Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus

Monitoramento de casos de coronavírus

Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas

Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis

Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis

  • Campo Grande/MS – Coletivo Bici nos Planos Campo Grande:
    Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
  • Brasília/DF – Rodas da Paz e Brasília para Pessoas ✅ Inscritas na Campanha:
    Envio de propostas para o Governo do Distrito Federal.
  • São Luis/MA – Pedal das Minas Inscrita na Campanha:
    Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
    Pacote de comunicação da campanha local.
  • Ribeirão Preto/SP – Mobiclicleta Inscrita na Campanha:
    Consulta aberta à comunidade para recolher propostas de ação da entidade e de reivindicações a serem entregues ao poder público local.
    – Elaboração e entrega de propostas para a prefeitura e vereadores para medidas de inclusão da bicicleta (ver postagem e documento).
  • Recife/PEAmeciclo Inscrita na Campanha:
    – Publicação do “A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos“, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis.
    Plataforma de pressão social por meio de envio de e-mails para autoridades públicas.
  • São Paulo/SP – Ciclocidade ✅ Inscrita na Campanha:
    Requerimento aos governos municipais e estaduais para a normalização dos serviços essenciais para ciclistas além de sugestões para melhorar a mobilidade dos trabalhadores durante a pandemia.
  • Blumenau/SCABC-Ciclovias Inscrita na Campanha:
    – Em parceria com a Associação EPAH e outras organizações,encaminhamento de recomendações à prefeitura orientando para a segurança a trabalhadores que utilizam a Bicicleta. Ver Ofício, abaixo-assinado e demais arquivos.
    – Elaboração da “Carta Aberta por vias cicláveis emergenciais“.
  • Vitória/ESColetivo Pedalamente Inscrita na Campanha:
    Apresentação de propostas para a prefeitura.
  • Belo Horizonte/MGBH em Ciclo:
    Vistoria e avaliação das ciclofaixas temporárias instaladas pela prefeitura da cidade.
  • Florianópolis/SCAmobici:
    – Requerimento ao governo estadual de Santa Catarina para que oficinas de bicicletas sejam consideradas serviços essenciais.
  • Curitiba/PRCicloiguaçu:
    Campanha para que a Prefeitura de Curitiba construa ciclofaixas provisórias, cujo principal meio é um abaixo-assinado. A Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma sugestão ao executivo acompanhando a Cicloiguaçu.
  • São Paulo/SPSampaPé!:
    – Em parceria com a Ciclocidade e outras organizações, encaminhamento de requerimento de plano emergencial para a mobilidade ativa em São Paulo na campanha “Ruas Para a Mobilidade Ativa Durante a Pandemia“.

Eventos sobre mobilidade e coronavírus

Veja mais eventos na Agenda do ObservaBici

> Coloque na agenda:

  • Aguarde mais eventos…

> Assista a realização:

Mercado

Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)

Opinião e dicas de blogueiros/as

Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 ( também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade

Ciência

Pesquisas (para participar e conhecer)

  • Covid-19 e Mobilidade: pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa em Planejamento de Transporte e Engenharia de Tráfego da Universidade Tecnológica de Viena (Áustria) para compreender os impactos da pandemia na mobilidade urbana (em português)
  • Efeitos da Covid-19 sobre os padrões de mobilidade: pesquisa conduzida pelo Instituto de Movilidad da Espanha visando conhecer as futuras necessidades da mobilidade urbana em termos de modalidades e gestão (em espanhol)
  • Pesquisa com cicloentregadores: pesquisa conduzida pelo Instituto Aromeiazero para conhecer a realidade e para basear ações de apoio para estes trabalhadores
  • Efeitos da Covid-19 sobre o tempo destinado às atividades diárias: pesquisa conduzida por universidades da Inglaterra, Colômbia e Brasil busca conhecer os efeitos do Covid-19 no desenvolvimento das atividades cotidianas, especialmente das práticas de mobilidade

Eventos de ciclomobilidade adiados

Trabalho

Esporte e lazer

Monitoramento internacional

Legado da pandemia para a ciclomobilidade

Notícias relacionadas

“Associação de ciclistas locais repudia evento que gerou aglomeração em Aquidauana”

“A AAAC (Associação Anastaciana e Aquidauanense de Ciclismo) emitiu uma nota de repúdio ao evento que gerou aglomeração de pessoas em Aquidauana e região, realizado no último sábado (25). Um grupo de quase 50 ciclistas de Campo Grande vieram em vários veículos realizar um “encontro de pedal”, causando revolta entre os moradores.Todos os municípios da região continue lendo...…

