UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Observatório da Bicicleta reúne dados e iniciativas em defesa da bike

Arquitetura colaborativa. Isto será facilitado pela arquitetura colaborativa do portal. “É de extrema importância que o Observatório esteja aberto para receber materiais de todos os usuários, porque assim ele será alimentado por quem está produzindo continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta, a nova plataforma em defesa da ciclomobilidade

É fato. A bicicleta conquista cada vez mais espaço nas cidades brasileiras, da mesma forma que observamos o aumento no número de pesquisas e artigos técnicos sobre o tema, assim como de outros materiais como continue lendo…

Leia mais

UCB lança plataforma colaborativa em defesa da ciclomobilidade

O Observatório, apesar de ser mantido por uma organização da sociedade civil, é ofertado para toda a sociedade e pretende agregar apoios e participação dos demais setores interessados visando seu aprimoramento constante e propiciando o continue lendo…

Leia mais

União de Ciclistas do Brasil lança Observatório da Bicicleta

A ferramenta é colaborativa e pretende reunir conhecimento e articular iniciativas de promoção da ciclomobilidade. O conhecimento a respeito da mobilidade por bicicleta no Brasil vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Pesquisadores acadêmicos, instituições públicas, continue lendo…

Leia mais

CNM participa de primeira reunião do Grupo Gestor Estratégia Bicicleta

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou, na última quinta-feira, 16 de janeiro, da primeira reunião com o Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta. Após a 1ª Oficina Programa Bicicleta Brasil, que ocorreu na sede continue lendo…

Leia mais

Como o direito pode auxiliar na promoção à mobilidade por bicicleta

A bicicleta como alternativa de transporte para uma mobilidade urbana mais sustentável é discutida em diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da geografia, engenharia, sociologia e psicologia, onde se têm criado significantes discussões sobre o continue lendo…

Leia mais

Porque falar de gênero e bicicleta? Do Brasil ao Fórum Mundial da Bicicleta no Equador

Não é possível pesquisar mobilidade urbana sem considerar que antes de uma  pesquisa propriamente dita, já debatemos nossos deslocamento na prática do dia-a-dia. Quem nunca reclamou o tempo de espera do transporte público, ou já continue lendo…

Leia mais

MP adia prazo para elaboração dos PlanMobs

O Diário Oficial da União traz a publicação da Medida Provisória nº 906, de 19 de novembro de 2019, a qual altera a Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que institui as continue lendo…

Leia mais

Instituições entregam “Carta de Recomendações sobre os PlanMobs” ao Governo Federal

Trinta e sete organizações da sociedade civil entregaram à Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional a “Carta de Recomendações Sobre o Futuro dos Planos de Mobilidade Urbana no Brasil”, continue lendo…

Leia mais

Nova atualização do maior Banco de Dados de PlanMobs do Brasil

Desde 2016, a Campanha Bicicleta nos Planos mantém atualizado um Banco de Dados de Planos de Mobilidade (PlanMobs) das cidades brasileiras.  O Banco de Dados apresenta a situação do PlanMob local – se possui, não continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20