Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

“Cómo el virus va a mutar nuestras ciudades”

“La cuarentena ha hecho emerger una ciudad nueva y más agradable: sin contaminación, sin ruido, donde se redescubre el barrio y el vecino, se valoran las tiendas cercanas, podemos teletrabajar. Pero muchas personas han sufrido continue lendo…

Leia mais

“Com urbanismo tático, cidades enfrentam a Covid-19 priorizando pedestres e ciclistas”

“Ciclovias criadas da noite para o dia, vias convertidas em zonas calmas, calçadas estendidas às pressas – tudo para acomodar a necessidade de mobilidade urbana em um cenário de pandemia. A Covid-19 tem gerado grandes intervenções urbanas, continue lendo…

Leia mais

“Plano cicloviário de Campinas terá menos da metade das vias previstas”

“O plano cicloviário de Campinas vai chegar ao ano de 2020 com apenas 40% da meta cumprida, ou seja, apenas 37 quilômetros dos 74 projetados. As ciclovias de Campinas não têm conexões entre si e continue lendo…

Leia mais

“No ‘novo normal’, a bicicleta e o andar a pé fazem parte da cidade”

“Com o pico da pandemia já lá atrás na curva, a Europa afectada pelo Covid-19 começa a pensar no regresso à normalidade ou, pelo menos, a uma nova normalidade. São vários os países que, com continue lendo…

Leia mais

“Como a bicicleta conquistará as cidades após o coronavírus “

“A crise do Covid-19 ou Coronavírus tem gerado mudanças em todo o mundo. Provavelmente muitos dos nossos hábitos devem ser impactados daqui para frente. E isso diz respeito inclusive às questões de mobilidade. Considerando-se o continue lendo…

Leia mais

“Enquanto os impactos do novo coronavírus aumentam, a micromobilidade preenche espaços”

“Com uma pandemia global interferindo diariamente na rotina das pessoas, muitas coisas estão mudando – inclusive a maneira como estamos nos deslocando. Com o objetivo de ajudar as cidades a definirem suas infraestruturas e fortalecer continue lendo…

Leia mais

“São Bernardo do Campo fecha ciclovias, praças e ruas para aumentar isolamento social durante pandemia do coronavírus”

“A prefeitura de São Bernardo do Campo intensificou as restrições de circulação na cidade para aumentar o isolamento social durante a pandemia de coronavírus, nesta quinta-feira (9). Ruas, praças e ciclovias foram fechadas com fitas continue lendo…

Leia mais

“Ônibus e bicicleta: alternativas para melhorar a mobilidade em Florianópolis”

” Florianópolis já avançou muito na questão de melhorias do transporte coletivo e em aumento de ciclovias. Agora, para diminuir ainda mais as filas, mais investimentos devem ser feitos na cidade. A equipe da NDTV continue lendo…

Leia mais

“Manaus, a cidade proibida para bicicletas”

” 2020 traz consigo a agenda eleitoral. Devemos desde já começar a trabalhar nossas escolhas a partir de nossas perspectivas e anseios enquanto cidadãos. Esse trabalho envolve avaliar pessoas e suas gestões. Daí porque é continue lendo…

Leia mais

Software pode ajudar gestores a tornar as cidades amigáveis para ciclistas

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP – Um software capaz de analisar o deslocamento de ciclistas e pedestres pela cidade foi desenvolvido por uma equipe internacional de pesquisadores apoiada pela FAPESP. A ferramenta, disponível gratuitamente continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14