Acervo de publicações

O Acervo do Observatório da Bicicleta é composto de de publicações de texto e audiovisuais, fornecidas pelas próprias autorias ou por qualquer visitante colaborador/a.

Assim como as demais seções do ObervaBici, o Acervo de publicações é colaborativo: contribua enviando suas publicações.


CONHEÇA AS SEÇÕES DO ACERVO

Notícias relacionadas

Shimano Fest 2023 – Abraciclo lança novo Guia do Ciclista Seguro

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo vai lançar a segunda edição do Guia do Ciclista Seguro no Shimano Fest, que acontece entre os dias 17 e 20 continue lendo…

Leia mais

Especialistas defendem diminuição de velocidade das vias para garantir segurança de pedestres e ciclistas

Representantes do governo e de entidades ligadas à mobilidade ativa concordam que a principal forma de fazer com que as cidades sejam menos hostis a pedestres e ciclistas é a diminuição da velocidade das vias continue lendo…

Leia mais

Comissão debate mobilidade urbana sob o olhar do ciclista e do pedestre

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara do Deputados discute, nesta terça-feira (15), a mobilidade urbana sob o olhar do ciclista e do pedestre. O debate foi solicitado pelo deputado Jonas Donizette (PSB-SP). O continue lendo…

Leia mais

SUS registra 40 internações por dia de ciclistas acidentados no trânsito

Em 19 de agosto, celebra-se o Dia do Ciclista, data criada com o intuito de reforçar o respeito a esse público. O dia é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu em 19 de continue lendo…

Leia mais

Niterói sai na frente e é pioneira na proibição de ciclomotores em ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas

Niterói é pioneira no estado na proibição de circulação de ciclomotores em ciclovias, ciclofaixas  e calçadas compartilhadas do município. O prefeito da cidade, Axel Grael, assinou nesta terça-feira (8) a regulamentação que será publicada amanhã continue lendo…

Leia mais

Turbinar bicicleta elétrica? Usuários burlam regras e criam riscos ao aumentar velocidade de veículos

O comportamento de contravenção de alguns usuários faz crescer a polêmica sobre a circulação de bicicletas elétricas e ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas do Rio. Nas ruas da cidade, ouve-se que alguns ciclistas sem continue lendo…

Leia mais

‘É uma aberração’, diz fundador da Comissão de Segurança no Ciclismo sobre proibição de veículos motorizados nas ciclovias

A aprovação da versão mais restritiva do projeto de lei que trata sobre a regulamentação dos ciclomotores, pela Câmara de Vereadores do Rio, causou indignação no fundador e membro da Comissão de Segurança no Ciclismo continue lendo…

Leia mais

Bicicletas e scooters elétricas serão proibidas nas ciclovias e calçadas do Rio

As bicicletas e demais veículos motorizados, com uso de eletricidade ou combustão, serão proibidas de circular nas ciclovias e calçadas de todo o município do Rio. É o que determina o  PL 742-A/2021, aprovado com continue lendo…

Leia mais

Estudo revela que bicicletas elétricas podem ser 66% mais rápidas do que carros em capitais do Brasil

Um levantamento realizado pela Tembici, startup de micromobilidade, mostra a eficiência das bicicletas elétricas em comparação com os carros. Trajetos mais longos, de 9 a 10 km, por exemplo, que de carro duram em média continue lendo…

Leia mais

Strava divulga dados sobre o uso da bicicleta por mulheres no Brasil

Dados do Strava revelam que, no mundo, as mulheres passam 55% menos tempo pedalando que os homens. Entretanto no Brasil, esse número chega a 37%, em linha com a disparidade de gênero observada globalmente. Esta continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 21