Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Bicicletas para todas as idades a pensar num estilo de vida mais saudável

São parceiras do crescimento de qualquer criança, mas também bastante apreciadas pelos adultos. Num mundo cada vez mais em mudança e consciente da pegada ecológica da humanidade, uma alteração nos hábitos pode fazer com que continue lendo…

Leia mais

A mobilidade urbana sob o olhar das crianças

O Instituto Corrida Amiga atua com o propósito de aproximar e conectar as pessoas ao espaço em que vivem, visando a transformação do cotidiano dos(as) cidadãos(ãs) a partir da perspectiva da mobilidade ativa, do acesso continue lendo…

Leia mais

Por ruas que possam voltar a ser lugar de criança

Normalmente não me considero uma pessoa saudosista. Muito pelo contrário, geralmente sou até um tanto avesso àquelas pessoas que vivem criticando as gerações atuais, sempre dispostos a citarem uma referência de antigamente, que invariavelmente começam continue lendo…

Leia mais

“Ciclismo Curricular” ensina a andar de bicicleta em Portugal

Este ano letivo, será desenvolvido em 12 agrupamentos de escolas do concelho com os objetivos de promover a atividade física, incentivar a mobilidade suave e reforçar as competências de segurança e a autoestima. A iniciativa continue lendo…

Leia mais

Balanço Semana Nacional de Trânsito: por que a ação não é suficiente para termos resultados efetivos?

Chegamos ao fim de mais uma Semana Nacional de Trânsito e o balanço de 2023 nos faz chegar a algumas conclusões. Este é um período do ano em que se incentiva a sociedade a falar continue lendo…

Leia mais

Protegido: 17 Atividades para Semana do Trânsito na Educação Infantil

Não há resumo por ser um post protegido.

Leia mais

Programa na França ensina crianças como andar de bike nas ruas

Você sabia que as crianças na França podem obter uma espécie de licença para andar de bicicleta? Apelidada de “passaporte de bicicleta”, o certificado é fornecido aos que concluem o programa nacional “Saber Andar de continue lendo…

Leia mais

Concurso busca soluções aos desafios do ciclismo em Pelotas

Prefeitura e Pelotas Parque Tecnológico buscam soluções criativas para enfrentar os desafios do ciclismo na cidade. Para tanto, promovem o concurso “Pelotas: Uma cidade para ciclistas“, voltado aos estudantes universitários das instituições de ensino superior continue lendo…

Leia mais

Campanha de boas práticas para o uso de bikes compartilhadas é lançada em BH

Com uma frota de 40 milhões no Brasil, de acordo com o portal Bicycler Guide, as bicicletas têm sido cada vez mais escolhidas por pessoas que visam unir atividade física e a escolha por um continue lendo…

Leia mais

Marinha Grande (Portugal) quer todos os alunos a saber andar de bicicleta

Num município com forte tradição do uso de bicicleta, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, pretende que, na próxima década, todas as crianças até aos 12 anos saibam utilizar este meio continue lendo…

Leia mais
1 2 3 10