Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Programa Bicicleta Brasil: agora vai?

20 mil mortos. Esse é o saldo negativo direto, em vidas humanas, da falta de segurança para os usuários de bicicletas no Brasil em quase 15 anos. No rol de fatores que podem explicar tamanha fragilidade continue lendo…

Leia mais

Vamos de Bicicleta: conheça a cidade com um único meio de transporte

Imagine se a sua cidade não tivesse carros, nem motos, nem ônibus, e nem caminhões. Nenhum veículo motorizado à vista. Imagine que todas as pessoas se deslocam de um lugar para o outro utilizando apenas continue lendo…

Leia mais

Ruas Completas no Brasil: relatório reúne cidades que redesenharam vias com foco nas pessoas

A transformação das cidades construídas para os carros em ambientes que priorizam o bem-estar e a mobilidade de todas as pessoas pode tornar os centros urbanos mais resilientes e inclusivos. Não é trivial mudar ideias continue lendo…

Leia mais

Semana do Caminhar 2021 celebra o caminhar e os espaços verdes pelas cidades

Organizada pelo SampaPé, quinta edição une diversas organizações de todo país para ressaltar importância dos espaços verdes e da natureza na cidade O uso de praças e o desejo por cidades mais verdes ficou ainda continue lendo…

Leia mais

Bauru tem apenas 12% de sistema cicloviário e vereadores discutem

Do que foi estabelecido pelo Plano de Mobilidade Cicloviário de Bauru, a cidade conta com pouco mais de 12% do total previsto como ideal para o deslocamento por meio de bicicletas em ciclovias e ciclofaixas. continue lendo…

Leia mais

Políticas públicas para bicicletas

Por Luciana Nicola. O prolongamento das medidas de restrição impostas pela pandemia, superada a marca de um ano de duração, provocou um fenômeno específico para a questão de mobilidade urbana. A diminuição de carros e continue lendo…

Leia mais

III Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo: Gratuito e 100% digital

Apresentação sobre o evento que discutirá o planejamento, gestão e operação do cicloturismo em todo o território brasileiro, durante os dias 08, 09 e 10 de junho de 2021.

Leia mais

O que é o Programa Bicicleta Brasil?

A falta de segurança para ciclistas já causou mais de 20 mil mortes ao longo dos último 15 anos, segundo o Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM). E, de acordo com o texto Cidades Cicláveis, continue lendo…

Leia mais

Ciclistas reclamam de mobilidade urbana e ‘fogem’ para as trilhas

Vista como saudável, econômica e ambientalmente correta, as bicicletas tiveram um ‘boom’ de vendas em Bauru em 2020 e início de 2021. O ciclismo também é considerado um dos esportes que mais cresceram durante a pandemia. Porém, as continue lendo…

Leia mais

É o fim das cidades?

Durante a pandemia, o trabalho remoto tornou-se norma em muitos setores e muitas empresas pensam continuar assim, pelo menos em grande medida. Essa reintegração do trabalho e da casa ameaça um dos últimos vestígios remanescentes da era continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7 8 9 14