Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Portugal: governo entrega bicicletas nas escolas para colocar alunos a pedalar

259 escolas recebem o seu kit ainda em 2022 e o material, que visa incentivar os alunos a utilizar este meio de mobilidade sustentável, começa a ser entregue ainda este mês, para se prolongar até continue lendo…

Leia mais

O que o Governo Federal pode fazer pela mobilidade?

Por Felipe Alves Passado o segundo turno das eleições presidenciais, com bloqueios de estradas pelos derrotados, e o discurso do vitorioso citando importantes questões ambientais, vou elencar algumas ações que o Governo Federal poderia tomar continue lendo…

Leia mais

“Sobre Amizade e Bicicletas” é eleito Melhor Filme pelo Júri Oficial da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Três curtas-metragens brasileiros e um internacional são os vencedores da 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os filmes falam de temas como racismo, preconceitos e amizade. O anúncio foi feito no sábado (22/10), em continue lendo…

Leia mais

Motoristas de ônibus trocam de lugar com ciclistas em ação em Niterói

Uma oportunidade incomum para o desenvolvimento da empatia. Essa é a descrição mais precisa da dinâmica educativa da qual participaram motoristas de diversas empresas de ônibus de Niterói na manhã dessa quinta-feira (22). Na ação, continue lendo…

Leia mais

Portugal: alunos do 2.º ciclo vão aprender a andar de bicicleta na escola

O Ministério da Educação quer dar aos alunos bases e aprendizagem para que consigam andar de bicicleta. Adianta o “Jornal de Notícias” que já foram facultadas às escolas uma série de pontos para colocar em continue lendo…

Leia mais

A prepotência das carreatas e motociatas

Por Felipe Alves Com a proximidade do segundo turno das eleições, e as campanhas se intensificando cada vez mais, o número de eventos nas ruas das cidades do país é enorme, e é seguro dizer continue lendo…

Leia mais

Empresa fatura R$ 108 mil em um ano ensinando crianças a andar de bicicleta

Nas aulas, as crianças aprendem a manter o equilíbrio. Depois, treinam em um circuito, para ganhar mais confiança.A empresa fornece as bicicletas e os acessórios de segurança, como joelheira, capacete, cotoveleira e luva. As aulas continue lendo…

Leia mais

“Ônibus de bicicletas”: prática para levar crianças à escola ganha adeptos nos EUA

Já ouviu falar em “ônibus de bicicleta”? A prática, que tem feito sucesso nos Estados Unidos, consiste em grupos de dezenas de estudantes, liderados por adultos voluntários, que pedalam juntos até as instituições de ensinos. continue lendo…

Leia mais

A falsa polêmica da readequação das velocidades nas vias

Por Felipe Alves Quem estuda ou analisa segurança viária, assim como quem é ativista por um trânsito mais seguro, sabe que Fortaleza vem apresentando há vários anos uma redução consistente no número de mortes no continue lendo…

Leia mais

Precisamos retomar a evolução do sistema cicloviário

Por Felipe Alves Fortaleza é reconhecida pelos avanços na mobilidade por bicicleta. Desde 2013, tivemos uma enorme evolução na extensão da malha cicloviária, a criação de sistemas de bicicletas compartilhadas, mais bicicletários e paraciclos, e continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 10