Urbanismo

Uma vez que a maior quantidade de uso da bicicleta ocorre em zonas urbanas, o urbanismo (ciência e técnicas de estudo, regulação e planejamento da cidade) é uma área de conhecimento e de prática social fundamental para a ciclomobilidade.

A maior parte dos esforços da sociedade civil para a promoção da ciclomobilidade tem o urbanismo com área principal.


CONTEÚDO SOBRE URBANISMO NO OBSERVABICI

O tema Urbanismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE URBANISMO

INSIRA URBANISMO

Notícias relacionadas

Mulheres à frente de soluções para a mobilidade urbana

Por Gláucia Pereira. A mobilidade urbana é uma questão fundamental para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, e as #mulheres têm desempenhado um papel crucial nessa história. Desde tempos antigos (e até continue lendo…

Leia mais

Paris vai ter ciclovia a ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos 2024

Uma rede de 60 quilómetros de ciclovias vai ligar os locais de competição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris2024, anunciou hoje a câmara municipal da capital francesa, indicando também um aumento dos parques para bicicletas. continue lendo…

Leia mais

Após prometer 14 quilômetros de ciclovia, prefeitura de Imbé entregou menos de 2; entenda os motivos

A ousada promessa da prefeitura de Imbé, no Litoral Norte, de que aumentaria em 14 quilômetros a extensão de faixas de ciclovia no município não se concretizou. Em fevereiro do ano passado, o prefeito Luis continue lendo…

Leia mais

A mobilidade ativa como solução para o tempo perdido no trânsito

De meados do século XX até os dias de hoje, o tempo perdido no trânsito tornou-se uma das principais fontes de sofrimento da vida urbana. Historicamente, a fórmula clássica para combater esse problema foi adicionar continue lendo…

Leia mais

A importância da sinalização para cicloturismo

A prática do cicloturismo tem crescido significativamente nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. Com isso, a importância da sinalização para ciclistas tem se tornado cada vez mais evidente. A sinalização é essencial continue lendo…

Leia mais

‘Tributar a bicicleta é um contrassenso’, disse Haddad em 2017; agora setor o cobra

Por Caio Guatell. Aproveitando a atual conjuntura política e econômica, onde o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) costura alianças políticas para avançar a reforma tributária no Congresso, o setor de bicicletas intensificou a campanha continue lendo…

Leia mais

Portugal é dos que mais planeiam o uso da bicicleta mas o que menos investe

Há uma diferença entre a definição da estratégia e a passagem para o terreno. É aí que o país perde em comparação com os seus pares europeus, mostra relatório da Federação Europeia de Ciclistas. No continue lendo…

Leia mais

Como tornar a mobilidade urbana mais acessível?

Em 3 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional do Portador de Deficiência. A data é importante e não chama a atenção apenas para a necessidade de assegurar o direito de ir e vir de continue lendo…

Leia mais

3 ações que podem promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial das Cidades: como as tornar mais humanas?

É normal associarmos as metrópoles a quilômetros de concreto, trânsito e poluição, mas em meio a tudo isso, estão as principais figuras das cidades: as pessoas. Perante o desenvolvimento urbano frenético, é fácil se esquecer continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 14