Acervo de publicações

O Acervo do Observatório da Bicicleta é composto de de publicações de texto e audiovisuais, fornecidas pelas próprias autorias ou por qualquer visitante colaborador/a.

Assim como as demais seções do ObervaBici, o Acervo de publicações é colaborativo: contribua enviando suas publicações.


CONHEÇA AS SEÇÕES DO ACERVO

Notícias relacionadas

Dia Nacional do/a Ciclista 2023: eventos e notícias

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017. A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta pela continue lendo…

Leia mais

Ciclistas esportivos pedem mudanças na legislação de trânsito

Representantes do ciclismo esportivo defenderam, em audiência da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (11), que os praticantes do esporte não sejam obrigados a usar ciclovias e que, nas vias onde elas continue lendo…

Leia mais

Afinal, bicicleta elétrica exige emplacamento como as motos?

Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em junho, trouxe pela primeira vez para a legislação nacional uma clara diferenciação entre bicicleta elétrica, ciclomotor e motoneta, estabelecendo as regras para o licenciamento continue lendo…

Leia mais

Comissão debate redução de limite de velocidade de carros nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (11) para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres e ciclistas. O continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas, ciclomotores e autopropelidos: veja perguntas e respostas sobre novas regras

Bicicletas, skates e patinetes elétricos com velocidade de até 32 km/h são isentos de licença e habilitação e podem trafegar na ciclovia, com limite de velocidade. Bicicletas mais robustas e rápidas, que entram na categoria continue lendo…

Leia mais

Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?

Você sabia que bike elétrica não pode ter acelerador?  A regra consta em uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada nesta quinta-feira (22), que atualiza a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos continue lendo…

Leia mais

Conselho Nacional de Trânsito regulamenta o uso de bicicletas elétricas

Assista a reportagem de TV. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o uso de bicicletas elétricas e outros equipamentos como monociclos e patinetes elétricas. A medida define regras de trânsito em vias públicas e continue lendo…

Leia mais

32 km/h não é demais para uma bike na cidade?

Trinta e dois quilômetros por hora significam quase 9 m/s. Parece ser uma velocidade exagerada para as atuais condições das ciclovias e ciclofaixas brasileiras, repletas de falhas, buracos, sujeira acumulada, além de graves problemas de continue lendo…

Leia mais

Mudanças no CTB: o estado de anomia do trânsito brasileiro

Por Rodrigo Vargas. Durante alguns dias, estive refletindo sobre essas medidas e, como sempre costumo fazer, entender (ou pelo menos tentar) os motivos que levaram a tal decisão. Como de costume, quando não encontro respostas continue lendo…

Leia mais

Aumentam as regras para “bikes” e motos elétricas em todo o País

A necessidade de adequação se deu após aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de regras mais específicas para o tráfego, que deixe mais clara a classificação dos veículos continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 21