Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Só pedalando: como seria se bicicletas substituíssem os carros no trânsito?

Apesar de já ser realidade em diferentes partes do mundo, ver as bicicletas como meio de transporte —e não como forma de lazer— é algo relativamente recente nas grandes cidades brasileiras. Aqui, há uma série continue lendo…

Leia mais

Cresce a utilização de sistema de bicicletas compartilhadas em condomínios

A utilização de bicicletas compartilhadas é uma tendência mundial e presente em algumas capitais no país. Além de ser uma alternativa importante para a mobilidade urbana, a busca por hábitos saudáveis e a própria pandemia continue lendo…

Leia mais

Estudo mostra que 77% das calçadas do Centro de Brusque não são acessíveis

Diagnóstico técnico do Centro de Brusque, realizado pelos acadêmicos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, mostra que 77% das calçadas da área central da cidade não são acessíveis. O estudo, continue lendo…

Leia mais

Nem 30% da meta de Joinville de vias para bicicletas foi alcançada; prazo vai até 2025

Joinville está distante de cumprir a meta de implantação de vias para ciclista prevista no Plano de Mobilidade de 2015. O plano era oferecer 730 quilômetros até 2025, mas nem um terço dessa extensão foi continue lendo…

Leia mais

No atual ritmo, rede cicloviária demoraria 70 anos para ser implantada em Londrina

A bicicleta é o principal meio de transporte do estudante e professor de natação Atilio Felipe Olegini da Silva desde 2018. Diariamente ele pedala, em média, de quatro a seis quilômetros para se deslocar entre a casa, o trabalho e continue lendo…

Leia mais

Arapongas cria lei do Sistema Cicloviário

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, sancionou o projeto que cria o Sistema Municipal Cicloviário. A partir de agora, a Lei nº 5.013 vem para contribuir e incentivar o uso de bicicletas para o transporte continue lendo…

Leia mais

Gestão do trânsito no Brasil ainda é focada no carro e não no cidadão ou ciclista, diz ativista

Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em incidentes de trânsito no Brasil. Durante a pandemia, o número de sinistros aumentou em grande porcentagem. A Spuntik Brasil entrevistou ativista para entender o que continue lendo…

Leia mais

Ruas completas no Brasil – Produzindo mudanças no paradigma

O relatório elaborado pelo WRI Brasil apresenta alguns estudos de caso de cidades brasileiras que transformaram seus espaços urbanos conforme as diretrizes de ruas completas. São vias de localidades em diferentes pontos do país, como  continue lendo…

Leia mais

Ruas completas no Brasil: cidades que redesenharam vias com foco nas pessoas

A transformação das cidades construídas para os carros em ambientes que priorizam o bem-estar e a mobilidade de todas as pessoas pode tornar os centros urbanos mais resilientes e inclusivos. Não é trivial mudar ideias continue lendo…

Leia mais

Pra que carros voadores se podemos caminhar?

Ideias futuristas devem ficar apenas nos desenhos animados; conceito de mobilidade ativa e sustentabilidade são tendências dos próximos anos. Às vésperas da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio assombrou o mundo com um novo tipo de continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 14