Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Comboios de bicicleta para a escola vão chegar a Braga

A Câmara de Braga vai dar início ao “CicloExpresso“, projeto de mobilidade escolar. Esta iniciativa, que organiza comboios de bicicleta para a escola, está a preparar o arranque em três escolas da cidade, colocando a continue lendo…

Leia mais

Bike Anjas lançam livro infantil sobre como aprender a pedalar

No dia 24 de janeiro de 2023 a Rede Bike Anjo lançará o livro infantil “EBA! Aprendendo a pedalar” no Canal YouTube da Bike Anjo. O lançamento acontecerá em ambiente virtual e também em seguida presencialmente, continue lendo…

Leia mais

Vá de Bike à Escola abre inscrições em Niterói

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta, da Prefeitura de Niterói, está com inscrições abertas para mais uma edição do projeto Vá de Bike à Escola. A iniciativa tem apoio da Nittrans e da ONG Bike Anjo. continue lendo…

Leia mais

Andar de bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil, revela estudo

Andar de bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil e dá suporte na formação de habilidades importantes para o crescimento saudável e equilíbrio das crianças, é o que revela um estudo recente da Universidade de São Paulo continue lendo…

Leia mais

Apaixonada pela leitura, educadora implanta ‘bicicloteca’ itinerante em comunidade rural no Acre

“Parte do que eu sou, acho que um pedação bem grande, é resultado dos livros que li”. É com esse pensamento que a educadora Maria da Conceição, mais conhecida como Ceiça, segue na missão de continue lendo…

Leia mais

Câmara de Lisboa lança campanha “Eu vou de bicicleta para a escola. E tu?”

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) relança amanhã, dia 11 de janeiro, as inscrições para o Programa Municipal de Mobilidade Escolar – Comboios de Bicicleta de Lisboa, pelo terceiro ano letivo consecutivo (2022/2023), com uma continue lendo…

Leia mais

Por que os ‘bancos de bicicleta’ holandeses são uma virada de jogo para as crianças

Este projeto de banco de bicicletas funciona como um empreendimento social que oferece a adolescentes que abandonaram a escola a chance de aprender um ofício, juntamente com lições de vida sobre pontualidade e orçamento. Alguns continue lendo…

Leia mais

Governo do MS faz parceria para ampliar programa que leva aulas de ciclismo para escolas estaduais

Com objetivo de realizar transformação social por meio do esporte, o Governo do Estado firmou parceria com o Sesc-MS (Serviço Social do Comércio), para ampliar o programa “MS Pedalando para o Futuro”, que leva aulas continue lendo…

Leia mais

Muitas bicicletas na faixa de bus em Barcelona? Deixem passar o popular “bicibus”

Barcelona juntou dois elementos da mobilidade urbana, muitas bicicletas e as faixas de autocarros. Resultado? Um novo meio de transporte verde, o “bicibus” ou “bicomboio”, que está a ficar famoso. É divertido, é verde e continue lendo…

Leia mais

Portugal: governo entrega bicicletas nas escolas para colocar alunos a pedalar

259 escolas recebem o seu kit ainda em 2022 e o material, que visa incentivar os alunos a utilizar este meio de mobilidade sustentável, começa a ser entregue ainda este mês, para se prolongar até continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 10