Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

Veja mais eventos na Agenda do ObservaBici

> Coloque na agenda:

  • Aguarde mais eventos…

> Assista a realização:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

Pandemia aumentou o número de pessoas utilizando bicicleta como meio de transporte

Uma das mudanças percebidas durante a quarentena, provocada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), foi a diminuição na quantidade de carros nas ruas. Levantamento realizado pela empresa Tembici, operadora do sistema de bicicletas compartilhadas, patrocinado pelo Itaú, apontou que 49% dos usuários que precisaram sair de casa nos últimos meses optaram pela bicicleta como principal continue lendo...…

Leia mais

Semana Europeia da Mobilidade. Estão as cidades no caminho da sustentabilidade?

Antes da pandemia que está a marcar este ano ter deixado carros, aviões e barcos parados um pouco por todo o mundo, já a Europa queria uma estratégia de mobilidade mais sustentável e “smart”. Na Semana Europeia da Mobilidade 2020 essa missão continua, numa altura em que os países europeus, como os restantes, se mostram interessados em continue lendo...…

Leia mais

Artigo: Chegou a hora das bicicletas

Luis Antonio Lindau Recentemente um comercial foi proibido na televisão francesa por “descreditar o setor automobilístico” e “criar um clima de ansiedade”. Nele, um carro de luxo refletindo imagens que evocam congestionamentos, acidentes e poluição do ar derrete e se transforma em uma bicicleta. No slogan: é hora de viajar no futuro. Várias cidades no continue lendo...…

Leia mais

China ainda tenta encontrar solução para bicicletas abandonadas

A Xiaoming, apenas uma das cerca de 60 empresas de aplicativos de compartilhamento de bicicletas que faliram, deixou 430 mil delas em mais de 10 cidades. Uma das maiores pilhas no centro de Xangai tinha 30 mil bicicletas abandonadas, de acordo com a agência Xinhua. Hoje, apenas três marcas são comumente vistas nas grandes cidades. A China continue lendo...…

Leia mais

Franceses assumem paixão pela bicicleta na pandemia e governo destina 200 milhões de euros para ciclismo urbano

Com cada vez mais ciclovias nas cidades e uma verdadeira explosão nas vendas de bibicletas, o ciclismo se tornou um verdadeiro fenômeno na França. Em 2019, as vendas de bicicletas elétricas na França bateram um novo recorde com 388,1 mil unidades. Um milhão de magrelas podem invadir as avenidas e ruelas francesas, até 2025.

Leia mais

Cresce o número de ciclistas em Teresina durante a pandemia

A pandemia alterou os hábitos de muitos teresinenses. Com mais tempo livre, muitos incluíram na rotina a prática de atividades físicas. O ciclismo foi o grande destaque, o número de adeptos das pedaladas cresceu significativamente nesse período. Para os novos praticantes, a atividade foi uma maneira de fazer atividade física de forma segura e ao continue lendo...…

Leia mais

Ciclismo ganha atletas durante a pandemia: saiba como praticar com segurança

As vendas de bicicletas tem aumentado desde abril e tiveram mais de 150% de crescimento no último mês, de acordo com o administrador Izaquiel Bessas, da Nena Bikes. Em tempos de pandemia, muitas pessoas aderiram a bike como meio de transporte e como exercício também. É fato que bicicleta e Lagoa da Prata definitivamente combinam. As ruas largas e continue lendo...…

Leia mais

Queda da poluição na pandemia de coronavírus já evitou milhares de mortes

A redução das atividades imposta pela pandemia de novo coronavírus (Sars-CoV-2) apresenta impacto positivo sobre a poluição. Segundo o estudo feito pelo Centro de Pesquisa sobre Energia e Limpeza do Ar (CREA) — instituição independente cujo foco é analisar as relações entre a saúde e poluentes -, cerca de 11 mil mortes já foram evitadas continue lendo...…

Leia mais

Prefeitos de grandes cidades do mundo querem gastos com incentivos verdes para conter a Covid-19

Fora da União Europeia, a maior parte dos gastos com a recuperação da pandemia reforçou o status quo baseado intensamente em carbono. A reportagem é de Andrew McCormick, publicada em The Nation, 09-09-2020. A tradução é de Moisés Sbardelotto. Trilhões de dólares estão sobre a mesa, enquanto os governos em todo o mundo procuram cavar fora da cratera econômica causada pelo continue lendo...…

Leia mais

Um enorme retrocesso para ciclistas em Berlim

Apesar de todas as restrições, tristeza, medo, impactos econômicos, a pandemia de covid-19 havia trazido uma mudança positiva para Berlim: foram demarcadas na cidade várias ciclovias temporárias, como todos os ciclistas sonhavam: separadas das ruas e com barreiras físicas para impedir automóveis de invadir esse espaço. Construídas em velocidade surpreendente, as novas ciclovias visavam garantir continue lendo...…

Leia mais
1 2 3 4 29