Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Ciclovias fazem parte de uma cidade acessível

Cláudia Pires comenta o caso de um ciclista atropelado por um ônibus em Belo Horizonte e discute a situação de investimentos em ciclovias em Minas Gerais.

Leia mais

As 12 melhores formas de retirar carros das cidades

  A Universidade de Lund, na Suécia, identificou e classificou as 12 medidas mais eficazes que as cidades europeias têm vindo a testar nas últimas décadas, utilizando dados de experiências reais. Pergunta: o que é continue lendo…

Leia mais

Viver sem os carros: é possível?

Por Glaucia Pereira e Marcelo de Trói.   No dia 22 de setembro comemoramos o Dia Mundial Sem Carro, o World Car-Free Day. O movimento começou a despontar no final dos anos 80, na Europa, continue lendo…

Leia mais

3 Ações para promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Concurso de fotos nas redes sociais celebra a volta dos encontros entre pessoas nas ruas

Concurso de fotos da Semana do Caminhar, evento anual organizado pela ONG SampaPé!, que celebra o caminhar nas cidades, convida as pessoas  a compartilharem em suas redes sociais fotos de encontros e celebrações nos espaços continue lendo…

Leia mais

Governo Federal disponibiliza instrumentos para auxiliar cidades brasileiras a elaborarem Planos de Mobilidade Urbana

Cidades de todo o País com até 250 mil habitantes têm até 12 de abril de 2023 para entregar seus Planos de Mobilidade Urbana (PMU). O documento é exigido pela Lei n. 12.587/2012, que instituiu continue lendo…

Leia mais

5 maneiras de reduzir o uso de petróleo investindo em um transporte mais limpo

Por Siba El-Samra e Claudia Adriazola-Steil Nunca houve um momento mais propício para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Os preços do petróleo e da gasolina dispararam em decorrência da invasão da Ucrânia pela Rússia, continue lendo…

Leia mais

8 abordagens e tendências para promover trânsito seguro e espaços públicos de qualidade

Por Paula Manoela dos Santos, Bruno Rizzon e Adriana Jakovcevic. É preciso desacelerar o trânsito nas cidades brasileiras – e rápido. Esta é uma questão de saúde pública, já que sinistros de trânsito estão entre continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Qualidade de transporte por bicicleta em interseções de trânsito”

Descrição da pesquisa Pesquisa realizada para Tese de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU/UFPB) com o objetivo de identificar a importância de fatores de segurança continue lendo…

Leia mais

Por que andar a pé pode ser mais rápido do que de carro?

Por Cristiano Scarpelli. Em 1854, o escritor estadunidense Henry David Thoreau escreveu a obra clássica “Walden”, relatando sua experiência de vida nos bosques e enaltecendo as vantagens da vida simples e autossuficiente. Logo no início do continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 14