Leia mais

“Passeio clandestino reúne dezenas de ciclistas em Sorocaba”

“Dezenas de ciclistas foram flagrados em um passeio clandestino por avenidas próximas à Rodovia Castello Branco, na zona norte de Sorocaba (SP), no domingo (26) [leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original].” ______ PUBLICAÇÃO ORIGINAL Veículo: G1 Data de publicação original: 27/07/2020 Endereço: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2020/07/27/passeio-clandestino-reune-dezenas-de-ciclistas-em-sorocaba.ghtml

Leia mais

“DE BICICLETA, PROFESSOR LEVA TAREFAS NA CASA DE ALUNOS SEM INTERNET EM PERNAMBUCO”

“Desde meados de maio, toda sexta-feira o professor de ciências Arthur Cabral, de 29 anos, cumpre a mesma rotina. Sai às 8h de sua casa em Recife rumo à cidade vizinha Camaragibe, num trajeto de mais de sete quilômetros feito de bicicleta. São cerca de 30 minutos até chegar ao bairro Vila Fábrica, onde fica a Escola Estadual Deputado Oscar Carneiro, continue lendo...…

Leia mais

“Como funciona o transporte ‘sem tecnologia’?”

“O transporte coletivo vai ter que se transformar para sobreviver. Mas você já parou para pensar nas formas de se transportar sem tecnologia? Pois é, a boa e velha caminhada tem atraído cada vez mais adeptos em muitas cidades pelo mundo. Aliados aos movimentos de cicloativistas e usuários de patinetes, ou veículos não motorizados, os pedestres compõem continue lendo...…

Leia mais

“Infectologista fala sobre cuidados para praticar ciclismo na pandemia”

“A prática de atividades físicas ganhou novos adeptos durante este período de pandemia. Em São Carlos (SP), o ciclismo é o grande destaque, mas também motivo de preocupação por conta de possíveis aglomerações e a falta de obrigatoriedade de máscaras. O ciclismo é uma prática saudável, que faz bem para os corpos e para a continue lendo...…

Leia mais

“Motoristas ficaram mais pacientes com ciclistas depois do lockdown, diz pesquisa britânica”

“Segundo uma pesquisa realizada Green Flag, uma empresa que presta auxilio mecânico na Inglaterra, os motoristas daquele país teriam ficado mais pacientes com a presença de ciclistas na via depois das medidas de restrição de circulação criadas para evitar a proliferação da Covid-19. Cerca de um terço dos mil motoristas entrevistaram acreditam que estão sendo mais continue lendo...…

Leia mais

“Venda de bicicletas dobra na pandemia. Veja dicas para escolher a sua”

“Antes de tudo, é importante ressaltar que a escolha de uma bicicleta é uma tarefa extremamente pessoal. Por isso, características físicas e lifestyle devem ser levados em consideração para um investimento inteligente. Todavia, o empresário Caio Caltabiano, à frente da Sporcicle, uma das lojas mais tradicionais do ramo em Brasília, afirma que há dicas gerais para quem deseja continue lendo...…

Leia mais

“Coronavírus bloqueia brasileira no meio de viagem pelo mundo de bicileta”

” Larissa partiu do Brasil em abril de 2019 apenas com a bicicleta e duas mochilas, além da vontade de conhecer novos locais e pessoas. Pedalou por mais de 10 mil quilômetros em 13 países da Europa e do Oriente Médio, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia, Macedônia, Bulgária, Turquia, Israel e Egito. Mas, ao continue lendo...…

Leia mais

Aliança Bike lança Manifesto Manifesto “10 propostas para estimular o uso e o mercado de bicicletas no país”

Bicicleta melhor normal Em todo o mundo temos visto a bicicleta se destacar como uma importante solução para vencer a pandemia e, principalmente, para sair dela. Não é novidade, mas quer seja para o transporte, para o lazer e para atividade física e esportiva, a bicicleta é um poderoso instrumento de transformação da nossa sociedade continue lendo...…

Leia mais

“Mobilidade urbana sustentável em tempos de pandemia”

“A Pandemia do coronavírus não apenas trouxe inúmeros desafios para o mundo todo, como tornou evidente vários aspectos que deveriam ser tratados como prioridades, mas, se mantinham como secundários. No Brasil, por exemplo, podemos destacar a necessidade de implantar um sistema de mobilidade urbana sustentável, ou seja, das cidades terem a  capacidade de prover modais continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 23