| |

A alta velocidade tem ceifado a vida de 1,35 milhão de pessoas por ano

Glaucia Pereira e Marcelo de Trói.

 

Os últimos dois meses foram importantes para refletirmos sobre a segurança viária no Brasil. Em maio, levantamento que realizamos em diversas regiões do país revelou que 8 em cada 10 pessoas conhecem alguém que perdeu a vida no trânsito. A pesquisa foi feita para a União de Ciclistas do Brasil, associação responsável pelo projeto de segurança viária “Vias Seguras” com o apoio da International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies (IFRCS), no programa GRSP – Global Road Safety Partnership. Descobrimos que 53,7% das mortes com motociclistas envolvem automóveis e que 48,5% de pedestres e ciclistas também são mortos em acidentes provocados por automóveis.

No Brasil, temos um dos trânsitos mais violentos do mundo e o país ocupa a quinta posição no ranking mundial de vítimas de trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia, segundo dados de 2021 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Foram cerca de 15 mortes por 100 mil habitantes em 2020 e mais de um terço dessas ocorreram por acidentes envolvendo motociclistas. Em 2019, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus), ocorreram mais de 32 mil óbitos em decorrência dos sinistros de trânsito.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

  • Veículo: Le Monde Diplomatique
  • Data de publicação original: 17/06/2022
  • Endereço: Clique para acessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *