Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Quais são os desafios de gênero, raça e renda na mobilidade?

Os sistemas de transportes tal qual conhecemos reproduzem as desigualdades de gênero, raça e renda existentes em nossa sociedade. Seja por meio da caminhada, do uso da bicicleta ou do transporte público, o fato é continue lendo…

Leia mais

O urbanismo tático é uma ação prevista em lei?

Recentemente muitas cidades brasileiras têm recorrido a recursos do Urbanismo Tático como forma de intervir no desenho urbano de suas vias de modo a torná-las mais seguras e atrativas. Tudo isso com baixo custo e continue lendo…

Leia mais

Bicicletas e automóveis: guerra ou convívio pacífico?

Ainda me lembro da sensação de desconcerto e angústia, ao olhar para aquela bicicleta estacionada dentro de uma pequena arrecadação encafuada de coisas no pequeno R/C que fui habitar temporariamente, acabado de chegar à Holanda continue lendo…

Leia mais

Pedaladas inspiram novas relações e modelagens urbanas

O Cristo é testemunha. Toda terça e quinta Vinícius Zimbrão parte às cinco da matina de Botafogo para a Mesa do Imperador, na Vista Chinesa. Pedala 25 quilômetros até o cartão-postal dourado de verde e continue lendo…

Leia mais

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida

Pouco antes de assumir seu mandato em janeiro de 2020, a prefeita Claudia López assumiu o compromisso de redesenhar uma importante via arterial de Bogotá, a fim de transformá-la em um corredor verde para a continue lendo…

Leia mais

Como incentivar mulheres a pedalar?

Por Kelly Fernandes. Hoje é o último dia da semana na qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher (08/03). Diferente de textos anteriores que dão centralidade para os efeitos da ausência de segurança pública, nesse quero continue lendo…

Leia mais

O que é preciso para viabilizar a bicicleta como opção de mobilidade nas cidades brasileiras?

Grandes manchas urbanas, temperaturas elevadas, relevos bastante acidentados, falta de segurança. Quais são os caminhos para promover o uso das bicicletas como alternativa de mobilidade nas cidades brasileiras? Para aprofundar o tema, o Caos Planejado recebe Glaucia continue lendo…

Leia mais

Canadá lança plano estratégico para formar ciclistas e fomentar o ciclismo em 10 anos

Fundada em 1882, a Cycling Cyclisme Canada, ou apenas “Cycling Canadá” é a Organização Nacional de Esportes mais antiga do país. E como uma associação presente nos 12 estados canadenses, tem por objetivo promover, apoiar e continue lendo…

Leia mais

5 inovações do recém-lançado Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias de São Paulo

As cidades estão em constante transformação. Se orientadas por premissas parciais ou desatualizadas, as modificações no espaço urbano tendem a imprimir esses equívocos no território. Quando guiadas por uma visão comum que priorize a segurança das continue lendo…

Leia mais

Ciclovias, uma excelente solução

Precisamos de um novo salto em 2021, entre 2014 e 2018 a malha cicloviária das capitais brasileiras mais que dobrou, cresceu aproximadamente 3,500 km, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, cada uma em torno continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 14