Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus

Monitoramento de casos de coronavírus

Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas

Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis

Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis

  • Campo Grande/MS – Coletivo Bici nos Planos Campo Grande:
    Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
  • Brasília/DF – Rodas da Paz e Brasília para Pessoas ✅ Inscritas na Campanha:
    Envio de propostas para o Governo do Distrito Federal.
  • São Luis/MA – Pedal das Minas Inscrita na Campanha:
    Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
    Pacote de comunicação da campanha local.
  • Ribeirão Preto/SP – Mobiclicleta Inscrita na Campanha:
    Consulta aberta à comunidade para recolher propostas de ação da entidade e de reivindicações a serem entregues ao poder público local.
    – Elaboração e entrega de propostas para a prefeitura e vereadores para medidas de inclusão da bicicleta (ver postagem e documento).
  • Recife/PEAmeciclo Inscrita na Campanha:
    – Publicação do “A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos“, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis.
    Plataforma de pressão social por meio de envio de e-mails para autoridades públicas.
  • São Paulo/SP – Ciclocidade ✅ Inscrita na Campanha:
    Requerimento aos governos municipais e estaduais para a normalização dos serviços essenciais para ciclistas além de sugestões para melhorar a mobilidade dos trabalhadores durante a pandemia.
  • Blumenau/SCABC-Ciclovias Inscrita na Campanha:
    – Em parceria com a Associação EPAH e outras organizações,encaminhamento de recomendações à prefeitura orientando para a segurança a trabalhadores que utilizam a Bicicleta. Ver Ofício, abaixo-assinado e demais arquivos.
    – Elaboração da “Carta Aberta por vias cicláveis emergenciais“.
  • Vitória/ESColetivo Pedalamente Inscrita na Campanha:
    Apresentação de propostas para a prefeitura.
  • Belo Horizonte/MGBH em Ciclo:
    Vistoria e avaliação das ciclofaixas temporárias instaladas pela prefeitura da cidade.
  • Florianópolis/SCAmobici:
    – Requerimento ao governo estadual de Santa Catarina para que oficinas de bicicletas sejam consideradas serviços essenciais.
  • Curitiba/PRCicloiguaçu:
    Campanha para que a Prefeitura de Curitiba construa ciclofaixas provisórias, cujo principal meio é um abaixo-assinado. A Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma sugestão ao executivo acompanhando a Cicloiguaçu.
  • São Paulo/SPSampaPé!:
    – Em parceria com a Ciclocidade e outras organizações, encaminhamento de requerimento de plano emergencial para a mobilidade ativa em São Paulo na campanha “Ruas Para a Mobilidade Ativa Durante a Pandemia“.

Eventos sobre mobilidade e coronavírus

Veja mais eventos na Agenda do ObservaBici

> Coloque na agenda:

  • Aguarde mais eventos…

> Assista a realização:

Mercado

Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)

Opinião e dicas de blogueiros/as

Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 ( também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade

Ciência

Pesquisas (para participar e conhecer)

  • Covid-19 e Mobilidade: pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa em Planejamento de Transporte e Engenharia de Tráfego da Universidade Tecnológica de Viena (Áustria) para compreender os impactos da pandemia na mobilidade urbana (em português)
  • Efeitos da Covid-19 sobre os padrões de mobilidade: pesquisa conduzida pelo Instituto de Movilidad da Espanha visando conhecer as futuras necessidades da mobilidade urbana em termos de modalidades e gestão (em espanhol)
  • Pesquisa com cicloentregadores: pesquisa conduzida pelo Instituto Aromeiazero para conhecer a realidade e para basear ações de apoio para estes trabalhadores
  • Efeitos da Covid-19 sobre o tempo destinado às atividades diárias: pesquisa conduzida por universidades da Inglaterra, Colômbia e Brasil busca conhecer os efeitos do Covid-19 no desenvolvimento das atividades cotidianas, especialmente das práticas de mobilidade

Eventos de ciclomobilidade adiados

Trabalho

Esporte e lazer

Monitoramento internacional

Legado da pandemia para a ciclomobilidade

Notícias relacionadas

“Servidor [de Salvador] que for trabalhar de bicicleta pode receber folga; prefeitura vai ampliar ciclovias”

