – que vai premiar artigos científicos sobre mobilidade urbana continue lendo…

Leia mais

Fundación MAPFRE e LABMOB lançam estudo sobre os desafios da ciclologística no Brasil

A Fundación MAPFRE e o Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançam nesta quarta-feira, dia 12 de janeiro, às 14h, o continue lendo…

Leia mais

Bicicletas são mais eficientes do que vans para entregas urbanas

A entrega de encomendas, refeições e outros itens em centros urbanos é um serviço que demanda velocidade e eficiência. Pessoas e empresas contam com o delivery para facilitar a rotina. Compras online, cada vez mais continue lendo…

Leia mais

Projeto da UFMG Mountain Bike Futuro está com inscrições abertas

O projeto de extensão Mountain Bike Futuro, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, destinado à formação de ciclistas, está com inscrições abertas em diversos horários. A atividade de extensão é voltada ao continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Avaliação de atributos relacionados ao uso da bicicleta como transporte”

Descrição da pesquisa Esta pesquisa está ligada ao Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da UFMG e tem como objetivo o desenvolvimento de um índice de ciclabilidade com indicadores selecionados a partir da continue lendo…

Leia mais

Você sabe o que é cicloativismo?

A bicicleta é econômica e está sendo muito usada para quem quer poupar gastos com combustível com preço tão elevado. A acessibilidade e o baixo custo são algumas das principais características, que fazem com que continue lendo…

Leia mais

Infraestrutura para o uso de bicicletas beneficia a economia local

Investir em estruturas voltadas para pedestres e ciclistas é solução para promover crescimento econômico nas cidades. Essa é a conclusão de um estudo que mapeou os ganhos de se construir ciclovias e espaços públicos de continue lendo…

Leia mais

Estudo demonstra que ciclofaixas da região central de Brusque não são seguras

m diagnóstico da área central de Brusque, os acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, orientados pelos professores Karol Diego Carminatti e Alexssandra Fidelis, analisaram a situação das ciclofaixas do continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra que 77% das calçadas do Centro de Brusque não são acessíveis

Diagnóstico técnico do Centro de Brusque, realizado pelos acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, mostra que 77% das calçadas da área central da cidade não são acessíveis. O estudo, continue lendo…

Leia mais
1 13 14 15 16 17 24