Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus

Monitoramento de casos de coronavírus

Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas

Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis

Ações de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis

  • Mobiclicleta (Ribeirão Preto/SP) Inscrita na Campanha:
    – Consulta aberta à comunidade para recolher propostas de ação da entidade e de reivindicações a serem entregues ao poder público local (ver a consulta)
    – Elaboração e entrega de propostas para a prefeitura e vereadores para medidas de inclusão da bicicleta (ver postagem e documento)
  • Ameciclo (Recife/PE) Inscrita na Campanha:
    – Publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis
    – Plataforma de pressão social por meio de envio de e-mails para autoridades públicas (ver a plataforma).
  • Ciclocidade (SP/SP) ✅ Inscrita na Campanha:
    – Requerimento aos governos municipais e estaduais para a normalização dos serviços essenciais para ciclistas além de sugestões para melhorar a mobilidade dos trabalhadores durante a pandemia.
  • ABC-Ciclovias (Blumenau/SC) Inscrita na Campanha:
    – Em parceria com a Associação EPAH e outras organizações,encaminhamento de recomendações à prefeitura orientando para a segurança a trabalhadores que utilizam a Bicicleta. Ver Ofício, abaixo-assinado e demais arquivos.
  • Amobici (Fpolis/SC):
    – Requerimento ao governo estadual de Santa Catarina para que oficinas de bicicletas sejam consideradas serviços essenciais.
  • Cicloiguaçu (Curitiba/PR):
    – Campanha para que a Prefeitura de Curitiba construa ciclofaixas provisórias, cujo principal meio é um abaixo-assinado. A Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma sugestão ao executivo acompanhando a Cicloiguaçu.
  • SampaPé! (São Paulo/SP):
    – Em parceria com a Ciclocidade e outras organizações, encaminhamento de requerimento de plano emergencial para a mobilidade ativa em São Paulo na campanha Ruas Para a Mobilidade Ativa Durante a Pandemia.

Eventos sobre mobilidade e coronavírus

Veja mais eventos na Agenda do ObservaBici

> Coloque na agenda:

  • Aguarde mais eventos…

> Assista a realização:

Mercado

Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)

Opinião e dicas de blogueiros/as

Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 ( também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade

Ciência

Pesquisas (para participar e conhecer)

  • Covid-19 e Mobilidade: pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa em Planejamento de Transporte e Engenharia de Tráfego da Universidade Tecnológica de Viena (Áustria) para compreender os impactos da pandemia na mobilidade urbana (em português)
  • Efeitos da Covid-19 sobre os padrões de mobilidade: pesquisa conduzida pelo Instituto de Movilidad da Espanha visando conhecer as futuras necessidades da mobilidade urbana em termos de modalidades e gestão (em espanhol)
  • Pesquisa com cicloentregadores: pesquisa conduzida pelo Instituto Aromeiazero para conhecer a realidade e para basear ações de apoio para estes trabalhadores
  • Efeitos da Covid-19 sobre o tempo destinado às atividades diárias: pesquisa conduzida por universidades da Inglaterra, Colômbia e Brasil busca conhecer os efeitos do Covid-19 no desenvolvimento das atividades cotidianas, especialmente das práticas de mobilidade

Eventos de ciclomobilidade adiados

Trabalho

Esporte e lazer

Monitoramento internacional

Legado da pandemia para a ciclomobilidade

Notícias relacionadas

La Paz: “Ciclovía Emergente: la Alcaldía suma 800 llantas y solicita más donaciones para llegar a 3.500”

“La Paz/AMN.- La Alcaldía paceña recolectó hasta el momento 800 llantas, producto de donaciones de empresas y personas particulares, para la implementación de la ‘Ciclovía Emergente’. Se pide mayor donación para llegar a 3.500 neumáticos, informó el secretario municipal de Movilidad, Ramiro Burgos. Para instalar las llantas sobre la vía, se dividen por la mitad continue lendo...…

