Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Produção de bicicletas e motos será maior que a de 2020 no Brasil

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) projeta a produção de mais de 881 mil bicicletas para 2021 e de mais de 1,22 milhão de motos para este ano, uma recuperação em relação ao continue lendo…

Leia mais

Bicicletas colocam economia a “dar ao pedal”: tema em destaque no evento Velo-city

A Velo-city é a principal conferência anual mundial de mobilidade em bicicletas, servindo como uma plataforma global de troca de conhecimentos. O evento vai decorrer de 6 a 9 de setembro, em Lisboa, e um dos temas continue lendo…

Leia mais

Pandemia muda rotinas e uso do transporte público na América Latina

Como a pandemia de covid-19 afetou a mobilidade urbana e o uso dos modos de transporte? Como se sentiram as pessoas que adotaram o trabalho remoto? São algumas das perguntas feitas em levantamento organizado pelo continue lendo…

Leia mais

Pesquisa internacional revela impactos da pandemia nos deslocamentos; participe da segunda etapa

Como a pandemia de Covid-19 afetou a mobilidade urbana e o uso dos modos de transporte? Como se sentiram as pessoas que adotaram o trabalho remoto? Estas são algumas das perguntas que uma pesquisa aplicada continue lendo…

Leia mais

França pagará até 9 mil reais para quem trocar carro por bicicleta

Em meio a discussões cada vez mais importantes sobre o aquecimento global e as mudanças de comportamento para países conseguirem cumprir as metas ecológicas, a França dá um passo importante. Após meses de debates no parlamento, uma nova lei permite continue lendo…

Leia mais

Assine o “Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES”

Qual o objetivo do abaixo-assinado O abaixo-assinado Manifesto pela Mobilidade Ativa em Vitória/ES tem o objetivo de melhorar as atuais propostas de mobilidade frente à pandemia causada pelo novo coronavírus, com base nas demandas mais continue lendo…

Leia mais

Participe da pesquisa “Impacto da pandemia nos deslocamentos”

Descrição da pesquisa A pesquisa visa  analisar como está evoluindo o impacto da Covid-19 na mobilidade urbana e nas questões relacionadas ao trabalho remoto. Tais respostas podem embasar futuras ações para adaptar o transporte ao continue lendo…

Leia mais

O ano de 2020 foi o melhor da história para as bicicletas na Europa

O mercado de bicicletas nos 27 países da União Europeia e no Reino Unido teve um crescimento de 40% nas vendas de 2019 para 2020. Foram 22 milhões de bicicletas convencionais e elétricas vendidas e continue lendo…

Leia mais

As chances das bikes na pandemia

A chegada do Corona Vírus ano passado trouxe junto alguns sinais de possíveis mudanças no trânsito que alterariam significativamente o comportamento dos usuários nas cidades. O trabalho em casa (online), a queda de uso do continue lendo…

Leia mais

A pandemia acelerou a adoção das bicicletas elétricas no mundo

Com recorde de vendas, 2020 foi o ano da bicicleta elétrica. Ao que tudo indica, o cenário na verdade é de uma mudança permanente, com as e-bikes cada vez mais presentes no esporte e na continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 45