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A lei das ruas para se tornar uma cidade mais adequada às bicicletas

Ao longo do último século, os carros foram o elemento dominante no planejamento de cidades e municípios. Pistas para veículos, expansão de faixas, estacionamentos e garagens foram sendo criados e usados enquanto continuamos nossa dependência pesada em carros, deixando os planejadores urbanos com a tarefa de desenvolver maneiras criativas para tornar as ruas mais seguras para ciclistas e pedestres. Mas muitas cidades, especialmente algumas na Europa, se tornaram exemplos de ideologias progressistas sobre como projetar novos espaços para nos tornarmos livres dos carros e repensar as ruas para torná-las mais amigáveis aos pedestres. Será que já estamos experimentando a morte lenta dos automóveis pelo mundo e favorecendo os que preferem caminhar ou andar de bicicleta? E se sim, como isso pode ser feito em uma escala ainda maior?

Historicamente, os Estados Unidos encontram grandes problemas para tornar autovias mais favoráveis aos pedestres. Em grande escala, a dependência em carros é especialmente evidente na gigantesca infra-estrutura de rodovias. Embora intuitivamente pareça que a construção de rodovias possa reduzir o trânsito, o resultado prático tem o efeito oposto: mais rodovias levam a mais problemas e mais carros. A obsessão dos Estados Unidos com a construção contínua de autopistas não para nas grandes rodovias interestaduais, e mesmo alguns dos centros urbanos mais movimentados e proeminentes tem tido dificuldades para se tornarem menos dependentes de carros.

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