Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

Veja mais eventos na Agenda do ObservaBici

> Coloque na agenda:

  • Aguarde mais eventos…

> Assista a realização:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Prefeitura de Lisboa dá reembolso de 500 euros para compra de bicicleta; faixa de carro e vagas viraram ciclovia

O transporte por bicicleta ganhou incentivo do município de Lisboa, capital de Portugal. Quem mora ou trabalha na cidade pode ganhar um reembolso de até 500 euros (cerca de R$ 3 mil) caso compre a bicicleta nas lojas credenciadas. O programa prevê uma verba de 3 milhões de euros. A ideia é incentivar o deslocamento continue lendo...…

Leia mais

Cicloativismo: em defesa da sustentabilidade, da autonomia e outras causas

Com a flexibilização do funcionamento do comércio, após momentos mais críticos da pandemia do novo coronavírus, Salvador volta a ser uma cidade com o trânsito caótico ao qual estávamos acostumados. Percorrer poucos quilômetros de carro pode ser um tormento em algumas áreas da cidade. Daí surge o desejo de buscar alternativas para a locomoção, mais continue lendo...…

Leia mais

Participe da pesquisa internacional sobre mudanças nos hábitos de deslocamento durante a Covid19 – WRI

A Covid-19 alterou a vida nas cidades brasileiras. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre integram um estudo internacional sobre os impactos da pandemia na forma como as pessoas se deslocam e trabalham. A pesquisa do Centro de Excelência BRT+, da Universidade Católica do Chile, será aplicada em cidades da América continue lendo...…

Leia mais

Ações de mobilidade precisam de eleições ou pandemia para saírem do papel?

Na vida real, as obras viárias costumam ser as preferidas das candidaturas à reeleição. Asfaltamento e recapeamento sempre foram as “queridinhas”, pois demandam poucos investimentos e possuem grande visibilidade. Mas, quando os recursos financeiros permitem, são realizadas obras mais icônicas, que chamam mais atenção e podem ser vistas de longe, tais como grandes alças viárias continue lendo...…

Leia mais

Restrições da pandemia aceleram transformações na mobilidade urbana

Em todo o mundo, a situação da pandemia evidenciou inúmeras injustiças urbanas, uma delas: há muito espaço das ruas para carros e pouco para as pessoas. Em São Paulo, por exemplo, apenas 9% das calçadas da cidade têm 4 metros de largura ou mais e nos 17.000 km de vias na cidade há apenas cerca continue lendo...…

Leia mais

Acidentes com ciclistas crescem durante a pandemia

Durante a pandemia, as vendas de bicicletas cresceram 118%, mais que o dobro. Também cresceram os acidentes com os ciclistas, mesmo com menos carros circulando nas ruas. De janeiro a julho deste ano, o Estado de São Paulo registrou 238 mortes de ciclistas, o maior número dos últimos cinco anos. Nas rodovias, houve aumento de continue lendo...…

Leia mais

Magalu e Caloi lançam bicicleta de impacto social

Em um ano marcado pela pandemia da Covid-19 e pelo isolamento social, Magalu e Caloi, duas gigantes em seus respectivos setores, se juntaram para lançar a Essencial, modelo de bicicleta desenvolvido, fabricado e distribuído em tempo recorde para ajudar o país a voltar a se movimentar após o pico da crise. A Essencial começa a continue lendo...…

Leia mais

No pós-pandemia, Lisboa constrói ciclovias e dá até 500 euros para compra de bicicletas

Capital verde europeia de 2020, Lisboa saiu do confinamento imposto pela pandemia do novo coronavírus apostando no deslocamento por bicicletas. Além de construir 16 novas ciclovias, a Câmara Municipal (equivalente à Prefeitura) criou um programa para subsidiar a compra de bicicletas. Quem mora ou trabalha na capital portuguesa pode receber até 150 euros (cerca de R$ continue lendo...…

Leia mais

Pedalando contra a Covid – Por Milo Araújo

Aconteceram muitos anos dentro do ano 2020. Foram tantas informações amontoadas durante as longas semanas deste ano que ainda nem acabou que acabamos por ter essa sensação distorcida do tempo. Com tantas instabilidades e incertezas, muitos ciclos se fecharam. Contudo, é interessante olhar o copo e perceber que ele pode estar meio cheio. Ciclos que continue lendo...…

Leia mais

Venda de bicicletas disparou durante a pandemia

A venda de bicicletas disparou. Há até fabricantes que tiveram de contratar mais trabalhadores para dar resposta ao aumento da procura. O uso da bicicleta como forma de manter o distanciamento social tem sido benéfico para a indústria das duas rodas. (xkwy99)

Leia mais
1 2 3 4 5 29