Dados

Para o Observatório, dados são informações quantitativas sobre assunto específico, expressos em termos absolutos ou estatísticos, resultantes de pesquisa, levantamento, monitoramento ou cálculo.

Os dados disponíveis no Observatório podem ser tanto extraídos de relatórios de pesquisa mais amplos, livros, artigos etc., quanto de levantamentos realizados especialmente para este fim.


Dados disponíveis no Acervo

Frota de bicicletas no Brasil

Dados sobre a quantidade de bicicletas existentes no Brasil produzidos por duas instituições

Mortes de ciclistas no trânsito brasileiro

Dados sobre mortes de ciclistas no trânsito entre 2015 e 2019 na plataforma de dados do DATASUS em 2020

Percentual de ciclomobilidade no Brasil

Dados sobre o percentual de uso da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras produzidos por diversas instituições

Malha cicloviária brasileira

Dados sobre a quantidade de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nas cidades brasileiras produzidos por diversas instituições (em breve)


Outras referências no ObservaBici

Dados constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Vá de Bicicleta

Por Bruno Panseri. Cada vez mais, transportes alternativos tomam conta das cidades. Seja por uma questão de economia ou saúde, seja para gerar menos poluição, eles também ajudam a melhorar a mobilidade urbana. Para se continue lendo…

Leia mais

Travessia de bicicleta em viadutos de BH aumenta até 70% após instalação de estruturas cicloviárias

Por Cristiano Scarpelli No mês de maio de 2021, Belo Horizonte recebeu suas duas primeiras infraestruturas cicloviárias em viadutos, as quais, tudo indica, influenciaram positivamente mais gente a pedalar nos locais. A primeira a ser continue lendo…

Leia mais

Niterói: câmeras de monitoramento contabilizam as bicicletas na ciclovia

As câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) foram aliadas da Coordenadoria Niterói de Bicicleta na contagem de bikes que circulam pelas principais ruas da cidade em 2021. continue lendo…

Leia mais

Sensor conta quantas bicicletas passam por rua de Blumenau e resultado surpreende

Um sensor instalado na Rua Antônio da Veiga, em Blumenau, contou durante cinco meses o número de bicicletas que passam por dia pela pequena ciclofaixa da via. O resultado, apresentado nesta semana ao Conselho de continue lendo…

Leia mais

Pesquisa inédita revela número estimado de bicicletas no Brasil

Uma pesquisa feita pela especialista em mobilidade urbana e fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana, Glaucia Pereira, revela que o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas. O trabalho apresenta ainda continue lendo…

Leia mais

Macromobilidade

Por Gláucia Pereira.  Horace Dediu, empresário estadunidense, cunhou o termo micromobilidade pela primeira vez em 2017 no Tech Festival, em Copenhagem. Com isso, entendia que o conceito articulava novos modos ativos de transporte a modos já continue lendo…

Leia mais

Apesar de ter 1,6 milhão de bicicletas, 9 mil delas circulam na cidade de SP todos os dias, diz CET

Um estudo inédito mostra que há 1,6 milhão de bicicletas na cidade de São Paulo, mas dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que 9 mil delas circulam todos os dias. O levantamento continue lendo…

Leia mais

Movimento em ciclovia dobra na pandemia

Mais pessoas estão pedalando nas ciclovias de São Paulo. E a quantidade de bikes circulando deve aumentar com a redução no imposto de importação.

Leia mais

Convocatória Perfil Ciclista 2021

Inscreva-se aqui, caso tenha interesse na participação de sua cidade. Essa é uma pré-inscrição que não gera qualquer compromisso. Gerar dados que impulsionem a construção de políticas que promovam o uso da bicicleta nas cidades continue lendo…

Leia mais

Fantasmas: Por que acidentes com ciclistas não são contabilizados?

A bicicleta passou a fazer parte da vida de muita gente. Do passeio ao trabalho, a ‘magrela’ foi adotada pelos cariocas e se tornou fundamental para enfrentar o já sempre caótico trânsito da cidade, além continue lendo…

Leia mais
1 2 3