UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

MDR abre a Semana da Mobilidade e reforça compromisso para melhorar deslocamento da população pelas cidades brasileiras

Brasília (DF) – Nesta sexta-feira (16), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abriu a Semana da Mobilidade, evento voltado a debates, palestras e fechamento de parcerias com vistas ao fortalecimento de ações de trânsito e continue lendo…

Leia mais

UCB lança Manifesto pela Readequação de Velocidades

Este ano a UCB – União de Ciclistas do Brasil iniciou a excução do projeto Vias Seguras, uma iniciativa que busca desmistificar a readequação das velocidades dos automóveis nas vias brasileiras e, com base em continue lendo…

Leia mais

Cerimônia no Ministério da Infraestrutura marca abertura da Semana da Mobilidade

Brasília (DF) – Às 10h desta sexta-feira (16), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abre a Semana da Mobilidade, que será voltada a debates, palestras e fechamento de parcerias para o fortalecimento de ações de continue lendo…

Leia mais

Ciclistas publicam manifesto pedindo redução dos limites de velocidade em vias urbanas

A UCB – União de Ciclistas do Brasil publicou ontem (14/09) um manifesto, junto com outras organizações, pedindo a redução e readequação dos limites de velocidade nas cidades brasileiras, através de proposta de alteração do continue lendo…

Leia mais

Ciclistas lançam manifesto para reduzir velocidade de veículos nas vias

Um grupo de ciclistas lançou, nesta quarta-feira (14), um o Manifesto pelo Readequação de Velocidade nas vias urbanas brasileiras, como uma ação do projeto chamado “Vias Seguras”. O objetivo da petição organizada pela União dos continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições da sociedade sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta, um amplo plano de ações até o ano de 2030, formulado por diversas organizações da continue lendo…

Leia mais

3 Ações para promover a bicicleta e a equidade no acesso à cidade no Brasil

O uso das bicicletas tem crescido nos últimos anos e alterado a paisagem nas grandes cidades do Brasil. Entre os fatores que podem ter contribuído para essa mudança, um dos mais evidentes é o investimento continue lendo…

Leia mais

Dia Sem Carro e Semana da Mobilidade 2022: eventos e notícias

O Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, teve início na França, em 1997, com o objetivo de alertar a sociedade para os impactos sociais e ambientais do uso excessivo do automóvel particular. No continue lendo…

Leia mais

Vem aí as eleições, mas cadê a mobilidade sustentável?

Por Kelly Fernandes. No início do mês de julho foi dada a largada das eleições no Brasil. Segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos ao poder executivo estadual e federal precisam submeter seus continue lendo…

Leia mais

Campanha cobra candidatos às eleições 2022 por compromisso com mobilidade sustentável

A União de Ciclistas do Brasil (UCB), representante de organizações não governamentais, ciclistas e empresas, e outras quatro parceiras lançam a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 para cobrar compromisso dos candidatos com temas de mobilidade continue lendo…

Leia mais
1 5 6 7 8 9 20