Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Strava mostra aumento do número de ciclistas, pós pandemia, em seis capitais

A pandemia trouxe algumas mudanças positivas que têm tudo para se tornar permanentes para muitas pessoas. Uma delas foi o maior número de ciclistas pelas cidades, que começaram a utilizar o meio de locomoção com continue lendo…

Leia mais

A mobilidade do futuro moldada por uma pandemia

A pandemia teve impacto em praticamente todos os aspetos das nossas vidas. Alguns desenvolvimentos têm sido súbitos e involuntários, tais como distanciamento social, uso de máscaras, paragem dos transportes públicos, restrições às viagens, entre outros. continue lendo…

Leia mais

Rio-clarenses trocam conforto do carro por bicicleta

Sabe aquela impressão de que os ciclistas estão por todo o lado da cidade? Não é só achismo e  a ‘Reportagem da Semana’ deste domingo (7) vai mostrar que os números confirmam: as vendas de continue lendo…

Leia mais

Lazer foi o grande responsável pelo crescimento no uso da bicicleta

Dados fresquinhos do governo do Reino Unido ajudam a mapear quem são os novos ciclistas pós-pandemia. Enquanto o uso da bicicleta para transporte caiu 20% ao longo do último ano de pandemia, o uso da continue lendo…

Leia mais

Como a Tembici se tornou a sobrevivente entre as bicicletas compartilhadas – e captou mais R$ 420 milhões

Quem andava pelas ruas das principais metrópoles brasileiras antes da pandemia do novo coronavírus provavelmente se lembra das bicicletas e patinetes compartilhadas. Essa moda da micromobilidade urbana individual refletia tendências americanas e chinesas. E, assim continue lendo…

Leia mais

Transformações na mobilidade durante a pandemia do novo coronavírus

Por Kelly Fernandes. Ultimamente quando ando pela cidade tenho a impressão de que, ao mesmo tempo que algumas coisas mudaram após períodos de mais restrição por conta da pandemia, outras parecem ter voltado a ser exatamente continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável

O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que continue lendo…

Leia mais

Sem ônibus, teresinenses apostam no uso de bicicletas como meio de transporte sustentável

Com a crescente falta de transporte público em Teresina, muitas pessoas têm apostado nas bicicletas como principal meio de se locomover na capital. Levando em consideração o alto preço da gasolina, aliado à escassez das frotas de ônibus, a ‘bike’ continue lendo…

Leia mais

Pandemia populariza o uso de transportes sustentáveis, aponta pesquisa

O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro. A data tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis e fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos continue lendo…

Leia mais

Ciclovias “espontâneas” tornam-se permanentes em Berlim

Esta seria uma ciclovia normal na maioria das cidades europeias mas, em Berlim, foi pioneira. Foi a primeira de uma série de ciclovias temporárias que apareceram rapidamente no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 45