| | | | |

Ministério do Desenvolvimento Regional incentiva o uso da bicicleta no Dia Mundial sem Carro

Iniciativas premiadas pelo Selo Bicicleta Brasil foram apresentadas em live. O Dia Mundial Sem Carro é celebrado nesta quinta-feira (22/09) com a proposta de incentivar os motoristas a se deslocarem com outros meios de transporte que sejam ambientalmente sustentáveis, evitando a emissão de poluentes. Uma alternativa é a bicicleta. 

O Selo Bicicleta Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, premia iniciativas e intervenções que promovam o uso da bicicleta como meio de transporte, especialmente nos municípios de grande e médio portes. Essas ações foram apresentadas nesta quinta-feira, em uma live, como parte da celebração do Dia Mundial sem Carro e da programação da Semana da Mobilidade. 

Uma das iniciativas premiadas é o conjunto dos programas, projetos e campanhas da União de Ciclistas do Brasil (UCB) que tem entre os destaques o encontro anual que abre espaço para o convívio, compartilhamento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e entusiastas para impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades. O encontro tem foco na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona. 

Além do encontro anual, outro destaque da UCB é o Ciclomapa, um mapa cicloviário colaborativo com o objetivo de padronizar o mapeamento de infraestrutura de deslocamentos e estacionamentos de bicicletas. 

Com o objetivo de reunir informações sobre o uso da bicicleta no Brasil para instruir a opinião pública, subsidiar ações a respeito da ciclomobilidade, monitorar e avaliar políticas públicas e difundir produções, foi criado o Observatório da Bicicleta que também tem o Selo Bicicleta Brasil.

“A bicicleta é um universo cultural bastante amplo que está relacionado com diversos ramos do conhecimento, com diversas outras dimensões da nossa cultura, e é importante que isso esteja reunido e à disposição de quem contribuir com a promoção da bicicleta, [de] quem acha que a bicicleta pode ser uma ferramenta importante para a sustentabilidade ambiental e a justiça social”, disse o coordenador do Observatório da Bicicleta, André Soares.

O conhecimento armazenado no Observatório está divido em 49 sessões temáticas. O acervo de publicações tem mais de 1,8 mil itens em categorias como livros, artigos, trabalhos acadêmicos, pesquisas, audiovisuais e dados. O site abriga ainda um cadastro de boas práticas de diversas instituições da área.

A implantação de uma rede cicloviária conectada entre si e integrada com outros projetos urbanísticos rendeu ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, órgão ligado à prefeitura, o reconhecimento do Selo Bicicleta Brasil. De acordo com dados do órgão, apenas 24% das viagens feitas na cidade não são motorizadas, sendo que 1% são por bicicleta e 23% a pé.

Com a ideia de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e proporcionar segurança nos descolamentos, foi feita uma pesquisa que identificou as características dos trajetos por bicicletas na cidade, motivo de deslocamento e perfil dos usuários. A proposta é construir uma rede interconectada com 318,8 quilômetros. Atualmente, 59 quilômetros de trajeto estão executados.

 

O Selo

Lançado em 2021, o Selo Bicicleta Brasil, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, busca estimular o desenvolvimento de projetos de infraestrutura cicloviária e o aporte de recursos em iniciativas de apoio ao transporte por meio da bicicleta. Além de fomentar a implantação de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas.

Também busca o reconhecimento de boas práticas desenvolvidas para a implantação de infraestruturas e equipamentos em incentivo ao uso da bicicleta nas áreas urbanas brasileiras.

 

Semana da Mobilidade 

A semana promove debates e palestras para fortalecer ações de trânsito e mobilidade urbana. Entre eles, um seminário internacional para discutir experiências de regulação e programas de outros países em relação ao transporte público coletivo e a live sobre o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades.

A programação da Semana da Mobilidade se encerra na sexta-feira (23/09), com a 9ª Reunião Ordinária do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, que celebrará um ano de atuação do colegiado. 

Todos os eventos da Semana de Mobilidade são transmitidos pelo canal do Ministério do Desenvolvimento Regional no Youtube.

 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *