Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Lisboa: crianças vão de bicicleta para a escola, só têm que se inscrever

Chegou à capital do país o programa de mobilidade escolar que permite aos mais novos ir de bicicleta para a escola acompanhados por monitores num “comboio” que cumpre um percurso com horários definidos. Embora a continue lendo…

Leia mais

Barcelos, em Portugal, lança manual “Pedala! Da Escola para a vida”

Decorre no próximo dia 23 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 10:00, na Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos, o lançamento oficial do manual “Pedala! Da Escola para a vida”. Em paralelo decorrerá um conjunto continue lendo…

Leia mais

Famílias de Niterói aderem ao uso da bicicleta na volta às aulas

A Coordenadoria Niterói de Bicicleta encerrou, nesta sexta-feira (11), o “Vá de bike à escola!”, uma iniciativa para promover o uso da bicicleta como meio de transporte no retorno às atividades escolares em 2022. O projeto se continue lendo…

Leia mais

Vá de bike à escola: Niterói incentiva o uso da bicicleta na volta às aulas em 2022

Como forma de incentivo à mobilidade ativa e sustentável, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta está organizando o “Vá de bike à escola!”, uma iniciativa para promover o uso da bicicleta como meio de transporte no continue lendo…

Leia mais

Detran promove campanhas educativas voltadas aos ciclistas no Litoral do Paraná

Durante o Verão Paraná – Viva a Vida, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) fará, semanalmente, campanhas educativas voltadas ao ciclista no Litoral. A primeira foi neste final de semana nas orlas das praias continue lendo…

Leia mais

Programa de voluntários ensina a andar de bicicleta a despeito da idade e dos medos

Voluntários em todo o mundo se uniram para ensinar a pessoas de todas as idades a andar de bicicleta. O Bike Anjo está presente em 38 países e chegou ao Brasil há 11 anos. As continue lendo…

Leia mais

Ciclistas recebem formação gratuita de pilotagem segura em Fortaleza

Ciclistas da Capital têm agora a oportunidade de aprender gratuitamente sobre comportamento e técnicas de condução no meio urbano. A partir desta quinta-feira, 4, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) oferta curso gratuito de pilotagem segura. continue lendo…

Leia mais

Bicibús: Centenas de crianças estão indo de bicicleta pra escola em Barcelona, e contam até com escolta policial

Estão surgindo nas redes sociais várias fotos e vídeos de dezenas de crianças indo pra escola de bicicleta e patinetes, em Barcelona, na Espanha. E não na calçada ou na ciclovia, mas no meio da continue lendo…

Leia mais

Barcelona: crianças formam ‘bonde’ de bicicletas na ida às aulas

Centenas de crianças e pais andam de bicicleta nas ruas de Barcelona e outras cidades da região da Catalunha, na Espanha, toda sexta-feira. Não é apenas um passeio comum, eles estão indo para a escola. A continue lendo…

Leia mais

Strans capacita agentes para fiscalização de ciclovias e ciclofaixas em Teresina

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizou a capacitação de 25 agentes para a fiscalização de ciclovias e ciclofaixas em Teresina. O curso teve início dia primeiro de outubro e foi concluído neste continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7 8 9 10