Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

O ano de 2020 foi o melhor da história para as bicicletas na Europa

O mercado de bicicletas nos 27 países da União Europeia e no Reino Unido teve um crescimento de 40% nas vendas de 2019 para 2020. Foram 22 milhões de bicicletas convencionais e elétricas vendidas e continue lendo…

Leia mais

As chances das bikes na pandemia

A chegada do Corona Vírus ano passado trouxe junto alguns sinais de possíveis mudanças no trânsito que alterariam significativamente o comportamento dos usuários nas cidades. O trabalho em casa (online), a queda de uso do continue lendo…

Leia mais

A pandemia acelerou a adoção das bicicletas elétricas no mundo

Com recorde de vendas, 2020 foi o ano da bicicleta elétrica. Ao que tudo indica, o cenário na verdade é de uma mudança permanente, com as e-bikes cada vez mais presentes no esporte e na continue lendo…

Leia mais

Na pandemia, bicicletas são responsáveis por guinada econômica de Portugal

Em uma fábrica construída entre eucaliptos no interior de Portugal, os trabalhadores cortam cuidadosamente tiras finas de fibra de carbono pegajosa e as prensam em moldes. É um trabalho lento e meticuloso. Mas, depois que continue lendo…

Leia mais

Quase esgotado apoio de um milhão para compra de bicicletas em 2021

O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, disse hoje que está “praticamente esgotado” o montante de um milhão de euros reservado este ano para apoiar a compra de bicicletas convencionais, elétricas e de carga. continue lendo…

Leia mais

Indústria da bicicleta só espera normalização de fornecimento de peças em 2023

Nova edição do mapeamento de expectativas do mercado europeu da bicicleta apresenta os desafios do presente, mas também uma ponta de otimismo para o futuro. É essa a conclusão da última pesquisa de impacto nos continue lendo…

Leia mais

Ciclistas ao redor do mundo estão fazendo pedaladas mais longas

Um levantamento de tendências do Google Maps detectou que mais pessoas estão usando a bicicleta percorrendo distâncias mais longas. Houve um aumento global de 10% na quilometragem pedalada ao redor do mundo. A ferramenta de continue lendo…

Leia mais

A bicicleta e a pandemia

São Tomé ficou conhecido como o apóstolo que só acreditou após ver, daí surgiu a frase: “Só acredito, vendo”. A dúvida, pode nos favorecer em muitos momentos, permitindo-nos, por exemplo, buscar mais informações antes de continue lendo…

Leia mais

A escolha pelo meio de locomoção impacta toda a sociedade

No ano passado, o lockdown realizado pelas autoridades trouxe cenas de cinema para muitas cidades: em seus centros, onde milhões de pessoas caminhavam normalmente e os carros estavam por todos os lados, não havia (quase) continue lendo…

Leia mais

Summit Mobilidade: Bicicleta se consolida com a pandemia

A pandemia fortaleceu a mobilidade ativa, por meio da bicicleta, acelerando algo que vinha crescendo nos últimos anos em todo o planeta. Para a diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) continue lendo…

Leia mais
1 2 3 39