| | | | |

Comissão debate redução de limite de velocidade de carros nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (11) para debater a redução do limite de velocidade dos automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres e ciclistas.

O requerimento para realização da reunião foi apresentado pelo deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA). Ele lembra que o Brasil é signatário da Declaração de Estocolmo, que recomenda estabelecer 30 km/h como limite de velocidade em áreas urbanas.

O parlamentar também ressaltou que a Política Nacional de Mobilidade Urbana definiu, em suas diretrizes, a prioridade dos modos de transportes não motorizados. “Apesar da legislação federal, as cidades seguem priorizando veículos motores individuais. A velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta”, disse.

Segundo Marinho, no esporte não é diferente. “Os atletas que treinam todos os dias para poder melhorar seu desempenho e, assim, atingir resultados de excelência em suas competições também são vítimas do trânsito. Isso tira o foco da sua preparação, colocando mais um elemento em sua rotina de trabalho”, completou.

Foram convidados para o debate, entre outros:
– a representante da ONG Caminha Rio Thatiana Murilo;
– a representante da União de Ciclistas do Brasil (UCB) Ana Luiza Carboni;
– a representante da Comissão de Segurança no Ciclismo RJ Viviane Helena de Jesus Sousa Zampieri;
– o representante da Associação de Ciclistas de Planaltina (DF) Eduardo Guimarães; e
– a representante do Laboratório de Psicologia do Trânsito do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) Ingrid Neto.

A reunião será realizada no plenário 4, às 10 horas.

Assista a transmissão da audiência: https://www.youtube.com/live/f5t6EQfxu-s?feature=share

 

Da Redação – GM

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *