Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Com tradição de pesquisas em Cicloturismo, UFF abre inscrições para o mestrado em Turismo

Até 13 de abril estão abertas as inscrições para as provas de seleção para a Turma de 2022 do curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense, continue lendo…

Leia mais

As ciclovias são culpadas pelo congestionamento urbano?

Por David Metz. Em 2021, o motorista médio de Londres passou 148 horas nos engarrafamentos — o dobro da média nacional, de acordo com um novo relatório da Inrix, uma empresa que analisa o tráfego rodoviário. Essas continue lendo…

Leia mais

A lei das ruas para se tornar uma cidade mais adequada às bicicletas

Ao longo do último século, os carros foram o elemento dominante no planejamento de cidades e municípios. Pistas para veículos, expansão de faixas, estacionamentos e garagens foram sendo criados e usados enquanto continuamos nossa dependência continue lendo…

Leia mais

Como a mobilidade urbana pode diminuir os sinistros de trânsito?

No fim de 1990 em Porto Velho (Rondônia), levávamos 8 minutos de carro entre a nossa casa na zona sul e a escola na qual estudava no centro da cidade. Numa breve consulta no aplicativoGoogle continue lendo…

Leia mais

A indispensável invenção da desmobilidade

Por Ricardo Abramovay. As montadoras ficaram indignadas com a decisão do governo francês de tratar a publicidade de automóveis de forma semelhante à de cigarros. A partir de março de 2022, os anunciantes terão que lembrar ao continue lendo…

Leia mais

Moradores pedem que ciclovias de Botafogo sejam incluídas em projeto da prefeitura para estimular uso de bicicletas

Usar a bicicleta como meio de transporte é bom para a mobilidade urbana, o meio ambiente, a saúde do ciclista… Mas é preciso ter coragem para encarar o desafio no Rio. Moradores de Botafogo consideram continue lendo…

Leia mais

Plano de Mobilidade Urbana planeja criar ciclovias e ciclofaixas em Barueri

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), ligado à prefeitura de Barueri, deu início a elaboração do plano de mobilidade urbana da cidade, com o objetivo de melhorar o transporte público, a malha viária, criar e aprimorar continue lendo…

Leia mais

Meta é aumentar malha cicloviária em pelo menos 21% no DF

O Distrito Federal fecha 2021 com 616 quilômetros de malha cicloviária. Neste ano, o Governo do DF aumentou os investimentos em ações que facilitaram o acesso a esse modo de deslocamento ativo, como a construção continue lendo…

Leia mais

A política cicloviária da cidade de São Paulo e a participação social

Por Wilson Levy. A implantação da política cicloviária na cidade de São Paulo, a partir de 2013, foi um evento que gerou um intenso debate na esfera pública paulistana. Numa cidade que se espraiou graças continue lendo…

Leia mais

4 Maneiras de desenhar ruas seguras para bicicletas

Desde o começo da pandemia de Covid-19, a bicicleta se tornou uma alternativa ainda mais popular, resiliente e confiável para os deslocamentos cotidianos, e ciclovias temporárias (ou pop-up) são cada vez mais comuns em grandes cidades ao redor do continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 14