Leia mais

“Como as experiências de urbanismo tático podem ajudar na retomada pós Covid-19”

“A crise da Covid-19 trouxe a necessidade de repensar a utilização dos espaços públicos e as diferentes formas de se locomover pela cidade. Para promover o distanciamento social e responder os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus, muito países estão apostando nas ações rápidas e práticas do urbanismo tático. São medidas que transformam as continue lendo...…

Leia mais

“Mejor en dos ruedas: ante aumento de viajes en bicicleta, comuna de Santiago estrena ‘ciclosendas'”

“En medio de la pandemia del Covid-19, la municipalidad demarcó siete kilómetros destinados a ciclistas, pero anuncia que se quiere alcanzar 58 kilómetros de este tipo de vías. Expertos plantean que las obras deben ir asociadas a una señalética de seguridad. En tanto, Vitacura inició ayer las obras de un nuevo circuito de más de continue lendo...…

Leia mais

“As trilhas durante e após a pandemia”

Por Luciana Nicola “Passados alguns meses do início da pandemia do novo coronavírus, e com os protocolos de quarentena e distanciamento social tornando-se os novos hábitos de grande parte da população global, podemos observar como outros países se preparam para a vida após a quarentena da covid-19. Na Europa, e em alguns países da América Latina, continue lendo...…

Leia mais

“Coronavírus: Decreto proíbe entrada de ciclistas em Cristais Paulista, SP, até 14 de julho”

“A Prefeitura de Cristais Paulista (SP) proibiu, até o dia 14 de julho, a entrada de ciclistas esportivos de outras cidades como forma de evitar a transmissão da Covid-19 entre os moradores. O município, de 8.600 habitantes, tem sete casos confirmados da doença e nenhuma morte. Cristais faz parte do Departamento Regional de Saúde 8, continue lendo...…

Leia mais

“A ‘primavera das bikes’ pós-pandemia vai chegar ao Brasil?”

Por Verônica Mambrini “Alguns países já estão vivendo o “novo normal” pós-pandemia, em que as bikes tem um papel fundamental, por recomendação da própria ONU. “O ciclismo e a caminhada devem ser promovidos como uma alternativa ao transporte público, sempre que possível, para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da continue lendo...…

Leia mais

“Em tempos de pandemia, prioridade para as bicicletas”

“Pouco mais de três meses depois de ser declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia e pouco mais de seis meses desde o primeiro caso de covid-19, ainda é difícil prever com exatidão quais as transformações resultantes do espalhamento planetário do SARS-CoV2 e de sua eventual permanência, seja pela falta de remédio continue lendo...…

Leia mais

“Mais pessoas vão pedalar ou andar a pé no pós-pandemia em SP”

“Paulistanos pretendem adotar mudanças em seus hábitos de mobilidade. É o que aponta a pesquisa da Rede Nossa São Paulo/Ibope, no Especial Pandemia. Entre 800 pessoas entrevistadas, 38% dos entrevistados pretendem se deslocar mais a pé e 20% pretendem usar mais a bicicleta no dia-a-dia. O Instituto Aromeiazero, aproveita este momento, para reforçar a importância continue lendo...…

Leia mais

Barcelona: “Las bicis bajan del trastero y de los balcones”

“Hace solo dos años que la Asamblea General de las Naciones Unidas declaró el 3 de junio como el Día Mundial de la Bicicleta. Se reconocía así “la singularidad, longevidad y versatilidad de la bicicleta, que lleva en uso dos siglos, y que constituye un medio de transporte sostenible, sencillo, asequible, fiable, limpio y ecológico continue lendo...…

Leia mais

“Condições de trabalho de entregadores de aplicativos pioram durante pandemia, mostra pesquisa”

“A crise do novo coronavírus deixou ainda pior a condição de trabalho para os entregadores de aplicativos. É o que revela uma pesquisa da Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir) a partir de projeto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o qual aponta que houve aumento na jornada de trabalho, queda na remuneração, continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 18