Educação

A educação (processo de desenvolvimento físico, intelectual, social e moral do ser humano), sob a forma de programas, cursos, treinamentos e outros métodos, é indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, englobando tanto a alteração da cultura de comportamento no trânsito, por parte de todos/as os seus usuários, quanto a formação dos agentes públicos que planejam e gerem a mobilidade e o transporte.

Existe uma grande quantidade de conteúdo que contribui com a formação para a ciclomobilidade, sendo que a sociedade civil organizada tem se dedicado cada vez mais à matéria devido sua experiência enquanto ciclousuários.


INSTITUIÇÕES E PROJETOS EDUCATIVOS

Projeto Bicicleta na Escola

O projeto desenvolve atividades junto a escolares em Florianópolis/SC.

Bike Anjo

Rede de voluntários presente em diversas cidades brasileiras que ensinam a pedalar e a aumentar a confiança de trafegar de bicicleta no meio urbano.

Treinamentos para motoristas de ônibus

Palestras, cursos e treinamentos para motoristas de ônibus conviverem harmoniosamente com os ciclistas no trânsito.


CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO NO OBSERVABICI

O tema Educação consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE EDUCAÇÃO

INSIRA EDUCAÇÃO

Notícias relacionadas

Motoristas de ônibus assumem lugar de ciclistas em capacitação

Cerca de 100 motoristas de diversas empresas de ônibus de Niterói participaram do treinamento realizado pela Prefeitura sobre a importância da direção defensiva, da manutenção preventiva e atualização da legislação. Na ação, realizada nesta quinta-feira continue lendo…

Leia mais

Visão Zero: segurança viária levada a sério

Por Felipe Alves Em contraponto às campanhas de segurança viária citadas semana passada, que insistem na responsabilidade compartilhada das pessoas no trânsito, vou falar do programa Visão Zero. Adotado pelo parlamento sueco em 1997, adota continue lendo…

Leia mais

O mito da responsabilidade compartilhada no trânsito

Por Felipe Alves Estamos no mês do Maio Amarelo, campanha de segurança viária coordenada entre o poder público e determinados setores da sociedade civil, que nas palavras do próprio movimento tem a proposta de “chamar continue lendo…

Leia mais

Projeto de escola de Florianópolis proporciona primeiro contato das crianças com bicicletas

Dizem que tem coisa que é que nem andar de bicicleta, depois que aprende, nunca mais esquece. Mas nem sempre aprender é fácil e tranquilo. Pra deixar o processo mais leve para as crianças, tem continue lendo…

Leia mais

Mobilidade Urbana e Educação se reúnem para análise do Sistema Cicloviário de Macaé

A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Adjunta de Ensino Superior iniciaram uma parceria para estudo amplo para revisão do Sistema Cicloviário de Macaé incluído no Plano de Mobilidade Urbana (PMU), aprovado em maio continue lendo…

Leia mais

Um país na contramão

Por Sérgio Avelleda. Imagine que o ministro dos Transportes de um país qualquer receba em audiência um engenheiro muito conhecido por sua competência e capacidade de inovação. Na conversa, o tal engenheiro apresenta um veículo continue lendo…

Leia mais

De ‘biciclotecas’ a aulas na escola, um futuro a ser ensinado sobre duas rodas

O vídeo de um comboio de crianças de bicicleta a caminho da escola em Barcelona viralizou nas redes sociais neste ano. Por lá, há algumas “linhas” por vias da vizinhança até a unidade escolar, iniciativa continue lendo…

Leia mais

Iniciativas reaproximam crianças das bikes com ‘biciclotecas’ e ensino na escola

A tão tradicional cena da criança que aprende a andar de bicicleta na rua de casa tem rareado em grandes cidades brasileiras, mas iniciativas variadas buscam reverter a situação. De disponibilização de bicicletas compartilhadas ao continue lendo…

Leia mais

‘Nos deixou mais conectadas’, diz mãe que levava filha de bicicleta à escola

Os olhares de desaprovação e estranhamento eram comuns, mas a editora de vídeo Silvia Ballan, de 50 anos, não cogitou deixar de levar a filha Nina na garupa da bicicleta até a escola. “Uma mulher continue lendo…

Leia mais

O que você precisa saber para andar de bicicleta em segurança

Com a alta dos preços dos combustíveis e a crise no setor de transportes públicos, cada vez mais moradores do Rio estão optando pelas bicicletas para se deslocar. O presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 10