UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Ciclovias em BH: Um caminho tortuoso

O belo-horizontino que tem a bicicleta como meio de transporte enfrenta obstáculos que tornam seu caminho lento e perigoso. O ciclista Vitor Marques, 34, morto anteontem no bairro Santa Amélia, região da Pampulha, foi atingido continue lendo…

Leia mais

Artigo frota de bicicletas no Observatório da Bicicleta

O artigo Estimativa de frota de bicicletas no Brasil passa a fazer parte do acervo do Observatório da Bicicleta na página especial sobre frota. O Observatório da Bicicleta é uma iniciativa da União de Ciclistas do Brasil continue lendo…

Leia mais

A bicicleta e a Agenda 2030

A Agenda 2030 é um dos desdobramentos da ECO-92. Esse novo plano de ação recalibra os anteriores e surge em 2015 “pelas mãos” de 193 Estado-membros da ONU, com a missão de, através de 17 continue lendo…

Leia mais

Capitais brasileiras organizam atividades no Dia Mundial sem Carro

No dia 22 é celebrado o Dia Mundial Sem Carro e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Com isso, organizações continue lendo…

Leia mais

No Dia Mundial sem Carro, MDR apresenta iniciativas premiadas por estimular uso da bicicleta

Além da apresentação de projetos que receberam o Selo Bicicleta Brasil, evento também debateu desafios da mobilidade ativa no País   Brasília (DF) – Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o Ministério do Desenvolvimento continue lendo…

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Regional incentiva o uso da bicicleta no Dia Mundial sem Carro

Iniciativas premiadas pelo Selo Bicicleta Brasil foram apresentadas em live. O Dia Mundial Sem Carro é celebrado nesta quinta-feira (22/09) com a proposta de incentivar os motoristas a se deslocarem com outros meios de transporte continue lendo…

Leia mais

14º Desafio Intermodal de Curitiba compara eficiência dos meios de transporte no horário do rush

O Desafio Intermodal (DI) de Curitiba 2022 será realizado na próxima sexta-feira (23) e reunirá diversos modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade no horário de pico, continue lendo…

Leia mais

União dos Ciclistas do Brasil lança manifesto pela readequação da velocidade nas vias urbanas

A União dos Ciclistas do Brasil (UCB) acaba de lançar um manifesto pela readequação das velocidades nas vias urbanas brasileiras, como mais uma ação do projeto Vias Seguras. O documento tem como objetivo mobilizar a continue lendo…

Leia mais

Polêmica do uso de capacete

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais

A alta velocidade tem ceifado a vida de 1,35 milhão de pessoas por ano

Glaucia Pereira e Marcelo de Trói.   Os últimos dois meses foram importantes para refletirmos sobre a segurança viária no Brasil. Em maio, levantamento que realizamos em diversas regiões do país revelou que 8 em continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 20