Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Aumento de ciclovias em São Paulo estimula pais a andar com filhos

O aumento da infraestrutura cicloviária permanente, a existência de ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e as reformas nas ciclovias na Marginal do Rio Pinheiros têm atraído pais e mães paulistanas a usar a continue lendo…

Leia mais

Desafio Intermodal, uma maneira prática de medir a eficiência dos transportes

Por Felipe Alves Na coluna passada falei que esta é a Semana da Mobilidade, por compreender o Dia Mundial Sem Carro, 22/09. E uma das atividades mais interessantes realizadas nesta semana é o Desafio Intermodal. continue lendo…

Leia mais

“Volta às Escolas em Bicicleta” marca a Semana Europeia da Mobilidade em Évora!

De 16 a 22 de Setembro assinala-se a Semana Europeia da Mobilidade cujo tema central do programa de ações é: “Melhores Ligações”. Este tema procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial Sem Carro: entenda a data, celebrada no próximo dia 22

Por Felipe Alves Na área da mobilidade, como em qualquer outra, existem as datas comemorativas, com diferentes motivos ou motivações . A data da invenção da bicicleta – 12/06/1817 – também é lembrada. Há até continue lendo…

Leia mais

Estudantes da Escola Castro Alves participam de palestra sobre educação no trânsito em Imperatriz

Setor é responsável por conscientizar e elaborar projetos que levam informações importantes para a segurança de condutores e pedestres   Dando continuidade ao cronograma de ações da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), a continue lendo…

Leia mais

Exposição do Dia do Ciclista em Icaraí traz obras de alunos da rede municipal

Representadas em trabalhos de artistas como Marcel Duchamp, Iberê Camargo e Eduardo Kobra, as bicicletas viraram obras de arte, dessa vez, pelas mãos das crianças da rede municipal de ensino de Niterói. O Centro Cultural continue lendo…

Leia mais

Secretaria de Esporte e Lazer abre vagas para Escolinha de Bicicross

Estão abertas inscrições para a Escolinha de Bicicross (BMX), desenvolvida por meio do programa Sorriso + Esporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Leia mais

UCB conquista 2 vagas nas Câmaras Temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito

A UCB – União de Ciclistas do Brasil foi aprovada para 02 duas câmaras temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito para o biênio 2022/2023: ➥ Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS continue lendo…

Leia mais

As passarelas para pedestres deveriam ser banidas das cidades

Por Felipe Alves. Essa semana tive o desprazer de ver uma campanha da AMC (órgão de trânsito local), indicando para as pessoas usarem “as passarelas e demais equipamentos destinados para quem caminha (…) para evitar continue lendo…

Leia mais

Ação educativa conscientiza para um maior respeito aos ciclistas no Dia Mundial da Bicicleta em Fortaleza

Em alusão ao Dia Mundial da Bicicleta, comemorado nesta sexta-feira (03/06), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizará ação educativa para incentivar o respeito aos ciclistas. A mobilização vai acontecer no cruzamento da continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 10