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Enquanto os ciclistas lotam as ruas, ‘é como se Paris estivesse em anarquia’

Liz Alderman, The New York Times – Life/Style, O Estado de S.Paulo
14 de dezembro de 2021 | 05h00
PARIS – Em uma tarde recente, a Rue de Rivoli estava assim: ciclistas passando no farol vermelho em duas direções. Os motociclistas que fazem entregas atentos a seus celulares. Scooters elétricas avançando nas pistas. Pedestres desatentos e nervosos lutando como se estivessem em um videogame.

“Estamos no meio de uma nova era em que bicicletas e pedestres estão no centro de uma política de combate às mudanças climáticas”, disse David Belliard, vice-prefeito da área de transporte de Paris e encarregado pela supervisão da metamorfose. “Mas só recentemente as pessoas começaram a usar bicicletas em massa, e a adaptação levará tempo.”

Belliard espera que os parisienses possam ser persuadidos a cumprir as leis, em parte adicionando mais policiais para distribuir multas de 135 euros (cerca de R$ 865) para ciclistas indisciplinados e ensinando crianças em idade escolar sobre segurança em relação às bicicletas. As scooters elétricas estão restritas a uma velocidade de 10 km/h em áreas lotadas e podem ser proibidas até o final de 2022 se o uso irresponsável não parar.

A cidade também planeja negociações com empresas de entrega como a Uber Eats, cujos entregadores são pagos por entrega e estão entre os maiores infratores quando se trata de burlar as regras de trânsito.

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