Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Buenos Aires um ano após novas ciclovias

Em 2020, enquanto a pandemia de Covid-19 levava as pessoas a buscar meios mais seguros de locomoção, o número de ciclistas em Buenos Aires aumentou 28% em relação a 2019, e as mortes de ciclistas diminuíram. O continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta cai depois de explosão de consumo durante a pandemia

Durante a pandemia da covid-19 a bicicleta foi muito utilizada como meio de transporte e lazer, já que houve períodos de isolamento social e muitos tiveram medo de se arriscar no transporte coletivo. Passada a continue lendo…

Leia mais

Pesquisa revela que 60% dos cupons de vale-conserto distribuídos no Reino Unido durante a pandemia foram usados em lojas pequenas

Durante a pandemia da Covid-19, muitas nações criaram iniciativas para ajudar seus habitantes a passar pelas dificuldades de deslocamento impostas pelas restrições para conter a propagação do vírus. Análise recente faz um balanço dos resultados continue lendo…

Leia mais

Como a bicicleta é usada pelo mundo?

Há cerca de um bilhão de bicicletas em uso no mundo, seja para ir à escola ou ao trabalho, ou mesmo como mera prática de esporte ou lazer. Conheça as principais tendências no ciclismo. Fatores continue lendo…

Leia mais

Qual a proporção de ciclistas em treinamento na orla da Pampulha?

Por Cristiano Scarpelli   O presente estudo propõe verificar a proporção das atividades de treino com fins atléticos na orla da Pampulha frente a outras atividades ciclísticas praticadas no local, como aquelas exercidas por motivo continue lendo…

Leia mais

Livro traz relatos da mobilidade urbana em tempos de pandemia

Nem bem nos despedimos da pandemia de Covid-19, cientistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertam para efeitos perversos das mudanças climáticas, provocados por desmatamentos e outros, que abrirão caminho ao surgimento de continue lendo…

Leia mais

Como o novo governo deverá tratar a mobilidade?

André Soares, coordenador do Observatório da Bicicleta da UCB sugere uma abordagem transversal, que envolva vários ministérios. Políticas de mobilidade exigem ações coordenadas em vários ministérios, sugere o professor André Geraldo Soares, coordenador do Observatório continue lendo…

Leia mais

Bicicleta Sinistros graves com ciclistas disparam na pandemia

Segundo o documento, entre 2018 e 2020 o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, o Brasil registrou quase quatro óbitos de ciclistas por dia. Além disso, cerca de 55,8 mil ciclistas continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas: perfil de consumidor muda e vendas caem

O Brasil registrou queda na produção de bicicletas este ano. A pandemia abalou o setor com falta de peças e com a disparada na procura nos últimos anos e, agora, assiste a uma mudança de continue lendo…

Leia mais

Ciclismo cresce e se consolida durante a pandemia em Belém

A prática do ciclismo cresceu em todo o país durante a pandemia de Covid-19. Em Rondon do Pará, por exemplo, de acordo com o Mauro Teixeira, ciclista e atual Presidente do grupo Pedala Rondon, o continue lendo…

Leia mais
1 2 3 45