“Com o intuito de incentivar o uso de bicicleta por moradores de Salvador, a prefeitura municipal vai conceder um dia de folga para cada 15 dias que servidores do município forem ao trabalho de bike. Conforme o prefeito ACM Neto (DEM), em coletiva online, na manhã desta terça-feira (21), a iniciativa privada também será orientada continue lendo...…

Leia mais

“Viagem ao futuro: um olhar de 2030 para as mudanças na mobilidade geradas pela Covid-19”

Por Luis Antonio Lindau “A pandemia de Covid-19 é um momento sem precedentes em muitos aspectos. Ao perturbar tão profundamente os sistemas urbanos, o vírus coloca diante de nós a questão dos futuros possíveis para as cidades de uma maneira que não podemos ignorar. As cidades vão se recuperar? Como elas serão? Mais inclusivas? O continue lendo...…

Leia mais

Paris: “A festa das bicicletas”

“A imagem da Champs-Elysees, a mais famosa avenida de Paris, cheia de bicicletas para lá e para cá — não só aos domingos, mas durante a semana inteira — vem se tornando cada vez mais real. Especialmente depois da reeleição da socialista Anne Hidalgo para o cargo de prefeita, no final de junho. Seu ousado continue lendo...…

Leia mais

“Conheça histórias de quem trocou o transporte público pela bicicleta”

“Fernando Santos, 35 anos, começou a pedalar para perder peso e ganhar tempo no percurso até o trabalho. A decisão deu certo. A ponto do autônomo criar um projeto, o Vamos de bike, para estimular outras pessoas a cultivarem o hábito e ao mesmo tempo promover ações sociais envolvendo a bicicleta. Fernando não imaginava isso continue lendo...…

Leia mais

“‘Etiqueta’ da Bike: Confira como utilizar a bicicleta com segurança em período de pandemia”

” [leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original].” ______ PUBLICAÇÃO ORIGINAL Veículo: O Maranhense Data de publicação original: 20/07/2020 Endereço: https://omaranhense.com/etiqueta-da-bike-confira-como-utilizar-a-bicicleta-com-seguranca-em-periodo-de-pandemia/

Leia mais

“Movimentos impulsionam ciclistas nas periferias até com vaquinha para bikes”

“Muitos acontecimentos históricos já fizeram o “mundo nunca mais ser o mesmo”. No presente tempo, a pandemia é um desses marcos que mudam as coisas de forma brusca. Isolamento social esfriou os impulsos de abraços e apertos de mãos, nos obrigando a parar – mas só por um instante ficamos mais distantes. A cada dia, continue lendo...…

Leia mais

“Ciclovias mais largas e sem zigue-zagues podem ser legado da pandemia”

“As ciclovias ganharam espaço nas cidades brasileiras na última década, mas nem sempre na parte mais nobre das vias. É comum vê-las em ruas secundárias e com trajetos cheios de zigue-zagues, que atrasam a viagem e desestimulam seu uso como meio de transporte. Em meio à pandemia, várias cidades do mundo — embora poucas no continue lendo...…

Leia mais

“Mais pedal e menos aglomeração”

“Voltar aos pubs, reabertos no dia 4 de julho após meses fechados devido ao isolamento social, era a grande expectativa dos ingleses nas últimas semanas. A vontade de retomar um dos hábitos da população britânica era tão grande, que o dia da abertura ficou conhecido como “supersábado”. As aglomerações foram inevitáveis, e o número de continue lendo...…

Leia mais

“Prefeitura fará intervenções urbanas para a retomada da economia em Salvador”

“Primeiro dos sete eixos determina reordenamento de vendedores ambulantes e ruas exclusivas para pedestresA três dias da reabertura dos shoppings centers, prevista para acontecer na sexta-feira (24), a prefeitura anunciou nesta terça-feira (21) o planejamento feito pelo município para a reativação da economia da cidade. São 101 ações que foram distribuídas em sete vertentes, e continue lendo...…

Leia mais

“Prefeitura de Fortaleza ultrapassa 300km de malha cicloviária”

“A Prefeitura de Fortaleza ultrapassou a marca de 300 km de infraestrutura cicloviária, proporcionando cada vez mais opções de deslocamentos seguros para a utilização da bicicleta na cidade. Além de chegar a um marco histórico, a implantação de novas ciclofaixas nos dois últimos meses ganha mais importância durante a pandemia do novo coronavírus por incentivar continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 5 23