Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Se equilibrando na bicicleta da vida

Por Sandra Caselato. Domingo saí para uma caminhada numa praça perto de casa e lá estava ela, uma mulher em seus trinta e poucos anos aprendendo a andar de bicicleta. Uma cena inusitada e inspiradora. Ela contava com a ajuda de um homem, que pacientemente caminhava ao seu lado, segurando a bicicleta enquanto ela tentava continue lendo...…

Leia mais

Ciclistas paranaenses enfrentam dificuldades nas estradas do estado

A bicicleta tem se tornado o principal meio de locomoção de muitos paranaenses que buscam economia financeira e mais sustentabilidade ambiental. No entanto, as pessoas que trocam os volantes pelas pedaladas ainda enfrentam vários obstáculos em nosso estado, principalmente a escassez de investimento e de políticas públicas em mobilidade e a falta de respeito dos continue lendo...…

Leia mais

Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas e evitar transporte público na pandemia

Mais de um milhão de ciclistas franceses usaram um subsídio de 50 euros (R$ 320) para consertar suas bicicletas velhas, como parte das medidas de combate ao coronavírus, e agora o governo quer que mais pessoas comecem a usá-las. […] Após esta segunda quarentena, o governo quer encorajar os franceses a usar bicicletas para se continue lendo...…

Leia mais

Como financiar investimentos sustentáveis em cidades para retomada econômica pós-pandemia

As cidades estão no centro da crise da pandemia de Covid-19 e têm um longo caminho de recuperação pela frente. Com as eleições municipais inaugurando um novo ciclo de planejamento, é a hora de priorizar projetos urbanos sustentáveis, capazes de acelerar a retomada econômica ao mesmo tempo em que reduzem desigualdades e garantem o desenvolvimento continue lendo...…

Leia mais

Com 75% das buscas, bicicleta é o item esportivo mais procurado na OLX em outubro

Com a pandemia do Covid-19, muitas pessoas tiveram que se adaptar à rotina de exercício físico e de lazer, mas não deixaram de realizar a prática de atividades em casa ou ao ar livre. Segundo levantamento da OLX, a procura por itens esportivos na plataforma continua alta. Em outubro, a bicicleta ficou em primeiro lugar continue lendo...…

Leia mais

47% estão insatisfeitos com mobilidade urbana, segundo Datafolha

Quase metade (47%) dos moradores de seis grandes capitais brasileiras estão insatisfeitos com a mobilidade urbana, mostra pesquisa Datafolha encomendada pela 99, empresa de transporte por aplicativo. O levantamento, que aponta a percepção da população das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador a respeito de mobilidade integrada continue lendo...…

Leia mais

Cariocas preferem usar bicicleta na retomada de atividades presenciais

De acordo com levantamento da Tembici, operadora do Bike Rio, mantenedora de 260 estações no Rio e 78 na Zona Sul, a média de viagens de bicicleta aumentou 56% entre a segunda quinzena de março e o mesmo período de setembro. Houve, ainda, um salto de 173% na média de usuários entre uma semana e continue lendo...…

Leia mais

Argentina: “La bicicleta es el medio de transporte más usado en el país”

La bicicleta se transformó en el medio de transporte más utilizado entre los argentinos desde la llegada de la pandemia de coronavirus, en marzo, según un informe elaborado por Google basado en las consultas de recorridos que realizan los usuarios, que registraron un aumento de 83% en relación al año pasado. “Durante la cuarentena, la bicicleta continue lendo...…

Leia mais

Venda de bicicletas aumenta em meio à pandemia e gera oportunidades

A produção e a venda de bicicletas têm crescido em ritmo acelerado no segundo semestre. De acordo com a Abraciclo, entidade que representa as fabricantes de veículos de duas rodas, 89,2 mil unidades foram montadas em setembro, um crescimento de 39,6% na comparação com agosto. O dado considera apenas as bikes produzidas no Polo Industrial de Manaus, continue lendo...…

Leia mais

Pesquisa em 25 países mostra Brasil como o local com a maior intenção de aumentar o uso automóvel após a pandemia de Covid-19

Uma pesquisa realizada com aproximadamente 26 mil pessoas em 25 países durante os meses de julho e agosto traz um dado preocupante para o clima do planeta. E em particular para o sistema de transporte coletivo do Brasil. O levantamento identificou uma intenção generalizada das pessoas de utilizar mais o automóvel após a pandemia do continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 30