Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Por ruas que possam voltar a ser lugar de criança

Normalmente não me considero uma pessoa saudosista. Muito pelo contrário, geralmente sou até um tanto avesso àquelas pessoas que vivem criticando as gerações atuais, sempre dispostos a citarem uma referência de antigamente, que invariavelmente começam continue lendo…

Leia mais

Ciclovias, entre desenho urbano e saúde pública

As ciclovias, com suas faixas distintas e sinalização dedicada, têm ganhado destaque na paisagem urbana de muitas cidades ao redor do mundo. Seus impactos abrangem desde a redução do tráfego rodoviário até a promoção de continue lendo…

Leia mais

Boas práticas em desenho de ruas para ciclistas são pauta de encontro promovido pela Prefeitura do Recife

Uma cidade que protege os mais frágeis no trânsito: esse é o objetivo de uma política de mobilidade ativa, assunto do workshop “Desenho de Infraestruturas mais Seguras para Ciclistas”, realizado nesta terça-feira (19), pela Prefeitura continue lendo…

Leia mais

Ciclistas aprovam trabalhos do Planmob Caxias durante workshop

Nesta terça-feira (01/08), a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e a URBTEC™, empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), promoveram duas atividades, previstas no cronograma, continue lendo…

Leia mais

Qual a mobilidade ativa e o urbanismo do futuro?

Há 11 anos, entrava em vigor a lei nº 12.587/12, que trata da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Em resumo, a mobilidade urbana traz definição de políticas públicas, para o fácil acesso de deslocamento de continue lendo…

Leia mais

Apoie a mobilidade sustentável no Plano Plurianual

Centenas de propostas de organizações da sociedade civil, grupos de pessoas ou de cidadãos individualmente já estão cadastradas na plataforma do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027, do governo federal. O Plano Plurianual (PPA) é uma lei continue lendo…

Leia mais

Com novo Plano Diretor, bicicletas podem perder espaço em São Paulo

Para o engenheiro de transportes Luis Fernando Di Pierro, o adensamento dessas regiões e a oferta de mais garagens vai causar uma disputa pelo espaço no viário. “A bicicleta será o modal mais prejudicado”. Di continue lendo…

Leia mais

Qué debe tener una bici para ciudad

Hemos tomado la decisión, vamos a empezar a usar nuestra bici como un vehículo para desplazarnos al trabajo o a hacer algunas de las tareas diarias que tenemos que afrontar. Sin embargo al hacerlo, siempre continue lendo…

Leia mais

Como transformar uma rua para priorizar as pessoas

O urbanista Oto Ozols, de Riga, na Letônia, criou este curiosíssimo vídeo para mostrar as possibilidade de transformação da rua Matisa e do Mercado Vidzeme em sua cidade. É quase um disparate comparar a histórica continue lendo…

Leia mais

O carro como último da lista de prioridades nas cidades

A arquiteta Maria Helena da Rocha Paranhos, que mora em Berlim (Alemanha) e esteve há poucos dias em Florianópolis, fala nesta entrevista sobre os desafios da mobilidade urbana. A senhora fala que o gestor público continue lendo…

Leia mais
1 2 3 14